TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR NUTRIÇÃO

Por:   •  30/11/2022  •  Monografia  •  2.857 Palavras (12 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

NUTRIÇÃO

[pic 1]

Mina Magalhães Maubrigades Marques

FORMOSA - GO

2022

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO         2

1.1 PROBLEMA ......................................................................................................3

2. JUSTIFICATIVA.......................................................................................................4

3. OBJETIVOS.............................................................................................................5

3.1. GERAL...............................................................................................................5

3.2. ESPECIFICO.....................................................................................................5

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................................................6

    4.1 ALIMENTAÇÃO FUNCIONAL EM DIABETICOS...............................................6

    4.2 RECEITAS COM ALIMENTOS FUNCIONAIS...................................................8

    4.3 ALIMENTOS PREJUDICIAIS PARA DIABETICOS...........................................9

    4.4 CUIDADOS NA PRESCRIAÇÃO ALIMENTAR PARA DIABETICOS..............10

   

5. METODOLOGIA.....................................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS...........................................................................13

  1. INTRODUÇÃO  

Considerando que o diabetes é uma síndrome metabólica que atinge milhões de brasileiros, correlacionados a maus hábitos alimentares. Uma doença que necessita de uma alimentação bem elaborada para que os níveis glicêmicos estejam normalizados. De acordo com que o número de doentes vai expandindo, se faz necessários pesquisas em prol de obter conhecimentos necessários para lidar com a doença. Tornando o nutricionista como uns dos intermediadores do tratamento da doença, juntamente com outros profissionais da saúde. É papel do nutricionista avaliar e determinar por meio de um planejamento alimentar individualizado, qual melhor método a ser seguido.

A nutrição funcional tem infinitos benefícios que pode estar vindo a proporcionar para os diabéticos uma qualidade de vida melhor, ao inserir em suas vidas os alimentos funcionais, que com seus diversos nutrientes bioativos são capazes de reduzir o nível da glicemia no organismo. O projeto a seguir abordará quais alimentos propensos e quais tipos de bioativos encontrados em cada um dele.

 De antemão, é importante falar sobre o que são os alimentos funcionais. São todos os alimentos que beneficia o organismo com efeitos fisiológicos e metabólicos, por meio de substâncias capazes de tratar doenças crônicas degenerativas

É possível uma comida saudável ser gostosa? Claro que sim. Existe inúmeras receitas com alimentos funcionais que mostra que isso é possível. Receitas como de pizzas, salgados, tortas, bolos etc., podem ser feitas com ingredientes prescritos pelo nutricionista. Receitas fáceis de serem feitas, com sabores incríveis.

Falar sobre os alimentos que devem ser evitados é essencial para quem porta a doença do diabetes. Certos tipos de alimentos são abolidos da alimentação do paciente, pois fazem com que a índices glicêmicos subam consideravelmente. O texto relata quais são esses alimentos e explica a importância de não serem ingeridos.

Cabe ao nutricionista montar um planejado alimentar para cada paciente de acordo com situação econômica que o mesmo se encontra.

Ter um conhecimento amplo na área de doenças crônicas possibilita ao nutricionista fornecer ao paciente um tratamento consistente e eficaz. Levando em conta aquela velha frase, “você é o que você come”, no diabetes é um pouco diferente, ou seja, “o que você come é o que te faz viver”.

  1. PROBLEMA

Como é uma alimentação de alguém diagnosticado com Diabetes visto pelo método da nutrição funcional?

  1. JUSTIFICATIVA

O diabetes é uma doença silenciosa que permanece presente na vida de milhões de brasileiros, é importante para o acadêmico que está se formando na área de nutrição entender sobre o funcionando do processo alimentar de pessoas portadoras dela, que tem como exigência, o paciente possuir uma alimentação pautada em uma dieta restrita de gorduras, açúcares e carboidratos ruins.

Uma doença que merece uma visibilidade mais ampla. Que pode ser devastadora quando não é tratada de maneira correta. Cabe ao profissional dar auxílio a essas pessoas, lhes mantendo informada das consequências acarretadas que a doença pode proporcionar, caso o paciente não siga uma alimentação adequada.

Entender e compreender as dificuldades que muitos diabéticos têm em se adequar a uma dieta funcional pode ser determinante na hora de prescrever uma dieta eficaz.  

 Elaborar um texto com base nessa doença foi esclarecedor, pois faz entender que o nutricionista está muito além de um profissional que cuida do processo alimentar das pessoas e sim como alguém que cuida de vidas.

  1. OBJETIVOS
  1. GERAL

Elaborar um projeto de conclusão de curso explicativo com base em análises de pessoas que tenha o diagnóstico de diabetes, por meio desse dar iniciação a pesquisas, em função de entender como a nutrição funcional pode estar presente na vida dessas pessoas.

Identificar de forma abrangente os benefícios da nutrição funcional na vida de quem é diagnosticado com diabetes.  Por se tratar de uma doença bastante restritiva em termos alimentares é importante salientar como uma dieta funcional ajuda no tratamento, mesmo sabendo que se trata de uma doença crônica.

Uma doença crônica que atinge mais de 15 milhões de brasileiros. Que pode ser adquirida por maus hábitos alimentares ou por questões genéticas.

Falar sobre os benefícios de uma dieta funcional para quem carrega a doença é de bastante valia, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com