TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionando

Por:   •  22/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 7

ESTÁGIO CURRICULAR

SUPERVISIONADO

Brasília

Junho de 172017

CAMILA DE CARVALHO BISPO

VERÔNICA RODRIGUES PÔRTO

ESTÁGIO CURRICULAR

SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA I

Relatório final apresentado à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Odontologia em Saúde Coletiva I, do Curso de Odontologia, sob orientação das professoras: Caroline Mohamed e Daniela Moraes.

Brasília

Junho de 2017

APROVADO EM 06/06/2017

Caroline Mohamed e Daniela Moraes

“As portas da oportunidade são amplas.

 Não digas que não pudestes entrar por elas se nada fizeste para isso.”

 (O. S. Mardem).

AGRADECIMENTOS

       Agradecemos a Deus em primeiro lugar, pois sem a sua ajuda, a sua direção e o seu agir não teríamos capacidade para estar aqui, por se fazer presente em todos os momentos, por ter nos dotado de saúde, sabedoria e disposição para alcançar mais uma vitória.

       Agradecemos aos nossos pais que sempre estiveram ao nosso lado nos incentivando a alcançar os nossos objetivos. Agradeço também a minha família por estar ao meu lado todo esse tempo me dando força, apoio e confiança.

       Agradecemos a professora Caroline Mohamed que colaborou com nosso aprendizado nos ajudando sempre que possível e também a professora Daniela Moraes pela dedicação e atenção para que assim pudéssemos realizar um trabalho.

       Agradecemos aos amigos e colegas que nos ajudou no dia nas clinicas. Agradecemos ainda a Dr ª Érica que teve o carinho de nos ajudar nas orientações no hospital do Guará e também a enfermeira Maria da Penha que nos instruiu como proceder com os cadastros das famílias bem como a conhecer todo o espaço da Unidade de Saúde do Lucio Costa.  

SÚMARIO

  1. RESUMO ...................................................................................................07
  2. INTRODUÇÃO..........................................................................................08
  3. DESENVOLVIMENTO.............................................................................09
  4. ILUSTRAÇOES.........................................................................................12
  5. CONSIDERAÇOES...................................................................................16
  6. ANEXOS....................................................................................................17

RESUMO

       O estágio supervisionado teve como objetivo de aplicar na prática tudo que foi proposto em sala de aula com objetivo de enriquecer o aprendizado de nós alunos. Foram realizadas atividades práticas na escola CESAS, onde efetuamos exame clínico e preenchimento de fichas de avaliação da OMS em crianças com as faixas etárias entre 5 e 10 anos. Recebemos um pré treinamento com a Drª Érica que nos explicou como era realizado as atividades na UBS do Lúcio Costa, Guará. Aprendemos sobre a territorialização, mapeamento e visitas domiciliares. Por fim colocamos em prática todo treinamento aplicado no UBS do Lúcio Costa e Hospital do Guará. Dentro da escola clínica da UDF, realizamos atendimentos clínicos dentro das disciplinas de saúde coletiva e dentística[a]. Executamos instruções de higiene oral, motivação e restaurações de dentes cariados.  

                                       INTRODUÇÃO

       Os levantamentos básicos de saúde bucal são usados para a coleta de informações sobre o estado de saúde bucal e as necessidades de tratamento de uma população, e posteriormente, para monitorar as mudanças nos níveis e padrões da doença. Desta maneira, é possível avaliar a conveniência e a eficácia dos serviços que estão sendo fornecidos, e planejar ou modificar os serviços de saúde bucal e programas de treinamento quando necessário. No entanto, as informações obtidas dos levantamentos básicos podem ser usadas para monitorar alguns aspectos da eficácia dos serviços odontológicos.

       Dessa forma, era feito na unidade básica de saúde do Lúcio Costa através das fichas da OMS (Organização Mundial de Saúde) a fim de registrar as condições do meio oral, físico e socioeconômico da população do Guará. Todos os dados obtidos nas fichas da OMS eram transferidos e arquivados de forma organizada em grupos familiares cada indivíduo nos computadores da unidade de saúde pelo agente de saúde ou por uma enfermeira

       Por outro lado, na instituição do UDF na clínica escola do curso de odontologia, composta por equipamentos odontológicos que eram adequados ao meio através das normas de biossegurança. Foram realizados triagens e atendimentos clínicos oferecendo aos alunos conhecimentos práticos dos conteúdos abordados em sala de aula dentro das disciplinas ofertadas mostrando a realidade do cirurgião dentista no cotidiano. Os pacientes contemplados pelo atendimento tiveram êxito desde a orientação ao tratamento final.  


DESENVOLVIMENTO

Unidade Básica de Saúde Lúcio Costa

        No dia 14 de março de 2017, nós alunas da UDF iniciamos nosso estágio na Unidade Básica de Saúde do Lúcio Costa (UBS), com a finalidade de realizar diagnóstico das situações de saúde geral, contextualizando com a realidade local.

        Sempre as Terças-Feiras ás 14horas, comparecemos a UBS- Lúcio Costa, onde eram divididos grupos sob a supervisão da Professora Daniela Abreu para realizar junto a agentes da UBS, territorialização, visitas as famílias, assinatura de termos de consentimento livre e esclarecido, avaliação das situações emergentes de saúde, avaliação das condições de saúde bucal das famílias e grupos populacionais, promoção de saúde bucal e identificação de grupos de risco e situações de urgência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (860.7 Kb)   docx (715.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com