TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cadeia produtiva é um conjunto de atividade

Por:   •  4/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA[pic 1][pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS – CCHSA

CADEIA PRODUTIVA II

             PROF. DR. CARLOS AUGUSTO

DISCENTE: SAMARONE XAVIER DA SILVA

CADEIA PRODUTIVA DO COURO

Introdução

Os questionamentos presentes neste trabalho têm como objetivo de desenvolver o conhecimento sobre a cadeia produtiva do couro. Uma atividade pouco explorada pelo comercio brasileiro, mas de uma grande importância para economia nacional, já que a pecuária é uma atividade muito presente em nosso país. A cadeia produtiva do couro não se prende apenas a um seguimento bovino, ela também pode ser derivada de outros animais. Seu mercado ainda está em desenvolvimento e cada vez mais forte quando se trata em mercadoria exportada ela supera todas as expectativas de mercado, o que faz desse setor um importante elemento do sistema agroindustrial de bovinocultura de corte.

Como está organizada a cadeia produtiva do couro bovino

A cadeia produtiva é um conjunto de atividades ligadas entre si, etapas consecutivas, essa mostra as diversas transformações que ocorre com uma matéria prima até a chegada ao consumidor final. Ela é composta por quatro segmentos maiores que a comercialização, a industrialização, a produção de matérias-primas e o fornecimento de insumos. Através desses segmentos podemos destrinchar qualquer cadeia produtiva, encontrar todos os elos e conjunturas envolvidas nas atividades.  A cadeia produtiva do couro tem inicio com atividade pecuária, esta atividade possui diferentes tipos de criação o que favorece inúmeros tipos de couro, seja ele de alta até mesmo de péssima qualidade, vai depender da forma que o animal é criado.

A cadeia produtiva do couro é dividida em produção pecuária, onde se dá a criação dos animais, em seguida ocorre o abate (momento que é retirado à pele do animal), o couro então é salgado e enviado para curtimento (etapa em que acontece o corte e acabamento do couro), em seguida ele é transferido para beneficiadora do couro, e então comercializado.                

[pic 3]

Principais elos da cadeia produtiva do couro

Essa tem elos bases para o desenvolvimento de um couro de boa qualidade. A pecuaria é tida como um dos principais elos, pois é onde se tem o primeiro manejo do couro que interfere diretamente na sua qualidade final do couro. Após os cuidados tomado no inicio vem precauções  na hora do abate. Outro ponto importante é a face do curtimeto e salga. Os curtumos recebem as peças de couro salgadas dos frigoríficos, lá elas são processadas total (couros acabados) ou parcialmente (wet blue ou semi-acabados - crust). E por fim temos a transformação do couro em produtos diversos.

As principais regiões produtoras, beneficiadoras e exportadoras do couro bovino.

Os frigoríficos são os principais influenciadores na produção do couro, verifica-se a concentração de uma maior quantidade de empresas beneficiadoras e exportadoras nas regiões Sul e Sudeste, e de uma menor quantidade de empresas na região Nordeste e Centro-Oeste.

Importância socioeconômica cadeia produtiva do couro

A atividade do couro gera para ao país milhares de empregos, gerando renda media a população. Como diz Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, 2011, uma característica da indústria brasileira de couro pode ser destacada: a concentração do emprego e da produção em um número reduzido de grandes empresas, marcada pela predominância quantitativa dos pequenos curtumes, e, por outro lado, um expressivo grau de concentração em termos de pessoal ocupado. Outra característica da indústria brasileira de couro é a concentração geográfica da produção, que conta com a formação e o desenvolvimento de polos coureiro-calçadistas, os quais tendem a fortalecer o posicionamento das empresas geograficamente aglomeradas, especialmente das pequenas e médias empresas. Verifica-se a concentração de uma maior quantidade de empresas de menor porte médio, que mantêm salários médios superiores, nas regiões Sul e Sudeste, e de uma menor quantidade de empresas de maior porte médio na região Nordeste e Centro-Oeste. Tudo isso favorecido pelas localizações dos frigoríficos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (217.3 Kb)   docx (265.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com