TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE UNINASSAU ARAPIRACA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Por:   •  20/4/2022  •  Artigo  •  4.152 Palavras (17 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE UNINASSAU ARAPIRACA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Camila dos Santos Macário Silva

Caroline Cibele Tenório Clementino

Daniela Santos de Oliveira

Mariana Florianita Bezerra Paz

Mariana Maximino de Carvalho Leite

Myllena Kemylla Barros de Souza

Samyra Victoria Marinho Ribeiro

INSTAGRAM E A DITADURA DO PADRÃO DE BELEZA: IMPLICAÇÕES NA AUTOESTIMA E AUTOIMAGEM FEMININA

Camila dos Santos Macário Silva

Caroline Cibele Tenório Clementino

Daniela Santos de Oliveira

Mariana Florianita Bezerra Paz

Mariana Maximino de Carvalho Leite

Myllena Kemylla Barros de Souza

Samyra Victoria Marinho Ribeiro

INSTAGRAM E A DITADURA DO PADRÃO DE BELEZA: IMPLICAÇÕES NA AUTOESTIMA E AUTOIMAGEM FEMININA

Projeto apresentado como requisito parcial para aprovação da disciplina de Métodos e Técnicas da Pesquisa Psicológica sob a supervisão do Profº Me. João Paulo dos Santos Garcia

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        04
  2. OBJETIVOS        05
  1. Geral        05
  2. específicos        05
  1. JUSTIFICATIVA        06
  2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        07
  1. Instagram        07
  2. Filtros do Instragram e implicações        08
  3. Padrão de Beleza        11
  4. Estereótipo produzido no Instagram        11
  1. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA        14
  2. CRONOGRAMA................................................................................................................15
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16
  1. INTRODUÇÃO

No decorrer da história da humanidade, é notória as diferentes concepções sobre o que é beleza, de acordo com o contexto sócio-histórico-cultural. Entretanto, se tem algo que nunca muda, é o fato de que a imagem feminina sempre esteve associada a um ideal de padrão de beleza vigente, formulada em domínio público e vinculada às normas que variam de acordo com o período histórico e cultural. Esse fato vem se intensificando cada vez mais na contemporaneidade, com a influência da globalização, do capitalismo e do avanço dos meios de comunicação, que oprimem e controlam o corpo e a aparência das mulheres desde o seu surgimento, criando estereótipos de beleza totalmente inalcançáveis e escravizando mulheres desde o início de suas vidas, transformando seus corpos em motivo de audiência.

Com o desuso da mídia impressa, o foco migrou para as redes sociais. O Instagram é o terceiro aplicativo mais baixado e usado no mundo (Senso Tower), sendo as mulheres a maior parcela de usuários (SEBRAE [2018] apud DINO, 2018). Esse espaço midiático tem sido o palco principal de disseminação do modelo de corpo perfeito e de padrões de beleza, que se delimitam e corpos magros, esbeltos, com curvas acentuadas trabalhadas em academia. Diariamente mulheres e jovens mulheres são bombardeadas com publicações de fotos de corpos perfeitos; selfies e stories com peles perfeitas, rostos harmonizados, narizes afinalados, e lábios bem preenchidos. Mas nada disso é natural, os corpos perfeitos são cheios de edições e photoshops, as selfies com rostos harmonizados não passam de filtros que buscam encaixar a beleza da mulher em uma caixinha padronizada. Mas a que preço?

A fixação por uma aparência computadorizada e irreal pode representar riscos físicos e psicológicos às mulheres que são constantemente expostas a esse tipo de padronização instagrammer. Cada vez mais vemos que a baixa autoestima, e a insatisfação com a própria imagem se tornou uma característica da maioria da população feminina, visto que, vem se tornando cada vez mais comum vermos mulheres que se sentem desconfortáveis em apresentar sua imagem real ao mundo, já que aquilo visto em seu Instagram é completamente tratado, editado e distante da realidade. A partir disso, muitas desenvolvem distúrbios alimentares e de imagem; recorrem às cirurgias e procedimentos estéticos.

  1. OBJETIVOS

  1.  Geral:

Compreender os impactos da ditadura do padrão de beleza ‘’Instagrammer”, na  saúde mental, autoestima e autoimagem feminina.

  1. Específicos:

  • Verificar a relação entre o padrão “instagrammer” e a crescente busca por procedimentos estéticos;
  • Buscar compreender o motivo da influencia instagrammer na saúde mental feminina;
  • Investigar o impacto dos filtros na autoimagem e autoestima.

3. JUSTIFICATIVA

       A presente pesquisa se faz importante pela relevância e atualidade do assunto, que engloba a realidade da maioria da população feminina, e tem forte impacto e influência sobre as mesmas. Entende-se que a ampliação do conhecimento acerca das repercussões de conteúdos divulgados no Instagram, que padronizam a beleza da mulher e reforçam a necessidade do corpo magro, como única possibilidade de corpo belo e adequado, é importante para a melhor compreensão das implicações desse fenômeno. E, por ser um fenômeno relativamente novo, são poucos os estudos que tratam sobre o assunto.

      A influência das mídias sociais que retratam a imagem manipulada que não representa o real, com a finalidade de causar um impacto entre as mulheres para que elas se sintam mal. Por fim a tecnologia é usada para modificar a imagem na indústria da beleza há vários anos ‘’[...] a cultura das mulheres é um meio adulterado e cerceado [...]’’ (WOLF, 1992, p. 109). Com a a editação das fotografias são deletadas os sinais corporais com isso a story cidade da mulher é acabada adjunto com sua identidade retirando o real valor da vida e da beleza feminina. Nesse contexto, ao acreditar que o Instagram além de ser uma plataforma da mídia se torna uma ponte de propaganda bastante utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (183.1 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com