TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Critico Comunicação Profissional

Por:   •  13/4/2023  •  Artigo  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade UNIFAN

Curso: Nutrição

Disciplina: Comunicação Profissional, 2022

Aluna: Natali Dourado Sisnando

Notari, Viviane Favaro e Canali, Yara Dias. Livro digital Comunicação e Linguagem: A comunicação do ambiente organizacional

A Unidade III do módulo da disciplina no Livro Digital: “Comunicação e linguagem”, fala sobre "A comunicação no ambiente organizacional", da sua importância e o quanto ela é indispensável para que as pessoas desse ambiente, que visam a mesma finalidade, desenvolvam as atividades e o entendimento delas.

No texto é destacada a comunicação dirigida, que é uma, entre outras comunicações no ambiente organizacional. Nele mostra que a comunicação dirigida pode ser manifestada de forma oral ou escrita, e cita exemplos de como ela pode ocorrer em um ambiente organizacional, que são em textos impressos, de forma oral, eletrônica ou especifica, onde são citados definições e exemplos das mesmas.

Aprendemos também, que ao escrevermos um texto no ambiente organizacional, precisamos ter coesão textual, ou seja, uma organização, para que a mensagem que desejamos transmitir seja realmente transmitida e entendida. Para que isso aconteça ele nos fala para fazermos uma releitura do texto escrito, avaliando quanto: Ao leitor, ao gênero de texto, às informações, à linguagem, à impessoalidade ou subjetividade, ao vocabulário, às estruturas sintáticas e gramaticais e ao objetivo e à situação.

Enfim, entendemos que uma boa comunicação no ambiente organizacional é essencial para que as tarefas individuais e coletivas nesse ambiente, sejam realizadas de forma clara e eficiente.

Universidade UNIFAN

Curso: Nutrição

Disciplina: Comunicação Profissional, 2022

Aluna: Natali Dourado Sisnando

Notari, Viviane Favaro e Canali, Yara Dias. Livro digital Comunicação e Linguagem: A comunicação do ambiente organizacional

Um ambiente organizacional é um lugar em que pessoas desenvolvem atividades para atingirem determinado objetivo. Para isso, a comunicação é indispensável para estabelecer a unidade de entendimento entre os indivíduos que visam à mesma finalidade.

No ambiente organizacional, é realizada, dentre outras, a comunicação dirigida, esta, no entanto, necessita ser bem elaborada para que se tenha êxito naquilo que busca transmitir, para isso, são necessárias habilidades de construção de texto. Esse texto pode se manifestar, especialmente, de forma oral e escrita.

Dessa forma, observamos que a comunicação oral tem como característica principal a rapidez, com a transmissão e o retorno rápidos da mensagem (ROBBINS, 2005), o que nem sempre é marcante na escrita.

Antes de elaborarmos um texto, devemos ter em mente nossa intenção ao escrevê-lo e aquilo que desejamos transmitir, depois, é definido o meio em que o texto será vinculado, isso ajudará, inclusive, na definição da linguagem que adotaremos, depois devemos entrelaçar as ideias para que elas possam, assim, compor, de forma harmônica, o texto. Não basta, apenas, sabermos o que queremos transmitir ao escrevermos, por qual meio e com qual linguagem, precisamos, ainda, ordenar nossas ideias. Essa organização e como elas se relacionam entre si se dão por meio da coesão textual.

Para que se pratique esse entrelaçamento de ideias, é importante que o autor do texto releia o texto que já elaborou para verificar quais as técnicas de coesão já foram adotadas anteriormente. Além disso, em uma nova leitura, o olhar no texto muda e novas considerações podem ser realizadas para seu melhoramento (GARCEZ, 2001).

A partir de uma releitura, é possível considerar alguns pontos importantes, considerando a visão que o leitor poderá ter desse texto. É apresentada, para aquele que escreve, uma leitura distanciada, como se ele não tivesse elaborado o texto e fosse somente um leitor. Assim, ele deve fazer avaliações quanto: Ao leitor, ao gênero de texto, às informações, à linguagem, à impessoalidade ou subjetividade, ao vocabulário, às estruturas sintáticas e gramaticais e ao objetivo e à situação.

Portanto três pontos são relevantes para conseguirmos adquirir as habilidades necessárias para melhorar nossa escrita. São eles A definição do objetivo do texto e o meio de circulação, entrelaçamento das ideias e releitura do texto, contudo outros dois aspectos são relevantes para dar maior qualidade ao que escrevemos. São os aspectos textuais e os aspectos gramaticais.

No que tange aos aspectos textuais, importante se faz que observemos a sintaxe de construção de frases e períodos, a coesão e a coerência, o vocabulário, o parágrafo (este nem sempre presente em todos os textos elaborados em ambientes organizacionais) e o tipo de texto. É relevante para que o texto atenda ao seu objetivo com maior precisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com