TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Saude e Educação no Ambiente

Por:   •  30/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

ROTEIRO

Pesquisa de campo

Tema: o ambiente da minha área de abrangência e os fatores de risco a Saúde.

Titulo: Saúde e Educação no ambiente.

Objetivo: descrever de forma objetiva o ambiente e identificar problemas ambientais que causam efeitos indesejáveis a saúde.

Pesquisa descritiva de campo, coleta de dados através da observação, registros, analise, e interpretação.

Através da pesquisa de campo na área de abrangência, á cem (100) metros ao redor da unidade JOSÉ PINTO DA PAIXÃO; Tem três praças ,uma escola e uma quadra,uma creche,uma igreja católica(santuário nossa senhora Aparecida)um açougue,uma mercearia e uma padaria funcionam juntas,uma papelaria,um centro de pastoral da criança,vários bares e botecos,um salão de beleza,uma igreja Evangélica , ponto de ônibus em uma das praças com estátua de São Pedro,uma construção civil em andamento com morador no local,lote vago,muitos cães vagando pelas ruas,apenas a avenida principal e asfaltada ,os demais calçamentos, pedras e broquetes,entulhos e materiais de construção espalhados pelas ruas e passeios e casas abandonadas com risco de desabamento .

Síntese:

A área pesquisada fica em um bairro de periferia, no Município de Ponte Nova, os problemas ambientais é um grande desafio, no cotidiano da população. A cem metros da unidade, assim como em todo bairro os problemas ambientais, exercem um impacto muito triste e indesejável.

O lixo colocado fora de hora e assim ficando espalhado pelas ruas, fazendo com que cães e outros animais se alimentem dos restos, trazendo riscos a saúde da população, atraindo animais roedores causadores de doenças, como a Leptospirose, cães solto pelas ruas e na unidade de saúde ,deixando seus dejetos por onde passa,trazendo consigo, os riscos biológicos, vírus e bactérias desenvolvendo assim varias doenças.

A construção de casas em área de risco, podendo desabar no período chuvoso. Casas abandonadas com acumulo de mato e lixo, servindo de morada para roedores e animais peçonhentos. Varias casas com caixas d’água destampadas, expostas ao Aedes Aegpti e Anophes,transmissores da dengue quando contaminados,febre amarela,malaria,as radiações ionizantes,substancias químicas,vírus,bactérias,parasitas causadores da febre tifóide paratifoide,amebíase,cólera,hepatites virais,doenças infecciosas. Tem vários lotes vago, cheios de lixo e mato, contribuindo assim para a proliferação de animais peçonhentos.

Entulhos e materiais de construção dividem espaço entre a via pública e calçadas, poluindo assim o meio Ambiente,quando vêm as chuvas, a enxurrada carrega tudo para os bueiros, causando entupimentos, arrebentando redes de água e esgoto. Muita das vezes com o retorno nas residências, o morador pode ser contaminado por qualquer tipo de virose. .

Conclusão: Após analise de dados acredita-se que; o maior desafio, é,reeducar a população na conscientização que,não se pode confundir,a pobreza com a falta de educação.Conhecer e estimular a interação entre,saúde, meio ambiente e desenvolvimento,visando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com