TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Urinário

Por:   •  7/10/2016  •  Resenha  •  4.002 Palavras (17 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 17

O sistema urinário é constituído pelos rins e pelas vias urinarias. Nós e os animais temos 2 rins.

Os rins vão ser responsáveis por filtrar o sangue e formar um ultrafiltrado que vai passar pelas vias urinarias, vai ser transportado para o meio externo. As vias urinarias são constituídas pela pelve renal, ureteres, bexiga e uretra.

A urina vai se formar a partir de um processo de filtração do sangue. Os rins vão filtrar o sangue e vão produzir o ultrafiltrado glomerular, que é uma parte liquida que contem resíduos do metabolismo que não são uteis mas que contem algumas substancias que ainda podem ser utilizadas pelo organismo.

Lá no glomérulo renal, o sangue será filtrado, vai ser produzido o ultrafiltrado glomerular que vai passar por outras partes do néfron e algumas coisas boas vão ser reabsorvidas. A maior parte da agua filtrada pelo glomérulo vai ser reabsorvida pelos túbulos; aminoácidos, glicose, algumas proteínas de baixo peso molecular passam pelo processo de filtração do glomérulo acabam sendo absorvidos.

99% da agua do ultrafiltrado é reabsorvida.

As vias urinarias vão armazenar resíduos líquidos. A bexiga tem a função de armazenar temporariamente a urina antes que ela seja lançada no meio externo.

É função também do sistema urinário, transportar os produtos residuais para o exterior através da uretra. Também faz um equilíbrio acido/básico e hidroeletrolítico do nosso corpo (vai controlar o que será perdido, por exemplo, K, Ca, Cl, P podem ser perdidos).

Os rins tem função endócrina, produzindo hormônios chamados de renina, eritropoitina e metabólitos ativos de vitamina D. A renina é um hormônio que vai ser responsável por participar do controle do volume e pressão sanguínea. A produção desses hormônios afeta o controle e a pressão do sangue. A renina participa de um complexo de hormônios chamado renina-angiotensina-aldosterona, que fazem parte de umas células que são presentes no sistema urinário que recebe o nome de Aparelho Justa-Glomerular. A eritropoietina é um hormônio produzido pelo rim que vai atuar lá na medula óssea estimulando a síntese de eritrócitos (um individuo que tem insuficiência renal pode ter anemia, porque o rim não esta trabalhando direito e não esta produzindo eritropoietina então a medula óssea esta sendo pouco estimulada a produzir hemácias). O rim também tem a participação na ativação da vitamina D. Ela é ingerida na sua forma inativa, então ela precisa passar por processos de hidroxilação e reações químicas que acontecem na pele em relação aos raios ultravioletas, por isso é importante tomar sol. Essa vitamina está sofrendo um outro processo de hidroxilação no fígado e depois no rim (um individuo que tem insuficiente renal ou hepática pode ter problemas com metabolismo de vitamina D principalmente em relação ao Ca).

Macroscopicamente observamos uma região chamada hilo, onde penetram as artérias e saem as veias e o ureter. O parênquima renal é subdividido em 2 regiões: uma externa chamada de córtex ou cortical e a mais interna que é chamada de região medular.

As aves não possuem bexiga, então a urina das aves é produzida pelo rim, vai para os ureteres, vai direto pra cloaca e dali vai pro meio externo.

Existe uma proporção de tamanho da região cortical e medular, geralmente é 1 pra cortical e 2 ou 3 pra medular. A região medular é constituída por estruturas que parecem uma pirâmide, a base fica em contato com a região cortical, e o ápice vai formar a papila renal que vai desembocar no cálice menor e depois na pelve. Existem algumas características de acordo com as espécies, por exemplo, o rim do gato é mais pálido e os vasos sanguíneos que ficam embaixo da capsula desse rim formam sulcos. No rim do gato, é normal a degeneração gordurosa. As células do epitélio tubular acumulam gordura e é fisiológico deles.

Existem rins que são constituídos por um único lobo (unilobares) que vamos observar nos carnívoros, pequenos ruminantes e cavalos. E existem os rins multilobulares dos suínos e bovinos.

A unidade morfológica funcional do rim é chamada de néfron. Cada rim vai ter milhares de néfrons. O néfron vai produzir a urina que vai cair no ducto coletor que vai desembocar lá na pelve renal.

O néfron é constituído pelo corpúsculo renal (cápsula de Bowman + tufo capilar), túbulo contorcido proximal, alça de henle e o túbulo contorcido distal.

O corpúsculo renal é constituído pela capsula de Bowman e o tufo capilar (formado pela arteríola aferente formando um enovelado de capilares sanguineos). O sangue vai chegar pela arteríola, vai ser filtrado e vai cair no espaço urinário e depois vai para os túbulos.

Na região cortical são observados corpúsculo renal e os túbulos. Na região medular, só são vistos os túbulos.

O glomérulo é um emaranhado de capilares sanguíneos fenestrados e alguns elementos do sangue vão conseguir passar por essas fenestras para o espaço urinário.

As diferenças macroscópicas da região cortical da medular, justamente porque na região cortical estão os glomérulos.

Na histologia, a região cortical tem várias estruturas roxas que são os corpúsculos renais e entre eles estão os túbulos. E na região medular só tem os túbulos.

O corpúsculo renal é constituído pela capsula de Bowman e o tufo glomerular. A capsula de Bowman é constituída por dois folhetos. Ela tem um epitélio simples pavimentoso que vai constituir o folheto parietal e o visceral. O folheto visceral vai recobrir o tufo glomerular e vai ser constituído por células modificadas que recebem o nome de podócitos, são células que tem prolongamentos citoplasmáticos que vão abraçar os capilares sanguíneos do tufo glomerular, com o objetivo de tampar as fenestras dos capilares e pra impedir que elementos importantes do sangue consigam passar pelas fenestras. O folheto parietal vai formar a capsula de Bowman que vai determinar o espaço urinário.

Entre os capilares existem as células chamadas mesangiais ou intercapilares, que tem a função de fazer fagocitose de restos celulares velhos e dar suporte ao enovelado de vasos sanguíneos que constitui o tufo glomerular.

Existem uns espaços entre os prolongamentos dos podocitos, que vão se chamar diafragma da fenda. É por esse espaço que elementos vao sair do capilar pro espaço urinário.

Trajeto do sangue: chega pela arteríola aferente → tufo glomerular pra ser filtrado → retorna já filtrado à corrente sanguínea pela arteríola eferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com