TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estágio

Por:   •  14/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 11

                                         INTRODUÇÃO

Dando inicio à terceira etapa do curso Técnico em Nutrição e Dietética, tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde se aplica grande parte dos fundamentos teóricos aprendidos ao longo do curso, neste momento, aliou-se a teória à prática, demonstrando, assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação profissional. O Técnico em Nutrição e Dietética divide com o nutricionista a responsabilidade de promover, manter e recuperar a saúde humana através de atividades relacionadas à alimentação e à nutrição. Cuida da saúde humana, planeja, administra e coordena os processos de produção na indústria alimentícia, bem como programas de alimentação em escolas e hospitais. Diante disto, surge à necessidade de avaliar a eficiência deste método alternativo de obtenção do peso a fim de contribuir na avaliação nutricional, permitindo que ela seja mais fidedigna possível e, conseqüentemente, reduzindo a prevalência de desnutrição. A prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais também faz parte do seu trabalho profissional pode atuar em Hospitais e Clínicas, Ambulatórios, Consultórios, Alimentação Escolar e Institucional, Restaurantes Comerciais, Vigilância Sanitária, Indústria de Alimentos, Academias, dentre outros..               Curso de Técnico em Nutrição e Dietética busca a formação do profissional com competências em todas as áreas de atuação, capaz de identificar problemas e aplicar saberes técnicos, científicos e humanísticos, transformando-os em soluções para promover mudanças e melhorias na alimentação e nutrição da população. O objetivo do estágio e aprimorar os conhecimentos obtidos ao longo do curso, desenvolver competências e habilidades necessária para o desempenho do profissional de nível técnico pelo perfil do curso de nutrição dietética no que se refere às dimensões do conhecimento e domínio a serem aprendidos oportunizando meios para que possa estabelecer relação entre ensino, pesquisa e extensão em forma de estágio curricular.

 

   DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DURANTE O ESTÁGIO

O estágio foi realizado no Centro de Medicina Tropical de Rondônia – CEMETRON, Área de atuação: Clinica Médica Masculina 2, – Período previsto: De 09/02/2015 à 13/02/2015, – Horário do estágio e da supervisão de campo: Período matutino  de segunda a sexta-feira. O Centro de Medicina Tropical de Rondônia – CEMETRON foi inaugurado em 1990, é um hospital de referência no atendimento de doenças contagiosas realizando mais de 2.000 consultas ambulatoriais por mês, a maioria de pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). São casos de doenças infecto contagiosas consideradas graves como AIDS, meningite bacteriana ou viral, tuberculose, hanseníase, leptospirose, malária, dengue, gripe H1N1 (gripe suína), acidetes ofidicos, entre outras que necessitam de cuidados especiais e pessoal altamente capacitado.O seu sistema de atendimento prestado é ambulatorial, internações e diagnóstico. Possui equipamentos de última geração, enfermarias masculinas, femininas, UTI e um setor de isolamento, visando este ultimo a não proliferação de doenças infectocontagiosas na estrutura hospitalar para os demais pacientes, acompanhantes e funcionários.

Logo no início foram realizadas várias atividades propostas: Reconhecimento do local, cujo objetivo conhecer os setores e a demanda do local; aula expositiva para aferir corretamente as medidas antropométricas do paciente; pesquisa para identificar doenças infecta contagiosa, que a tratamento no local, descritas a seguir:

Leishmaniose: doença infecciosa, porém, não contagiosa causada por parasitas do gênero leishmaniose. Os parasitas se multiplicam no interior da célula que fazem parte do sistema de defesa do individuo, chamados macrófagos.

Meningite: é uma doença infecciosa que provoca a inflamação das membranas que envolvem o cérebro (chamada de meninges). Pode ser causadas por agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, entre outros. Também podem ser causadas por traumatismos.

As meningites de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são mais importantes do ponto de vista da saúde pública pelo seu potencial de produzir surtos e epidemias.

Tuberculose: A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão.              

Malária: é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium. A transmissão ocorre após picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por protozoários do gênero Plasmodium. 

Tétano: é uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani. Sob a forma de esporos, essa bactéria é encontrada nas fezes de animais e humanos, na terra, nas plantas, em objetos e pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele (feridas, arranhaduras, cortes, mordidas de animais, etc.) pelas quais o microorganismo possa penetrar.

Acidentes ofídicos: São acidentes por animais peçonhentos e venenosos.

                                                                                                                           HIV: AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A AIDS é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade. O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado.                  

Hanseníase: é uma doença que afeta o Sistema Nervoso Periférico podendo causar inflamações e até a destruição dos nervos que comandam olhos, mãos e pés.                                                                                                                        

  Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos). Os pacientes de hanseníase sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com