TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elabore uma Resenha sobre as Doenças Periodontais e Fissuras

Por:   •  18/10/2015  •  Ensaio  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

AP IV - Elabore uma Resenha sobre as Doenças Periodontais e Fissuras.

Modernamente, as doenças periodontais podem ser divididas em duas categorias gerais de diagnóstico – gengivites e periodontites -, com base na presença ou ausência de perda de inserção progressiva.

Considera-se gengivite a inflamação dos tecidos de revestimentos dos dentes, que não ocasiona perda/ de inserção. Já a periodontite é a inflamação dos tecidos de sustentação dos dentes a qual acarreta o epitélio juncional para apical, acompanhada de reabsorção das fibras do ligamento, podendo levar a perdas dentárias.

Assim, podemos considerar a doença periodontal uma doença infecto inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes.

A evolução deste processo pode levar a perda dos dentes, pois, o comprometimento, destruição, relação bacteriana, e o acumulo de tártaro e inflamação, colaboram para a formação de bolsas periodontais que levam a mobilidade dentária.

A Fissura labiopalatina se dá na formação embrionária pela falta de fusão dos dois processos faciais embrionários e entre os processos palatinos. Normalmente este tipo de patologia ocorre por fatores genéticos (doença causada por anomalias nos genes ou cromossomos), bem como por fatores hereditários (são um conjunto de doenças genéticas caracterizadas por transmitir-se de geração em geração).

Por isso, o ambiente durante o período gestacional é o grande causador de fissuras, tais como, a falta de acido fólico; doenças infecciosas; estresse excessivo ao ponto de influenciar a produção hormonal; idade dos pais; uso de drogas, entre outros.

Este tipo de anomalia pode gerar problemas funcionais e psíquicos tanto na mãe quanto no filho, no entanto, sabe-se que hoje é possível a reversão permitindo que logo após o nascimento, a cirurgia corretiva seja realizada. Contudo, se o devido tratamento não for realizado pode deixar problemas graves durante a vida deste individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com