TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  23/10/2018  •  Resenha  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 6

O décimo capítulo do livro Comportamento Organizacional, do autor Stephen Robbins, inicia com a pergunta: a compreensão errada de algumas palavras pode ser a diferença entre a vida e a morte? Dessa forma, a pergunta em questão é respondida por meio de exemplos do setor de transporte aéreo, na qual desastres ocorreram entre os anos de 1977 a 2001 em vários países devido falha de comunicação. Por isso, esse capítulo objetiva mostrar que a boa comunicação é essencial para a eficácia de qualquer organização ou grupo.

Dentro de um grupo ou organização, a comunicação tem quatro funções básicas: agir no controle do comportamento das pessoas, por meio de hierarquia e orientações formais que devem ser seguidas por seus funcionários; facilitar a motivação, pois a comunicação esclarece aos funcionários o que deve ser feito, qual a qualidade do seu desempenho e o que fazer para melhorá-lo; fornece um meio para a expressão emocional de sentimentos e para a satisfação de necessidades sociais, pois o grupo de trabalho é a fonte primária de interação social, por isso, a comunicação que ocorre dentro do grupo é um mecanismo fundamental para que seus membros expressem suas frustrações ou sentimentos de satisfação; e proporciona as informações de que as pessoas e os grupos precisam para tomar decisões ao transmitir dados para que se identifiquem e avaliem alternativas.

Antes que a comunicação seja expressa, é necessário que uma mensagem seja transmitida. E para isso ocorrer, deve-se passar de um emissor/fonte, que inicia a mensagem pela codificação de um pensamento, para um receptor, que é para quem a mensagem se dirige. A mensagem é codificada (convertida em um formato simbólico) e transmitida através de uma mídia (canal) até o receptor, que traduz (decodifica) a mensagem iniciada pelo emissor. O resultado é a transferência de um significado de uma pessoa para outra. A mensagem é o produto físico codificado pelo emissor, ou seja, quando falamos, a fala é a mensagem ou quando escrevemos, o texto escrito é a mensagem.. O canal é a mídia por onde a mensagem viaja, ele é selecionado pelo emissor que deve determinar qual canal é formal (estabelecidos pela organização e transmitem mensagens que se referem às atividades relacionadas com o trabalho de seus membros) e qual é informal (são espontâneos e surgem como resposta às escolhas individuais).

A comunicação flui em duas dimensões, verticalmente e horizontalmente. A dimensão vertical é dividida em descendente, onde a comunicação flui dos níveis mais altos para os mais baixos. Ele é usado pelos executivos e líderes para atribuir tarefas, fornecer instruções de trabalho, informar aos subordinados sobre políticas e procedimentos, identificar problemas que necessitam de atenção e fornecer feedback sobre desempenho, não sendo necessário comunicação oral ou face a face; e ascendente, que é a comunicação que se dirige aos escalões mais altos do grupo ou da organização. É utilizada para fornecer feedback aos executivos, informá-los sobre os progressos em relação às metas e relatar os problemas que estão ocorrendo. A comunicação ascendente mantém os dirigentes informados sobre como os funcionários se sentem em relação ao seu trabalho, seus colegas e à organização em geral. Os executivos também contam com este tipo de comunicação para obter ideias sobre como as coisas podem ser melhoradas.

Tratando-se de comunicação organizacional, o principal foco das empresas, tratando-se de redes e meios de comunicação, são: redes formais em pequenos grupos que podem ser muito complexas, pois incluem centenas de pessoas e dezenas de níveis hierárquicos. Essa rede é condensada em pequenos grupos, de cinco pessoas cada, em três tipos comuns. Essas redes são a tipo cadeia, que segue rigidamente a cadeia formal de comando e é encontrado em uma organização de três níveis rígidos; a tipo roda, que depende do líder para agir como conduto central de toda a comunicação do grupo e pode ser encontrada em uma equipe com um líder forte; e todos os canais, que permite que todos os membros do grupo se comuniquem ativamente uns com os outros e é geralmente encontrado na prática em equipes autogerenciadas, nas quais todos os membros do grupo têm liberdade para contribuir e ninguém assume o papel de líder. Há também a rede de rumores, considerada uma rede informal, mas importante fonte de informações. Tem três principais características, são elas: não é controlada pela direção da empresa; é tida pela maioria dos funcionários como mais confiável e fidedigna do que os comunicados formais vindos da cúpula da organização; e é largamente utilizada para servir aos interesses pessoais dos que a integram. E por ultimo a comunicação eletrônica, que inclui o correio eletrônico (ou e-mail), redes intranet e extranet, e a videoconferência.

O ultimo tópico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com