TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema urinário

Por:   •  18/9/2017  •  Seminário  •  3.056 Palavras (13 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 13

Clínica

Sistema urinário

Componentes do sistema urinário:

  • Rins                              trato urinário superior
  • Ureteres
  • Bexiga urinária trato urinário inferior              
  • Uretra

Rins

Filtra o sangue, secreta o excesso de substâncias, reabsorve substancias importantes que foram filtradas, excreta hormônios e regula pressão arterial.

Unidade funcional do rim: Néfron, dividido em região cortical e medular. A quantidade de néfrons é variará conforme a espécie, sendo que a quantidade deste está diretamente relacionado com a fragilidade desse sistema em determinadas espécies. Ex. o sistema urinário do gato (250 mil néfrons) é mais frágil, comparado com o do Cão (500 mil néfrons).[pic 1]

Todos os glomérulos estão situados na região cortical, por isso ela tem aspecto mais vermelho, por ser muito vascularizada.

Caso ocorra uma isquemia por vasodilatação de eferente ou vasoconstrição da aferente, ou então substancias tóxicas no sangue, e haja morte de néfron (destruição da membrana basal, que é um componente proteíco do capilar glomerular, que tem a capacidade de repitalizar o néfron, voltando a sua função), este não pode ser substituído funcionalmente (será substituído por tecido fibroso), sobrecarregando o néfron vizinho, pois a pressão hidrostática que iria para dois néfrons, agora iria somente para um, lesando parede glomerular; isso tende a levar a morte desses néfrons vizinhos e conforme eles vão sendo substituídos por tecido fibroso, isso piora a condição dos néfrons remanescentes, por isso que a doença renal crônica é progressiva e irreversível.

25% do sangue está o tempo todo no rim, caso haja uma perda de sangue (hemorragia, desidratação, etc.) diminuirá o aporte sanguíneo no rim e isso ativará um sistema de proteção (renina-angiotensina-aldosterona) que fará vasoconstrição periférica, e nesse momento o rim também é considerado menos importante, portanto também sofrerá vasoconstrição, e se isso perdurar por muito tempo haverá lesão renal por isquemia.

O epitélio renal é constituído por apenas uma camada de células, portanto é um epitélio muito delicado, sendo assim as agressões são fáceis de ocorrer por agente químicos ou biológicos.

Fisiopatogenias

 Funções dos rins

  • Filtração – excreção de toxinas. Toxinas nitrogenadas pelo catabolismo proteíco, ex. amônia, uréia, creatinina, alguns aminoácidos e hormônios, como gastrina e paratormônio; outras substâncias onde seu excesso é maligno, como fósforo e potássio, cloreto. Caso a filtração dessas substancias não seja o suficiente para mantê-las em equilíbrio no organismo, o corpo começa a secreta-las também, principalmente na porção distal do túbulo.
  • Reabsorção – equilíbrio hídrico, eletrolítico e acidobásico. O túbulo inteiro possui várias bombas de sódio para a capitação de água. Reabsorve também glicose, aminoácidos, pequenos peptídeos, bicarbonato. No equilíbrio acidobásico, o rim além de reabsorver, ele também gera bicarbonato pela anidrase carbônica, que pega o gás carbônico e transforma em H2CO3 que se dissocia em H+ e HCO3, onde o H+ se juntará com a amônia e é excretado ficando somente o HCO3 (bicarbonato).
  • Secreção – controle da eritropoiese (eritropoietina), ativação de vitamina D, controle da pressão arterial (renina).  A hipotensão é prejudicial ao rim, e ela é detectada pela macula densa que liberará renina, para ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona, que fará vasoconstrição periférica para preservação do centro (cérebro, pulmão e coração), a aldosterona reabsorverá mais sódio, que trará com ele mais agua, e o ADH que também será secretado, pela hipófise, abrirá os canais de aquapurinas para maior reabsorção de agua aumentando a volemia e aumentando a pressão arterial.

Quando se perde função de filtração

Toximia

Sintomas: apatia ou prostração, anorexia, náusea (toxinas nitrôgenadas estimulam o centro do vômito), o excesso de amônia sérica é uma fonte de nitrogênio para bactérias do trato digestório, causando estomatites, diarreia, gastroenterite, gastrite.

Mensuração da quantidade filtrada (exame laboratorial): dosagem de ureia e creatinina, fósforo ou outra substancias que eu sei que deverá ser filtrada.

Quando se perde o equilíbrio hídrico

 Lesão tubular (antes de perder a capacidade de filtração, é perdido a capacidade de reabsorção)

Sintomas: desidratação, poliúria, polidipsia

Exame laboratorial: densidade baixa, alterações de sódio e potássio (sódio elevado e potássio baixo na urina)

Quando se perde o equilíbrio acidobásico

Acidose

Sintomas: taquipnéia

Exame laboratorial: pH ácido

Quando se perde o controle da pressão arterial

Em uma injúria aguda a pressão cai por desidratação, porém se for um processo crônico a pressão tende a ficar cada vez mais alta, pois a quantidade de sangue que deveria estar no rim (25%) ele já não comporta, sobrecarregando assim os vasos artérias, causando a síndrome cardiorrenal.

Ureteres, bexiga urinária e uretra

São vias de acesso da urina para o meio externo e armazenamento do mesmo.

Os problemas de trato urinário inferior são relativamente simples de tratar, sendo o maior problema desse sistema, quando o conteúdo urinário extravasa para a cavidade abdominal, em uma ruptura, ou em casos de obstruções, onde o conteúdo fica retido por muito tempo nessas vias, ele acaba sendo reabsorvido, voltando assim as substancias (onde seu excesso será tóxico para o organismo).

Quando se perde o ato de micção

Sintomas: dor ao urinar, polaquiúria, desconforto na região hipogástrica, hematúria, incontinência urinária, espasmo uretral (comuns em traumas espinhas que comprimem o nervo pudendo) na cistite- febre e prostração.

Quando extravasa urina para cavidade abdominal

Rupturas, traumas e obstruções completas (reabsorção)

Reabsorção dos compostos nitrogenados que anteriormente haviam sidos filtrados pelo rim.

Semiologia do sistema urinário

  • Anamnese
  • Inspeção         é preciso avaliar o animal por inteiro, independente da queixaprincipal
  • Palpação

Identificação do animal

  • Espécie
  • Raça
  • Idade
  • Sexo

Anamnese

  • Queixa principal: anorexia, prostração, polidipsia, poliúria

Quando começou? Pode ser agudo ou crônico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (405.2 Kb)   docx (229.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com