TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A respeito do processo de globalização, considerados os aspectos culturais, econômicos e políticos

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM GRUPO – TG

ALUNO:

Givanildo Morais de Araújo - RA 1443415

POLO

Teixeira de Freitas

2014

Trabalho em Grupo (TG)

Curso de História

    Elaborar um texto que destaque a diversidade expressa no documento e no texto lido. Pensar na diversidade das individualidades, mas também na pluralidade cultural presente no Brasil.

     A pluralidade cultural nos leva às nossas origens como povo brasileiro, à nossa diversidade e ao nosso próprio olhar sobre nós mesmos bem como às nossas múltiplas culturas. Por meio dela, educador e aluno partem para uma viagem, navegando pelas etnias, pela história e geografia cultural brasileira.

    Da mesma forma, notamos o quão é importante esse tema na formação das nossas crianças do ensino fundamental (1º ao 5°), principalmente no que diz respeito à cidadania. Mesmo porque a temática está relacionada ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, à crítica às desigualdades socioeconômicas e às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira.

    Diante das características da temática, os Parâmetros Curriculares Nacionais explicam que, com o tema pluralidade cultural, “propõe-se uma concepção que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, compreender suas relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas e apontar transformações necessárias, oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação. A afirmação da diversidade é traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, tendo a ética como elemento definidor das relações sociais e interpessoais” (PCN 1ª a 4ª série, v.10, 1997, p.19).

 

       

    Em primeiro lugar precisamos entender a importância de estimular a individualidade e a pluralidade cultural das crianças e valorizar as diferenças que elas possuem naturalmente.

    A afirmação citada no texto “O Mundo”, que diz que as pessoas são diferentes, como "fogueirinhas", e que cada um "brilha com luz própria entre todas as outras. E que não existem duas fogueiras iguais. Existem sim fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores”. GALENO, Eduardo. (O livro dos abraços).     Desta maneira cabe à escola respeitar as diversidades assim como valorizar a riqueza presente em cada cultura, em cada diferença, e em cada "fogueirinhas".      

       A escola de investir na qualificação, na conversa e no uso de recursos pedagógicos, como canções e histórias infantis que podem auxiliar no diálogo. O tom da pele, o tipo de cabelo, os sotaques diversos, as limitações físicas. Quando as características pessoais fogem ao padrão estético predominante de determinado grupo, a pessoa costuma chamar a atenção e, muitas vezes, acaba sendo alvo de preconceito. A escola vive hoje em meio às diversidades culturais, e não enxergar o valor do diferente é um erro crucial cometido pelos educadores.
    No primeiro período da vida, a infância, os comportamentos em relação às diferenças não seguem um padrão, as condutas nesta fase da vida dependem da influência dos pais, do meio em que elas vivem e onde passam o maior período de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com