TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  17/11/2017  •  Abstract  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

Medeiros e Soares e Advogados associados – Advocacia e Consultoria

Ítalo Pereira Luna

Relatório de estágio

Maceió

2017

Ítalo Pereira Luna

Relatório de estágio

Relatório apresentado ao Adv. Esp. Marcelo Rogério Medeiros Soares, orientador de estágio, como requisito para avaliação de proficiência e aproveitamento do estágio profissional.

 

Orientador: Prof. Esp. Marcelo Rogério Medeiros  Soares.

Maceió

2017

Resumo de atividades

Atividades cartorárias ( de registro de imóveis, civil e de notas) , não são assuntos abordados enquanto estamos nas cadeiras da faculdade, porém , isso não significa que não necessitemos de certa prática na vida profissional, o que acontece em verdade , é negligência por partes das instituições de ensino, para a infelicidade dos acadêmicos de direito.

Saímos de um curso de cinco longos anos, sem ter a mínima prática cartorária ( e para não haver desvio de foco, não vou nem entrar na falta de prática cartorária judicial , também não temos), entender este procedimento administrativo é essencial para a celeridade no atendimento e satisfação do cliente.

É notório e sabido que a justiça é lenta, e se pudermos nos desviarmos de maneira legal, de um longo procedimento judicial , se utilizando do administrativo , poupamos tempo, nosso e de nosso cliente, todavia , referida orientação não é dada, encharcando ainda mais a justiça e deixando clientes insatisfeitos .

Exemplo prático é o do inventário em cartório, procedimento que duraria anos , pode durar poucos meses, pois o procedimento administrativo é mais célere, contudo, ainda que a “onda” dos meios alternativos de resolução de conflitos e da desjudicialização esteja em voga, na prática o incentivo não é grande.

No estágio desenvolvido , tive a oportunidade de visitar cartórios, conhecendo parte de seu funcionamento, adquirindo uma nova rede de trabalho (o chamado “network”), e até aprendendo mais a me locomover na capital em coletivos.

Vi a tramitação administrativa de um inventário, outra de um divórcio consensual , e com estes exemplos aprendi tanto sobre a celeridade quanto sobre a maneira com a qual esses procedimentos resolvem as questões, e fica claro que em geral , esses procedimentos não deixam marcas negativas como um procedimento litigioso e moroso normalmente deixa.

De positivo , aprendizado , aprendizado e aprendizado , experiência que jamais teria nos bancos da instituição superior de ensino , e nem no estágio do Tribunal de Justiça (cada estágio com suas peculiaridades) , além da lição de que ficar na zona de conforto não nos soma nada.

Mas nem tudo são flores, também senti na pele ( e com isso mais um aprendizado e uma bandeira para a advocacia levantar) , o despreparo dos funcionários quanto aos procedimentos, o atendimento que em geral não é o melhor  , a falta de integração de sistemas , e a burocracia exacerbada .

Preciso citar minha última diligência em que solicitei certidões de busca de imóveis para o processo do Dr. Costa, estas me foram entregues com dois ou três dias de prazo. Posteriormente precisei solicitar as certidões de ônus, no 1º registro civil foi necessário informar o endereço de um imóvel para ver se estava na circunscrição do referido cartório, no 3º registro de imóveis, tem-se que aguardar um prazo de 7 dias para ver se o terreno é em área de marinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (295.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com