TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Conclusão de Estágio Infantil

Por:   •  25/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.436 Palavras (10 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

        O estágio em Nutrição Clínica Infantil, foi iniciado no dia 30 de março de 2023, no horário das 13:00 às 18:00, supervisionado pela nutricionista Débora Oliveira, no Hospital e Pronto Socorro da Criança, que fica localizado na Avenida Codejás 26, Cachoeirinha, Manaus/AM, e teve a duração de 15 dias, sendo finalizado no dia 18/04/2023. O hospital é referência tanto no atendimento clínico quanto cirúrgico na área pediátrica.

        A estrutura que hoje conhecemos como Hospital e Pronto Socorro da Criança, foi fundado em 1983 com o nome de Pronto Socorro INAMPS (Instituto Médico e Previdência Social), anexado ao PAM (Posto de Assistência Médica).

        Tendo como finalidade substituir o Pronto Socorro Infantil Dr. Farjado, no dia trinta de agosto de mil novecentos e noventa, foi inaugurado o Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Sul. Desde então, o hospital vem oferecendo assistência ao público infantil e infanto-juvenil, sendo referência em atendimento em queimados e doenças de alta complexidade.

        Entre o início do ano 2000 até 2021 o hospital passou por algumas melhorias e ampliações para dar melhor assistência ao público como: construção de mais enfermaria e leitos, construção e aumento de leitos da UTI, equipes especializadas em tratamento intensivo e equipamentos de alta tecnologia. Também houve adequação do centro cirúrgico, reforma da enfermaria de queimados, adaptado enfermaria para TRS (Terapia Renal Substituitiva) para pacientes renais crônicos realizarem diálise em espaço exclusivo.

        O hospital tem como missão oferecer um serviço de excelência de urgência e emergência a população, com abordagem voltada a valorização da vida humana, humanização, responsabilidade social e segurança ao paciente.

        

                                                                                                                                                              3

2. DADOS COLHIDOS DO PRONTUÁRIO DO PACIENTE

        Paciente L.M.A, do gênero masculino, 05 anos, residente da Comunidade Vendaval, Zona rural, não frequenta a escola 4. Família tem residência fixa, em moradia própria, feita de madeira, sem banheiro, fazendo suas necessidades fisiológicas em fossa, consome água da chuva.

        Na casa, moram sete pessoas, porém sem renda fixa, vivem do trabalho rural e consomem principalmente alimentos cultivados na comunidade.

3. HISTÓRIA CLÍNICA

        Paciente com aumento progressivo do abdomên e febre constante, sem episódios de diarréia e vômito, apresenta hiporexia (falta de apetite).

        Ao exame físico foi constatado palidez generalizada, abdomên distendido, ascite, oliguria (diminuição da quantidade de diurese), dispneia (dificuldade de respirar), dor abdominal, edema facial, tscs escasso e desnutrição.

        Paciente foi encaminhado para internação para acompanhamento médico e segundo histórico familiar, a avó materna apresentou a mesma patologia.

4. AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL

        A antropometria e o exame físico do paciente foram realizados em seu leito com a coleta das seguintes informações: na antropometria foram aferidos peso atual, comprimento atual, CB (circunferência do braço), CP (circunferência do pulso). Para realização de diagnóstico nutricional foi usado como parâmetros o IMC para idade, peso para idade, estatura para idade e circunferência do braço. Após avaliação de todos esses parâmetros, foi constatado que o paciente encontra-se em déficit energético e muito baixa estatura para idade.

        No exame físico foram analisados cabelos, cavidade oral (lábios, língua, gengivas, dentes) língua esbranquiçada que pode indicar uma estomatite urêmica, complicação da insuficiência renal, olhos, pele com pontos ressecados e esbranquiçados, que podem indicar a falta de hidratação e unhas rosadas com manchas brancas na ponta, que podem indicar deficiência renal, deficiência de selênio, zinco e anemia crônica.

        Foram utilizados exames laboratoriais de glicemia, albumina, creatinina, potássio, sódio, colesterol total, triglicerídeos, cálcio e creatina em parâmetros dentro dos pontos de corte. Magnésio, potássio, sódio também estão dentro dos parâmetros.                                                      4

Hemograma indica anemia e níveis de albumina alto.

5. ANAMNESE CLÍNICA

        Paciente pesando 14,800, 95 cm, temperatura 37º C, FC 144, saturação 98%.

 Diagnóstico de síndrome hepática renal.

6. ESTUDO DOS ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS

        A Síndrome Hepática Crônica é uma patologia caracterizada por alterar a função renal em pacientes com insuficiência hepática. É considerada funcional por não ter alterações histológicas suficientes.

        As principais causas de doença hepática na infância são malformações do trato biliar, doenças infecciosas como hepatite B, C e D, rubéola, citomegalovírus (herpes vírus). Doenças auto-imunes como hepatite auto-imune, colangite eclerosante primária, doenças metabólicas e genéticas como fibrose cística, doença de Gaucher, doença de Wilson, galactosemia, frutosemia.

        As deficiências nutricionais na doença hepática são devidas à interação de múltiplos fatores: diminuição na ingestão, má absorção de gorduras, alteração do metabolismo de aminoácidos e da glicose, aumento das necessidades por aumento do gasto energético

        Distúrbios hidroeletrolíticos correm no hepatopata crônico causando aumento de água corporal total, principalmente extracelular, podendo levar ao aparecimento de ascite e edema periférico. Essas alterações são causadas pelo hiperaldosteronismo secundário, alterações no sistema nervoso simpático e do óxido nítrico. Há hiponatremia, com aumento do sódio corporal total e redução do potássio corporal total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com