TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Orientado

Por:   •  12/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O principal ativo que uma empresa pode ter são os seus trabalhadores, isto porque são eles que impulsionam uma empresa em seu crescimento. No entanto, sabemos que, gerir pessoas não é uma tarefa fácil, pois mesmo que tenham a percepção da importância que tem os trabalhadores, existem alguns desafios da gestão de pessoas que requerem atenção. E por mais que as empresas estejam buscando aprimorar seus métodos e inovar em seus procedimentos por meio da tecnologia, o seu principal bem permanece sendo seus trabalhadores, pois eles são os responsáveis pelos resultados obtidos dentro de uma organização.

Por isso se torna importante que haja valorização e investimentos na área de gestão de pessoas, para que se tenha trabalhadores eficientes, capazes, qualificados, que tenha compromisso e comprometimento com a empresa em que trabalha.

DESENVOLVIMENTO

Para se alcançar os resultados desejados numa organização existem desafios a serem alcançados para que a gestão de pessoas consiga contornar da melhor forma possível, fazendo com que a empresa tenha um bom desempenho e destaque-se frente à concorrência. Para isso é necessário compreender as necessidades de cada funcionário e adequar aos objetivos da empresa, e isso exige um trabalho constante de análise e busca de soluções.

Posto isto, os maiores e principais desafios de uma gestão de pessoas e as ações a serem implementadas seriam:

Identificar talentos – tudo começa no processo de seleção, que é onde escolhemos a nossa equipe, buscamos encontrar profissionais comprometidos com os objetivos da empresa.

Sendo assim, como um bom gestor, esperasse que a equipe escolhida seja dedicada e que atenda as necessidades da sua função. E nisso o processo seletivo deve ser ponderado em todas as suas etapas, com uma descrição apropriada do que se espera do cargo e também a relevância que tem a cultura organizacional. É um investimento que futuramente terá o seu retorno ao se formar uma equipe com profissionais que tenham iniciativa própria, que sejam proativos, visto que são esses os profissionais pretendidos.

Essa identificação de talentos ou é feita no processo de seleção ou na execução das atividades do profissional que já faz parte da equipe, quando se verifica habilidades diversificadas, proporcionando então uma promoção para um cargo de mais destaque e responsabilidade.

Quando se vai assumir uma posição de gestor em já existe uma equipe toda montada é necessário e importante aplicar ferramentas para mapear o perfil de cada um. Buscando pelos profissionais mais qualificados e comprometidos com os objetivos da organização. Sendo assim deve-se atentar para as habilidades demonstradas pelos trabalhadores, buscando formas de detectar e organizar cada uma dessas habilidades conforme o nível desejado, tornando assim uma maneira de aproveitar o potencial dos colaboradores e os direcionando para o desenvolvimento da empresa.

Então quando o gestor percebe que em sua equipe existe profissionais qualificados e comprometidos, ele deve estar pronto para oferecer promoções e novos desafios aos funcionários que se destacam, desenvolvendo suas competências e motivação.

Desenvolver e capacitar os colaboradores – Quando desenvolvemos os colaboradores estamos demonstrando que ajustes e adaptações são sempre necessários, e que quando os mesmos participam desse processo, isso confirma como eles são importantes para o sucesso da empresa. Por isso o gestor deve se atentar em estar sempre desenvolvendo e capacitando a equipe em consonância com as demandas e desafios do cargo, pois é primordial para o sucesso da empresa.

A volatilidade da economia e o dinamismo profissional requerem dos trabalhadores um comportamento arrojado e capaz e, para que possam estar preparados para as exigências surgidas diariamente, é preciso que estejam capacitados, tanto por meio de cursos ou treinamentos específicos, pois as evoluções contínuas de tecnologia, as mudanças do cenário econômico, as variações de processos e sistemas exigem dos profissionais uma conduta eficiente que possibilite a adaptação e um rápido retorno. Essas capacitações ou treinamentos podem acontecer tanto dentro da empresa quanto fora da empresa por meio de convênios e parcerias.

Esse desenvolvimento pode ocorrer de várias formas, inclusive utilizando processos de Coaching e Mentoring, mas o mais importante é utilizar a metodologia certa para a profissional certo. É sabido que profissionais qualificados e capacitados trazem ganhos de eficiência, pois além de produzir mais e melhor, de realizar seu trabalho com perfeição, também contribuem nos relacionamentos tanto interno quanto externo, ademais intensifica sua autoestima, pois sente maior interesse em se dedicar a favor da organização.

É importante que o gestor incentive o autodesenvolvimento, contribuindo com feedbacks sobre o trabalho e sobre as avaliações de cada uma das pessoas de sua equipe. Inclusive dando dicas sobre competências a desenvolver e que elementos do comportamento devem ser abolidos.

Clima organizacional – é papel fundamental do gestor cuidar do ambiente em que são desenvolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com