TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA RESPIRATÓRIO

Por:   •  30/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

                       LISTA DE EXERCÍCIOS 4 – FISIOLOGIA

                       LARISSA MUNARO         RA:20172394

                                      SISTEMA RESPIRATÓRIO

  1. Discuta as principais funções do sistema respiratório e sua classificação em trato respiratório superior e inferior.

A principal função do sistema respiratório é a troca de gases entre a atmosfera e o sangue, o oxigênio do ar é absorvido pelos pulmões e levado através do sangue para todas as células, já o gás carbônico proveniente das reações metabólicas celulares é eliminado. Com a eliminação ou retenção seletiva do gás carbônico os pulmões podem regular o pH.

Possui também a função de filtração e proteção contra substancias irritantes e patógenos. Além destas, o sistema respiratório é responsável pela vocalização também.

  1. O que é surfactante? De que maneira ele afeta o processo respiratório?

 Surfactante é uma substância, sintetizada por células alveolares que se misturam com o líquido que reveste os alvéolos. Essas moléculas rompem as forças coesivas das moléculas de água, diminuindo a tensão superficial do líquido alveolar e conseqüentemente a resistência do pulmão ao estiramento, por se concentrar mais nos alvéolos menores, permite um nivelamento de pressão, tornando mais fácil inflar estes alvéolos.

  1. Qual a relação da musculatura esquelética com a função pulmonar?

 A musculatura esquelética é responsável pela função pulmonar de respiração (no ato de inspiração e expiração), a contração do sistema pulmonar necessita ser iniciada por neurônios motores somáticos que são controlados pelo sistema nervoso central (região do tronco encefálico), onde tem uma rede de neurônios que disparam potenciais de ação espontaneamente.

  1. Explique através dos mecanismos fisiológicos como o sistema respiratório mantém o seu funcionamento em condições inóspitas como o inverno Russo em que a temperatura pode chegar a -50°C.

A Cavidade Nasal que é a câmara de entrada de ar têm muitos vasos sanguíneos, onde o calor do sangue aquece o ar para que ele chegue com a temperatura mais próxima dos 36°C evitando assim que o organismo tenha um gasto maior de energia para manter a temperatura corporal estável.

Com temperaturas extremamente baixas a cavidade nasal não consegue aquecer o ar de forma eficiente e com isso o gasto de energia corporal é elevado levando a um quadro de fadiga que por sua vez pode contribuir na evolução do quadro para uma hipotermia e causar a morte

  1. O que é o gradiente de pressão pulmonar? De que forma ele se relaciona com o fluxo de ar nos pulmões?

O gradiente de pressão pulmonar é a diferença de pressão do ar no pulmão e na atmosfera, dessa forma, para que o ar flua para dentro dos pulmões e chegue aos alvéolos, a pressão nestes deve ser inferior ao da atmosfera. Isso ocorre quando os músculos inspiratórios contraem fazendo com que o volume torácico aumente e a pressão alveolar diminui cerca de 1mmHg.

DESAFIO FISIOLÓGICO

  1. Armando é um garoto de 8 anos de idade, sexo masculino, que adora aventuras. No feriado de 1°de maio foi com sua família para um Hotel Fazenda. Em uma das atrações aquáticas do hotel percebeu algo curioso em seu organismo, quando submergia na piscina conseguia ficar alguns segundos em baixo da água, mas logo parecia que seu cérebro falava suba e respire... suba e respire!!! Explique os mecanismos fisiológicos que modulam a frequência respiratória quando paramos de respirar. Mostre o mecanismo completo (Estímulo, Receptores sensitivos, Neurônios aferentes, Centro de integração, Neurônios eferentes, musculatura efetora). Pense através da PCO2, PO2, pH sanguíneo e saturação % da hemoglobina.

 A respiração é controlada por neurônios motores somáticos, porém, alguns neurônios sensoriais aferentes podem interferir na rede de controle a fim de manter a homeostase sanguínea.

Quando Armando submerge, ele para de respirar, as trocas gasosas são interrompidas, dessa forma, a pressão do oxigênio no plasma cai e a do gás carbônico aumenta, e o pH acidifica pela maior abundancia do gás carbônico (que se transforma em ácido carbônico). Os quimiorreceptores periféricos (carotídeos) localizados na carótidas, são ativados desencadeando um reflexo da ventilação, dando essa impressão do cérebro estar falando com ele para subir e respirar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com