TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOFÍSICA DA FUNÇÃO RENAL

Por:   •  1/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.227 Palavras (13 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST

MEDICINA VETERINÁRIA

ALINE CURTE

JHENIFER TOLEDO

JHONATAN GHISI DE OLIVEIRA

MATHEUS ALFREDO

RAFAELA MACHADO DA SILVA

VINICIUS BASTOS

BIOFÍSICA DA FUNÇÃO RENAL

LAGES

2017

ALINE CURTE

JHENIFER TOLEDO

JHONATAN GHISI DE OLIVEIRA

MATHEUS ALFREDO

RAFAELA MACHADO DA SILVA

VINICIUS BASTOS

BIOFÍSICA DA FUNÇÃO RENAL

 

Trabalho disciplina de Biofísica

 2702N de graduação apresentado do

Curso de Medicina Veterinária do

Centro Universitário Facvest - Unifacvest

Prof. ME. Eloisa Carla Bach

LAGES

2017

 INTRODUÇÃO

        Os rins possuem como principal função, se encarregar de eliminar as substâncias tóxicas. Sua estrutura biofísica é constituída por um conjunto de órgãos sendo eles : um par de rim e de ureteres,uma bexiga urinária e uretra.Esses órgãos são subdivididos em secretores, que são os responsáveis pela formação da urina, e os excretores, que são responsáveis por expelir a urina para fora do corpo.Tais órgãos também atuam na função de filtrar o sangue.

        No sistema renal, o principal componente a ser citado é o rim, pois é o mesmo que possui unidades como funcionais do sistema, como os néfrons, glomérulos e túbulos renais, além de ser o rim, o qual libera a maioria de subprodutos metabólicos do corpo, ainda pode-se acrescentar a participação do mesmo na produção de alguns hormônios importantes como a renina por exemplo.

 BIOFISICA DA FUNÇÃO RENAL 

        A função renal é constituída por um par de rins, que removem substancias do sangue, formam a urina e ajudam a regular alguns processos metabólicos. Constituída também por um par de ureteres que fazem o transporte da urina pela bexiga (armazena urina) e uretra em que sua função é conduzir a urina para fora do corpo.

         Pode-se dizer que a função do rim é “cooperar na manutenção do regime estacionário do meio interior”. Suas principais funções são:

  • Eliminar substâncias tóxicas do metabolismo.
  • Manter o equilíbrio de eletrólitos, tais como: Sódio, potássio, cloro, hidrogênio entre outras.   Regular o equilíbrio acido básico, mantendo o Ph do sangue.
  • Regular a osmolaridade e volume de liquido no corpo.
  • Excretar substâncias exógenas.
  • Produção de hormônios, como a eritropoetina, renina, vitamina D, cininas e prostaglandinas.
  • Produção de urina.

NÉFRON

        Os néfrons são unidades funcionais dos rins, cada rim contém aproximadamente um milhão de néfrons, no qual estes vão participar na filtragem do sangue, no retorno de substancias úteis para o sangue e na remoção de substancias que não sejam necessárias para o corpo. São componentes do néfron: Glomerulo e túbulo renal

  • Glomerulo: Rede de capilares glomerulares que emergem da arteríola aferente, estes capilares são recobertas por células epiteliais chamadas de capsula de bowman. O sangue é filtrado pelas paredes dos capilares glomerulares para capsula de bowman (primeira etapa da formação da urina).
  • Tubulo renal: Formado pelo túbulo proximal, alça de henle, túbulo distal e túbulo coletor, tem a função de reabsorção e secreção. Subdivide-se em: Tubulo proximal, alça de henle (ramo ascendente parede espessa e ramo descendente parede fina), macula densa, túbulo distal, túbulo conector, ducto coletor, pelve renal.    

                                                                                                                                                                                                                      

        O processo de filtragem, Reabsorção e secreção mais detalhadamente funciona da seguinte forma:

  • O sangue entra pela artéria aferente, passa pelos capilares glomerulares, sai pela artéria eferente e circula em intima proximidade com o setor de circulação da urina, dividindo seu fluxo entre os capilares peritubulares e pelos vasos retos. Em seguida, os dois fluxos desembocam na veia renal, voltando à circulação venosa. Ao passar pelo glomérulo, uma fração de água e pequenos solutos passam pela membrana filtrante, deixando um sangue enriquecido em proteínas passar para a artéria aferente. Assim ocorre a filtração.
  • O liquido filtrado é contido pela capsula de bowman que é impermeável e envolve o glomero. Dai o fluxo filtrado se desloca para os túbulos proximais e passa aos tubos distais e dai ao tubo coletor. Ocorrendo a reabsorção e secreção.

 FILTRAÇÃO GLOMERULAR

         A filtração do plasma nos glomérulos obedece às diferenças de pressão existentes no glomérulo.

         No glomérulo há formação de um ultrafiltrado do plasma sangüíneo que é chamado de filtrado glomerular e que será recolhido pela cápsula de Bowman.

        Forças Envolvidas Pressão hidrostática capilar glomerular = 60mmHg = favorece a filtração

        Pressão hidrostática espaço de Bowman = 18 mmHg = Opõe-se a filtração.

         Pressão coloidosmótica capilar glomerular = 32 mmHg = Opõe-se a filtração A diferença   de 10 mmHg é a pressão de Filtração.

        A membrana glomerular é porosa e permite a passagem de pequenas moléculas e solutos em geral, além de líquido plasmático.

 PRESSÃO HIDROSTÁTICA E COLOIDOSMOTICA DO CAPILAR

        A pressão hidrostática é a pressão exercida pela presença física do líquido, de sangue, Se houvesse apenas a presença da pressão hidrostática, haveria um grande edema contínuo, com perda constante de líquido para o interstício. Curiosamente, à medida que há extravasamento de líquido (plasma) de dentro do vaso, as proteínas do sangue aumentam, proporcionalmente.                                                                                                                                                                                                                                                                                              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (174.2 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com