TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS.

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL DE LEME

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA

5º SEMESTRE 2015

AVA

TEMA: A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS.

BRENDA LEAL CARDOSO            RA: 2289527585

LEME

2015

BRENDA LEAL

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS.

Relatório correspondente a terceira aula da matéria

do AVA  de Desenvolvimento econômico.

Profª. Azael de Oliveira Pompeu.

LEME

2015

  1. INTRODUÇÃO 

O presente relatório nos familiarizará em como o mundo anda evoluindo cada vez mais rápido com a interferência da globalização, com o fenômeno de outsourcing, e o surgimento da BRICS. Como uma empresa evolui dia a dia em uma era em que se você não se manter atualizado ou informado simplesmente para de crescer, que esta em constante mudança e tecnológico.  

  1. DESENVOLVIMENTO
  • O fenômeno da globalização.

A globalização é um processo econômico e social que visa estabelecer uma associação entre os países, pessoas do mundo todo e empresas multinacionais ou transnacionais. Deixando as distâncias cada vez mais curtas, nos dando a impressão que o planeta esta cada vez menor e facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente. Realizando transações financeiras e comerciais, espalhando aspectos culturais pelos quatro cantos do mundo. O processo da globalização começou pela busca pelo lucro, para atender ao capitalismo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização. Em principal os países mais desenvolvidos; de modo que pudessem procurar novos mercados devido ao consumo interno na época estar saturado. Nos anos 80, começaram a ser difundidas novas tecnologias que uniam os avanços da ciência com a produção: nas fábricas por exemplo, com robôs ligados aos computadores que aceleravam e até hoje aceleram a produção, realizando a redução da mão-de-obra necessária. Outros exemplos são a televisão e a internet que passam informações em tempo real de fatos que acontecem do outro lado do mundo, sendo que antigamente ficaríamos sabendo do ocorrido no mínimo 60 dias depois. O cidadão de hoje em dia necessita se manter atualizado, pois estamos vivendo em uma era de informações e descobertas em todos os setores, sendo esses: na musica, na medicina, na politica, na ciência e entre outros.

  • O fenômeno de outsourcing.

O mundo vem se aperfeiçoando cada dia mais, tanto o mundo moderno quanto o mundo das organizações, e isso tudo graças a globalização. A globalização é um processo de integração econômica, social, política e cultural entre os dois mundos. Com essas mudanças, o mercado de trabalho vem tendo cada dia mais concorrentes, os clientes se tornam mais exigentes, com isso, ocorre a integração regional entre os países, uma internacionalização entre o sistema produtivo, sistema capital e sistema do investimento, isso tudo contribui com uma expansão dos mercados e isso faz aumentar as trocas de informações com mais rapidez. Para ajudar nesse processo, as organizações passaram a contar com apoio de serviços, destes processos, dois se destacaram: o outsourcing e o offshoring. O termo outsourcing pode também ser chamado como a terceirização de atividades ou processos de uma empresa, ele entra em importância quando as empresas precisam racionalizar recursos, redefinir o modo de trabalho, e trabalhar com produtos mais viáveis, com isso levando a uma mão-de-obra bem mais barata que o esperado. O que mais agrega com esse processo é o ganho de eficiência em pouco tempo por conta da redução de gastos. Setores de serviços gerais e de segurança são um dos exemplos de serviços terceirizados, é também comum terceirização em serviços ligados a tecnologia de informação. Antes as empresas contratavam serviços de terceiros apenas para funções não ligadas à sua atividade, hoje em dia, vem crescendo muito a tendência desses serviços para executores de atividades essenciais, tais como produção, distribuição e operação.

  • Coca-Cola.

Com o fim das barreiras comerciais entre os países e a formação de blocos econômicos como: Comunidade Europeia, surgindo um novo tipo de comprador, o consumidor global, tendo em vista as marcas mundialmente consumidas como Coca-Cola, que fazem parte dos hábitos e da vida dos habitantes dos cinco continentes. A Coca-Cola é produzida por uma empresa chamada Coca-Cola Company, que por sua vez, com sua receita singular e secreta como costumam alegar produz o concentrado do xarope e distribui pra empresas terceirizadas engarrafadoras franqueadas do mundo inteiro para produção. Com o passar do tempo cada vez mais moderna e com menos mão de obra conforme a modernidade e tecnologia. A Coca- Cola é uma marca centenaria que ao passar dos anos e às variedade de gostos e necessidades dos consumidores conseguiu se manter no topo. A marca já foi acusada de ser símbolo do imperialismo americano, de provocar obesidade e de conter aditivos nocivos à saúde e com isso passou a responder com inovações e estratégias. A marca possui uma linha de 450 marcas, dentre elas: chás, sucos e água mineral. Abrangendo também com a marca uma linha de vestuário. 560 milhões de vezes por dia, consumidores em mais de 160 países bebem Coca-Cola, Fanta, Sprite e outros produtos da Coca-Cola Company. Quase metade de todos os refrigerantes vendidos em todo o mundo são produtos da marca. Durante e após a Segunda Guerra Mundial, foram duas etapas fundamentais para empresa e foi quando a Coca Cola iniciou seu processo de globalização. A internacionalização e obtendo o melhor Share em todas os mercados, mesmo comprando os concorrentes esta foi a estratégia de conquistar o mundo.  Sempre mantendo um ciclo de vida empresarial em permanente evolução, um fenômeno de marketing inigualável atuando em todas as camadas sociais e ao mesmo tempo esperta a tudo que elas podem oferecer na forma de oportunidades para inovar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (397.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com