TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  11/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

fábio nery de Almeida júnior

jardesson machado dos santos

thainá andres silva de souza

nutrição e saúde: o caso do senhor j.f.

[pic 4]

Altamira - PA

2018

[pic 5][pic 6]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

bacharelado em nutrição

fábio nery de Almeida júnior – EAD 13427252

jardesson machado dos santos – EAD 1284839401

thainá andres silva de souza – EAD 13568653

nutrição e saúde: o caso do senhor j.f.

Portifólio apresentado a faculdade Unopar – Universidade Norte do Paraná, cujo requisito parcial para obtenção de nota, com título Nutrição e Saúde: o caso do senhor J.F., do Curso de Bacharelado em Nutrição da Unopar, Campus de Altamira-PA.

[pic 7]

Altamira - PA

2018

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.............................................................................        01  

2.DESENVOLVIMENTO ................................................................        02

3.CONCLUSÃO ...............................................................................        06

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................        07        

        


  1. INTRODUÇÃO        

A nutrição está intimamente relacionada com a saúde, pois, uma alimentação adequada contribui significativamente para a manutenção da saúde humana. Sendo através da alimentação que o organismo recebe os nutrientes necessários à manutenção da saúde.

Segundo Martins (2017) uma alimentação saudável, está associada à busca pela saúde e prevenção de doenças. Sobre saúde e nutrição “os nutrientes são considerados substâncias químicas encontradas em alimentos necessários para a manutenção da saúde do corpo” (FRANK e SOARES, p. 24, 2002).

Este portfólio busca desenvolver uma reflexão, por meio de uma produção textual sobre Nutrição e saúde, enfatizando a questão da alimentação e saúde por meio das ciências morfofuncionais, abordando um estudo de caso sobre um indivíduo identificado como J.F., de 42 anos de idade, este senhor sentia dores ao mastigar e por isso evitava consumir alimentos sólidos, deixando o mesmo de comer carnes e tendo uma dieta baseada em pequenas quantias de massas e doces. Porém o senhor J.F fazia esta dieta por conta, sem nenhuma receita médica nutricional e também sem ingerir nenhum suplemento que suprisse a falta de proteínas no seu organismo. Semanas depois, J.F. apresentou um abscesso na gengiva e em poucos dias passou a apresentar febre e complicações cardíacas. Dando entrada no pronto-socorro com fraqueza, cansaço, febre alta e hipotensão. Sendo rapidamente hospitalizado e os exames realizados apontaram uma miocardite. Apesar de ter iniciado o tratamento rapidamente, o quadro evoluiu e o paciente J.F. foi acometido por morte súbita.

 O objetivo geral desta discursão é refletir sobre a relação entre nutrição e saúde, apresentando a importância de uma alimentação adequada na prevenção de doenças e manutenção da saúde, discorrendo sobre o ocorrido com o senhor J.F, quais as medidas que levaram o mesmo ao quadro que gerou morte súbita, bem como quais as providencias que o mesmo deveria ter tomado para prevenir as doenças que o acometeram.

Sobre os objetivos específicos desta pesquisa, visamos responder aos desafios lançados como base para a produção textual: desafio 1  refletir sobre a aterosclerose coronariana acentuada com estenose crítica, se baseando no ocorrido com o J.F. Discorrer também sobre o desafio 2: a dieta hipoproteica e hipocalórica de J.F. devido às dores ao mastigar, falar da importância da integridade do sistema digestório para o bom funcionamento do corpo. E ainda o desafio 3: o diagnóstico realizado através dos exames de J. F, apontaram uma miocardite bacteriana, com comprometimento do miocárdio e consequentemente a função cardíaca, devido ao processo inflamatório acompanhado de agressão no tecido cardíaco resultando em necrose das fibras miocárdicas.

Desta forma, a presente produção textual, visando responder aos objetivos deste portfólio e aos desafios propostos, está organizado em, introdução, desenvolvimento e conclusão. Discutindo de forma reflexiva sobre nutrição e saúde, de acordo com o caso do senhor J.F., dialogando com alguns autores que abordam a temática em questão, tais como: Frank e Soares (2002), Garcia (1997), Martins (2017), Mota (2000), Prado (2005), dentre outros.

Justificando-se a importância desta pesquisa por trabalhar um tema importante para a nossa saúde, que é a nutrição obtida por meio de uma alimentação saudável; bem como a prevenção de doenças e alternativas para nossa suplementação nutricional de acordo com nosso gasto energético. Exemplificando o caso do senhor J.F, como forma de conscientização para cuidarmos da nutrição do nosso organismo de maneira adequada, evitando doenças e complicações à nossa saúde.

  1. DESENVOLVIMENTO

É importante refletir que, quando falamos em saúde, nos baseamos no conceito adotado pela Organização Mundial de Saúde, apresentado por Motta (2000, p. 32) "completo bem-estar e pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, psico-emocionais e sociais e não a mera ausência de doença ou enfermidade." Assim, estamos saudáveis quando apresentamos uma relação produtiva e harmoniosa com o nosso meio, sendo a alimentação um fator condicionante para isto. Os hábitos alimentares adequados proporcionam ao nosso organismo condições para uma vida saudável, acrescentando anos com saúde e disposição para os indivíduos que se propõem a ter uma dieta saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com