TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTmento organizacional

Por:   •  14/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

Dentro de uma organização interferem significativamente as atitudes e os valores no comportamento de cada indivíduo. Uma organização ou uma empresa podem tentar administrar as atitudes das pessoas. Os valores muitas vezes são as causas das atitudes e servem com grande importância e como previsores na identificação do perfil da motivação do indivíduo, como também podem regular seu interesse pelo próprio trabalho.

2. Desenvolvimento

Para ser, e sentir-se motivado depende do valor de cada pessoa individualmente. O conceito da motivação inclui muitas características específicas.

O comportamento, os princípios e motivos variam de pessoa para pessoa, e também depende da situação em qual a pessoas se encontram (problemas familiares, saúde, rede social, entre outros...). Deve ser levado em consideração também, o fato, de que as pessoas mudam continuamente, assim como o ambiente de trabalho.

Porque uma pessoa prefere o trabalho desafiador e outro indivíduo não, a variáveis que explicam isso são as necessidades de nível superior:

• Necessidades de auto-atualização.

• Necessidades do ego

• Necessidades sociais

• Necessidades de segurança

• Necessidades fisiológicas

Pessoas com alta necessidade de crescimento, por exemplo, respondem bem melhor ao trabalho desafiador. Mas existem indivíduos que satisfazem essas necessidades de nível superior na vida fora do trabalho. Por isso eles não procuram e não querem nada desafiador em suas atividades de trabalho. Geralmente cada pessoa é motivada por natureza, pois ele não funciona mecânicamente, mas sim ele é um sistema orgânico.

Uma empresa que consegue cuidar do bem-estar psicológico das pessoas que trabalham na organização, com certeza atinge uma elevada motivação geral da equipe, e assim as empresas conseguem alcançar seus próprios objetivos mais fácilmente e mais rápido. Um líder motivado e motivador são fundamentais na organização, mas a tarefa de gerenciar pessoas é uma tarefa muito difícil, que precisa de um alto grau de maturidade e equilíbrio pessoal.

3. Considerações

Uma liderança tem um papel fundamental para a realização e o sucesso das metas e do propósito da empresa, mas com certeza a motivação, o desejo de ter um trabalho desafiador ou não, tem muito a ver com a situação completa e a fase em qual o indivíduo se encontra. A motivação e o potencial de desenvolvimento, assumir responsabilidade e a vontade de aprender cada dia mais, e ser cada dia melhor existe em cada pessoa. O desafio é como animar o individuo de viverem todas estas forças, que cada um tem dentro de si mesmo.

4. Referências Bibliográficas:

BELLI VIEIRA, Carolina; VILAS BOAS, Ana Alice. Motivação na Administração Pública: considerações teóricas sobre a aplicabilidade dos pressupostos das teorias motivacionais na esfera pública. 2011. 18 p. gestão estratégica Trabalho (CB)- castelo branco, SÃO PAULO, 2011.Disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com