TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA Goffman

Por:   •  26/5/2015  •  Resenha  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 3

                                         Universidade de Brasília-UNB

                                         Faculdade de Ceilândia-FCE                                                                                                            

                     Disciplina: Introdução as Ciências Sociais em Saúde

                                        Professora: Érica Quinaglia Silva

             Aluna: Juliana Ferreira de Jesus Matrícula: 15/0013876 Turma: D

                    Texto: Manicômios, prisões e conventos – Goffman

Neste texto Erving Goffman analisa profundamente o mundo das instituições totais através de um trabalho de campo, realizada pelo próprio autor, em uma instituição psiquiátrica.

 Instituição total é definida como um local de trabalho ou moradia apartada da sociedade totalmente fechada e regralizada. Apresenta caráter clinico, prisional ou conventual. Abrigam pessoas incapazes de cuidar de si mesmas, portanto inofensivas; Pessoas perigosas, que cometeram crimes intencionais; Pessoas que optam por “fugir do mundo”. Essas instituições têm características singulares, tais como: Possui um único local para todos, atividades são feitas em grupo, tem os horários e regras estabelecidos pela instituição.

Existe o estabelecimento de hierarquia entre a equipe dirigente e os internados. Seus valores são negligenciados. O trabalho é escasso ou escravo havendo uma desmoralização do ser humano. Suas famílias são totalmente desvinculadas. Os internados passam por um processo de “mortificação do eu” com o objetivo de enquadrar o individuo- Perda de identidade, nome, obrigadas a usar uniformes, raspar a cabeça, exames invasivos, ou seja, perda total de seu “estojo de identidades”. Goffman analisa também o tempo vivido no interior da instituição com atividades programadas com o objetivo de disciplinar os internados e inibir seu desenvolvimento pessoal.

Essas instituições são uma organização instrumental com limites físicos e com total submissão entre os internados. Existem certos direitos garantidos de padrões de bem-estar. Cooperação por valores comuns. Castigo para os internados cooperarem. Inclui disciplina de atividade e disciplina de ser.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com