TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanizaçao agrícola

Por:   •  4/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  1.220 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Para acoplar implementos de arrasto (ligados somente à barra de tração), é necessário que o trator seja manobrado em marcha ré e que os orifícios da barra de tração sejam encaixados com os orifícios do cabeçalho do implemento. Após estarem perfeitamente alinhados, deve-se colocar o pino para engatá-los e aplicar os freios de estacionamento do trator. Depois de realizado o trabalho, deve-se desacoplar o implemento do trator. Já para os implementos montados (acoplados ao sistema hidráulico de três pontos localizados na parte traseira do trator), é preciso engatar a marcha ré utilizando a marcha reduzida, com o hidráulico abaixado; deve-se direcionar o trator de maneira a deixa-lo bem próximo dos três pontos, com os orifícios de acoplamentos do implemento e o engate é iniciado quando o trator e o implemento estiverem com coincidência ou pequenas diferenças no ponto de acoplagem. Agora, mais precisamente, o primeiro passo é engatar o braço inferior esquerdo, depois colocar o pino para travar; depois, engatar o braço superior (que pode ser regulado conforme for melhor para o ajuste) e assim que encaixar, colocar o pino de trava; Por último, deve-se engatar o braço inferior direito, sempre regulando uma manivela que permite aumentar ou reduzir a altura do braço, depois de acoplado, coloca-se o pino. Alguns implementos além de estarem acoplados no sistema de três pontos do trator, também devem ser acoplados à tomada de potência (TDP) do trator. Tal operação deve ser realizada com o motor do trator desligado. Primeiramente, retira-se o protetor da tomada de força, em seguida, acopla-se o eixo cardan ao eixo da tomada de força do trator, corretamente ajustado às suas estrias e seus orifícios, sem deixar de verificar se o pino está travado.

2 - As máquinas utilizadas para preparo do solo são máquinas responsáveis por preparar o solo para receber um plantio, o sucesso final da produção depende desse trabalho inicial. O preparo inicial é quando uma área ainda não foi utilizada na agricultura, por isso, é composta por uma vegetação muito densa, com árvores, arbustos e mato. Algumas máquinas que são usadas para fazer a limpeza da área são: destocadores, serras, lâminas empurradoras, lâminas niveladoras, escavadeiras e perfuradoras. Já as máquinas para o preparo periódico do solo, são aquelas utilizadas para mobilizar o solo, fazendo com que esse solo apresente condções consideradas ideais para que uma semente se desenvolva de maneira satisfatória. Exemplos de implementos ou máquinas utilizadas no preparo periódico do solo são: arados de aivecas, arados de discos, grades, subsoladores, enxadas rotativas e sulcadores.

  3 – Para facilitar e fazer um melhor e mais rápido trabalho, de maneira correta no solo sabemos que é preciso a utilizar implementos agrícolas e um trator. Para que isso ocorra, nós, como técnicos, devemos saber como trabalhar com esses implementos. Devemos saber se é um implemento de arrasto, semi-montado ou montado, ou seja, se é ligado à barra de tração, sistema hidráulico ou à tomada de potência. É necessário todo conhecimento para fazer as manobras corretas, usar as marchas na hora certa e saber encaixar cada ponto em seu devido lugar. A importância de saber as técnicas de acoplagem se dá em um contexto de retorno econômico. Se por exemplo, não forem aplicados os freios de estacionamento do trator depois que estiver na posição correta para colocar o pino nos implementos de arraste, poderá acarretar acidentes, mas principalmente diminuir a vida útil tanto do trator quanto do implemento, pois irá exigir mais dos mesmos, e também irá exigir do operador e como já estudamos anteriormente, o bem-estar é um favor primordial para a melhor realização do trabalho com o trator.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com