TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabus Alimentares, Podem se Caracterizar por, Cultura, Crenças, Religião ou Saúde

Por:   •  1/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Tabus alimentares, podem se caracterizar por, cultura, crenças, religião ou saúde.

Os tabus Culturais são contra o consumo de alguns animais, varias religiões proíbem o consumo de certos tipos de alimentos como carnes, razões ligadas a saúde também contribuem para a criação de e manutenção de tabu como (Comer carne de porco malcozida faz, comer frutos do mar podem levar a intoxicação).

Os tabus são uma interdição, uma proibição categórica que surge sem um mandante, e é construído sem nenhuma lógica científica, assim entende-se que a função de restringir sem explicar ou comprovar uma proibição tem mais valores sociais do que científicos.

Na grande maioria dos casos, esses tabus alimentares são sustentados na oralidade, quando são passados de geração para geração .

Exemplos : minha avó dizia.. ou um conhecido de um amigo meu falou.

No caso dos alimentos, o tabu se faz pelo sentimento de medo. O indíviduo quando entra em contato, seja visual ou degustando, com um alimento ou mistura de vários outros ingredientes é tomado por um reflexo de privação (memória afetiva) que o faz consumir ou não a preparação culinária.

Mitos Alimentares são crenças que nos levam a achar que alguns alimentos são puro veneno enquanto outros são completamente inofensivos, uns engordam outros são super saudáveis. Quem aqui já não sentiu medo de uma coisa que tem certeza que é uma mentira?

Um exemplo típico de mito que existe no nordeste: è que se misturamos manga com leite pode causar indigestão, ou pode até morrer. (Se comer a noite então, não vai acordar no dia seguinte.)

Na verdade a manga ou qualquer ou fruta ingerida em excesso principalmente a noite, demora um pouco mais para fazer a digestão, porém comer manga a noite não faz mal ..

Consumir muito açúcar ou doces pode dar verminoses :

Não existe nenhuma relação no consumo abusivo de doces com o surgimento de verminoses, o aparecimento dos parasitas no corpo humano é decorrente de contaminação de um alimento com ovos ou larvas da verminose na higiene dos alimentos.

Existem inúmeros números de mitos alimentares, alguns exemplos,

Frutas de manhã é ouro/ de tarde prata / de noite MATA

Melancia quente da inflamação

Pitomba dá entupimento

Laranjas provocam feridas na boca

Caldo de galinha é para doentes ou covalescentes.

Tomar banho depois do almoço faz mal.

Fontes:

Maria Marluce – Hisotira da Gastronomia – RN editora aletrnativa Natal.

Estudos dos tabus alimentares de Pernambuco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com