TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing na Medicina Veterinária

Por:   •  12/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.327 Palavras (18 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Nomes:
Ana Carolina Vanin
Karolina Rusa
Natália Ruiz
Nicole Carneiro

Marketing na Medicina Veterinária

Lavras
2018


Conteúdo

1. INTRODUÇÃO        3

1.1 Histórico        3

1.2 Definição de Marketing        4

1.3 Definição de valor        5

1.4 Definição de troca        5

1.5 Definição de transações        5

1.6 Definição de mercado        5

2. MARKETING NA MEDICINA VETERINÁRIA        5

3. LEGISLAÇÃO NA MEDICINA VETERINÁRIA        6

4. MARKETING DE RELACIONAMENTOS        7

5. MARKETING EMPRESARIAL        8

6. MARKETING PESSOAL        11

6.1 Marketing Pessoal para Veterinários        13

7. CONCLUSÃO        14

8. REFERÊNCIAS        14

1. INTRODUÇÃO

1.1 Histórico

        Desde os períodos mais longínquos da história que podemos encontrar alguns fatores mostrando que o “marketing” é algo que sempre foi utilizado nas trocas comerciais e na própria criação do comércio tradicional de antigamente. Sendo esta uma ciência em constante mutação e adaptação as novas realidades, podemos encontrar algumas referências importantes ao longo da história.
        Em 1954 Peter Drucker lança o livro “A prática da Administração”, que apesar de não ser unicamente acerca de marketing, torna-se o primeiro registo escrito que aborda o marketing como ferramenta indispensável à venda de um produto. Em 1960, Theodore Levitt, professor da Harvard Business School e mais tarde intitulado como “pai do Marketing” escreveu um artigo onde revelou a importância da satisfação dos clientes e transformou a cultura de “vender a qualquer custo” em “satisfação garantida”. Em 1967, Philip Kotler, professor da Kellogg School of Management, lança a 1ª edição do seu livro “Administração de Marketing”, onde reuniu, testou e consolidou as bases daquilo que até hoje formam a base do Marketing.
        Na década de 70, grandes empresas começam a aparecer com os primeiros departamentos de marketing como necessidade de sobrevivência. Em 1982 Tom Peters e Bob Waterman lançam o livro “Em busca da excelência” que foi até hoje o livro de marketing mais vendido de todos os tempos. Nesta publicação focam toda a sua atenção no cliente, direcionando pela primeira vez o marketing também a pequenas e médias empresas. Ainda na década de 80, surgem alguns autores que até hoje são referências na área, tais como Conrad Levinson com o conceito de “Marketing de guerrilha” e Masaaki Imai, considerado o pai do Kaizen, por terem abordagens originais acerca do marketing e que ainda hoje são amplamente utilizadas.
         Na década de 90, inicia-se o comércio eletrônico, o serviço de atendimento ao consumidor, entre outras inovações nesta área, além de inicia-se o conceito de marketing direto e marketing one to one. Inicia-se na década de 90 também, o conceito de “marketing social”, no qual o mercado exigiu que tivesse que haver uma preocupação com o bem-estar da sociedade. A opinião pública passou a estar diretamente ligada as empresas e a responsabilidade social torna-se uma vantagem competitiva. Já nos anos 2000, com o amadurecimento da internet, começam as pesquisas sobre webmarketing e comércio eletrônico, o cliente começa a estar muito mais informado acerca do que pretende e também relativamente aos produtos e serviços que consome.
         Na década de 2010, aparece o “marketing de busca” (conjunto de estratégias de marketing, que visam atingir o cliente no momento em que pretende o produto) e a compra on-line, acontecendo a explosão do marketing de Facebook.

1.2 Definição de Marketing

        Marketing define-se geralmente como o conjunto de métodos, ações e técnicas que se utilizam, com o objetivo de implementar uma estratégia para que seja possível vender um produto, bem ou serviço. O termo em inglês marketing significa ação do mercado (Las Casas, 2009).

        Segundo Kotler, 2000, marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.         O autor Cobra, 1992, explica o marketing como sendo o processo de planejamento e execução desde a concepção, apreçamento, promoção e distribuição de ideias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais.
        Zaltman, 1987, coloca o marketing como um processo em que as trocas ocorrem entre pessoas e grupos sóciais. Já Kotler e Keller (2006), marketing é “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Isto é, todos os autores concordam que o marketing é basicamente um processo de troca entre pessoas com o objetivo de satisfazer suas necessidades.

1.3 Definição de valor

        Valor é conceito fundamental e central em um plano de marketing. O foco de qualquer empresa é fornecer o mais alto nível de valor agregado em seus produtos ou serviços, de forma a maximizar seus lucros (LOVELOCK e WIRTZ, 2006).
         O valor pode ser observado de duas formas, sob duas nomenclaturas distintas, mas combinados em um mesmo produto ou serviço, em proporções diferentes. O valor tangível refere-se aos aspectos físicos, a forma como o serviço ou produto é apresentado visivelmente ao cliente. O valor intangível é composto pelos benefícios que o consumidor espera obter na aquisição de bens ou serviços (KOTTLER e KELLER, 2006).

1.4 Definição de troca

        Troca pode ser definida como um processo que envolve a transferência de algo tangível ou intangível, real ou simbólico, entre dois ou mais autores sociais. Envolve a obtenção de um produto de alguém, oferecendo algo em substituição (MOWEN e MINOR, 2003).

1.5 Definição de transações

        O conceito de transação refere-se ao acordo obtido através de uma negociação em que necessariamente existam ao menos duas partes engajadas. É a troca de recursos entre essas partes em um dado momento e local (KOTER e KELLER, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com