TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA VIDA SAUDÁVEL ALIADA A UMA DOSE CERTA

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

UMA VIDA SAUDÁVEL ALIADA A UMA DOSE CERTA

  Fernanda Silva Cavalcante

                                                                                                               19370904

                                                                                                              Nutrição

                                                                                                             

Nos últimos anos, tivemos um crescimento significativo da importância que tem de ter uma vida saudável, e ativa em atividade física.Hoje ser fitness é a nova moda,estamos  cada vez mais  a caminhar numa direção, onde as pessoas se apercebem, finalmente,que ser saudável e muito mais do que não estar doente.Sobre o que é ser saudável?Segundo a organização mundial  de saúde (OMS) saúde é “o bem-estar físico,mental, e social, mas do que a mera ausência de doença...”

Ou seja, ser saudável não é apenas a ausência de doença, mas essencialmente o bem está físico e mental do indivíduo, é e por isso que uma grande parte da população   já aderiu uma vida saudável, pois uma vida saudável e está de bem consigo mesmo, é está saudável e feliz.

Por conseguinte  muitas pessoas do meio fitness aderiram produtos naturais, alimentos orgânicos, maior consumo de frutas e verduras,menos  consumo de carnes vermelha,redução de alimentos industrializados e refinados e mais consumo de alimentos naturais como por exemplo castanhas, nozes, amendoim, alguns queijos  que com a boa escolha viram ótimos aliados na dieta,assim como a castanha-do-pará que é riquíssima em selênio. O problema é que o consumo absurdamente do  selênio pode trazer conseqüências ao nosso corpo.O Selênio propriamente dito é o único nutriente capaz de intoxicação quando ingerido em excesso,ou quando o nutriente vem por meio de suplementação inadequada(níveis elevados por período de tempo prolongado trazem efeitos nocivos ao organismo.O selênio também possui funções de proteção contra os radicais livres, componentes que quando em excesso podem danificar os nossos tecidos corporais. ele também tem o que chamamos de atividade  antioxidante.

Conseqüentemente o selênio atua como uma peça fundamental para o funcionamento de um composto (enzimas glutationa peroxidase) que nos protege dos radicais livres. As funções diversas células de defesa são influenciadas pelos seus  níveis sanguíneos.Na formação do hormônio da tireóide,o selênio apresenta uma atuação importante.  De forma geral, os efeitos tóxicos são encontrados quando o consumo de selênio excede 850mcg por dia.Esse valor pode ser atingido ao ingerir diariamente dez castanhas-do-pará. Quando há toxicidade,os principais sinais e sintomas são:hálito com odor de alho,cansaço,dores e fraqueza muscular,irritação,unhas e cabelos frágeis e com queda acentuada.Alterações no sistema gastrointestinal e sistema nervoso também podem ocorrer.

Dessa forma a castanha-do-pará não só apresenta malefícios a saúde humana, mais também traz benefícios a saúde,seus efeitos benéficos a saúde são muitos como  ser rico em vitamina E,fitosteróis e esqualeno,ter ação antioxidante,e antiproliferativa o que reduz o risco de aterosclerose e câncer,ser bom  para coração e cérebro.Assim então devendo apenas  ser consumida sem exageros, para uma melhor absorção do organismo.  

REFERÊNCIAS

Selênio ômega-3 em excesso fazem mal a saúde.Paiol produtos naturais,Cuiabá,edição 31,http://www.paiolprodutosnaturais.com.br/dicas/dica/titulo/selenio-e-omega-3-em-excesso-fazem-mal-a-saude-36#.W9uCR-4vzIX

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com