TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Amostragem de Bromatologia

Por:   •  14/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário de Rio Preto

UNIRP

Processo de Amostragem

Alunas: Ana Flávia Barelle Gregui, Ana Flávia Marques Tizzo de Souza, Bianca Cury da Silva, Fernanda Micas Vieira, Taila Polizel.

Relatório referente à aula prática de Amostragem da disciplina de Bromatologia I sob orientação da professora Letícia Bertoldi Sanches.

São José do Rio Preto, 29 de abril de 2016

Introdução

Medidas caseiras são instrumentos destinados a medir as quantidades de determinados alimentos que serão utilizados para preparar e servir refeições, aferidas por meio de utensílios existentes em qualquer residência, como copos, xícaras, colheres, conchas, etc. Devido a sua facilidade de uso e acesso, esses instrumentos culinários são amplamente utilizados tanto em cozinhas residenciais quanto em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) para calcular as quantidades de alimentos que serão preparadas nas refeições. Cada um desses instrumentos pode medir quantidades distintas de um mesmo alimento, de acordo com a forma que o manipulador realizar essa operação. (Vargas, 2007)

As hortaliças e as frutas fornecem ao organismo vitaminas, minerais e fibras. Esses alimentos são necessários diariamente e podem ser obtidos com relativa facilidade. As Secretarias da Agricultura e do Abastecimento tem estimulado e orientado a implantação de hortas caseiras e comunitárias. Os terrenos baldios de nossa cidade poderiam ser usados para hortas, principalmente com hortaliças de folhas. É preciso acostumar as nossas crianças a comerem hortaliças todos os dias.
Lembramos, também, que as frutas e as hortaliças de época são as mais baratas. (Dutra-de-Oliveira e Marchini, 2003)

As pessoas que manipulam alimentos devem estar sempre atentas na hora de preparar as refeições, pois até resfriados e gripes podem ser transmitidos através da alimentação.
As mãos devem ser lavadas com água e sabão e as unhas também devem ser cortadas bem rentes. Esses hábitos ajudarão a assegurar a saúde das pessoas. Por outro lado, nunca se deve deixar os alimentos lavados limpos em contato com aqueles que ainda não foram higienizados. Os alimentos devem estar sempre cobertos, para evitar moscas, e as latas de lixo sempre tampadas.
As frutas e hortaliças devem ser bem lavadas em água corrente e na incerteza de sua origem deve-se comê-las descascadas ou cozidas.
Ao adquirir alimentos prefira aqueles da época e que estejam em boas condições sanitárias. Isso evita desperdício e preserva a saúde de quem os utiliza.
Outro cuidado importante, é que os alimentos armazenados. Lembre-se que alimentos armazenados incorretamente podem conter insetos. (Dutra-de-Oliveira e Marchini, 2003)


Objetivos da aula

O objetivo da aula foi realizar o processo de amostragem manual realizando a redução da amostra bruta por quarteamento e verificar as possíveis dificuldades com os tipos diferentes de amostras para se chegar á um resultado em comum de 5 gramas.



Materiais (Utensílios)

  • Colher de sopa 
  • Faca 
  • Garfo
  • Papel Manteiga
  • Prato
  • Saco Plástico
  • Xícara




    Materiais (Alimentos)
  • Banana
  • Biscoito tipo Maisena
  • Farinha

Métodos

Farinha de Trigo: Primeiramente foi realizada a pesagem do alimento em uma xícara até que se chegasse á 150g. Após o procedimento de pesagem a amostra de 150g foi colocada em uma superfície plana sobre o papel manteiga, foi misturada e espalhada até que se formasse um quadrado. Esse quadrado por sua vez foi dividido com uma faca em quatro quadrados menores (ABCD) no primeiro quarteamento foram desprezados os quadrados B e C,enquanto os quadrados A e D foram novamente misturados formando um novo quadrado (EFGH) onde foram descartados no segundo quarteamento os quadrados E e H, enquanto os quadrados F e G foram novamente misturados formando um novo quadrado (IJKL) onde foram descartados no terceiro quarteamento os quadrados J e K, enquanto os quadrados I e L foram novamente misturados formando um novo quadrado (MNOP) onde foram descartados no quarto quarteamento os quadrados M e P ,enquanto os quadrados N e O foram novamente misturados formando um novo quadrado (QRST) onde foram descartados no quinto quarteamento os quadrados R e S, enquanto os quadrados Q e T foram novamente misturados chegando então a 5g de amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (141.5 Kb)   docx (59 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com