TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUIMICO BROMATOLOGGICO DOS RESIDUOS DA AGROIDUSTRIA

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

UNIDADE ACADÊMICA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS 

[pic 2]

ANALISE QUIMICO BROMATOLÓGICA E DIGESTIBILIDADE IN VITRO DE RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA

Projeto referente ao trabalho de conclusão do curso de Zootecnia da aluna Valéria Bentes Ferreira como parte dos requisitos para obtenção do título de graduação em zootecnia.

Orientadora: Patrícia Mendes Guimarães.

RIO LARGO

ABRIL, 2009

1. INTRODUÇÃO

A Fruticultura no nordeste brasileiro, de modo geral, vem passando por um processo de profissionalização, caracterizado pela exploração de áreas mais extensas, utilização da irrigação e pela adoção de novas tecnologias, visando elevadas produções e qualidades dos frutos.

Em resposta ao avanço da fruticultura, o número de agroindústria instalada por toda região tem aumentado significativamente, gerando incremento na produção de resíduos agroindustriais não-utilizáveis na alimentação humana, que podem ser aproveitados na dieta animal, tornando-se importante fator de barateamento nos custos de produção (Lousada Junior et. al., 2005). Uma vez que a alimentação dos animais representa um dos maiores custos da atividade pecuária, principalmente quando se utilizam fontes alimentares como o milho que apesar das elevadas qualidades nutricionais, apresentam em geral custo elevado.

A destinação imprópria de resíduos da agroindústria, produzidos em larga escala em quase todo o Brasil hoje, é um problema merecedor de atenção com respeito à poluição ambiental. Os resíduos agroindustriais e do beneficiamento de produtos vegetais podem ser utilizados na alimentação de ruminantes e contam com a vantagem de estarem disponíveis, geralmente, no período de estiagem, onde há escassez de forragem verde (Neiva júnior, 2005).

Os co-produtos da agroindústria podem consistir em fontes valiosas de proteína, energia e fibra. No entanto, como a variabilidade no conteúdo de nutrientes é maior para os co-produtos do que para os alimentos convencionais, análises freqüentes da composição química devem ser realizadas para obtenção de melhores resultados (Lima, 2005).

Tal aspecto pode ser avaliado de acordo com pesquisas e estudos realizados, vindo a estimar características importantes como o coeficiente de digestibilidade e o valor nutricional, onde estes dependem, primeiramente, da composição química e também da capacidade digestiva do animal para o alimento alternativo.

Logo, é desejável para produção animal, conhecer quais dos resíduos da agroindústria apresentam valor nutricional viável para utilização na dieta animal para garantir a viabilidade na utilização das mesmas com maior lucro para a atividade.

2. OBJETIVO

2.1. GERAL

  • Avaliar a análise química bromatológica e digestibilidade in vitro de resíduos da agroindústria.

2.2. Específico

  • Determinar as características dos resíduos da acerola, do coco e do maracujá:
  • Determinar a composição bromatológica de resíduos da agroindústria de sucos e doces (maracujá, acerola e coco);
  • Determinar a digestibilidade in vitro da matéria seca dos resíduos estudados.        
  • Determinar a concentração de tanino condensado total, tanino solúvel, tanino condensado ligado ao FDN e Proteína dos resíduos estudados;

3. MATERIAL E MÉTODOS

O trabalho será realizado no laboratório de nutrição animal na Unidade Acadêmica Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo – AL.

3.1 Amostras analisadas

        As amostras a serem analisadas serão obtidas da agroindústria alagoana de sucos e doces (Cooperativa Pindorama). Após a realização das coletadas, as amostras serão secas em estufa a 45 °C, moídas, armazenadas e por fim analisadas. Onde a descrição detalhada da obtenção destes resíduos e da quantidade mensal produzida também fará parte do estudo.

3.2 Composição Bromatológica

As análises bromatológicas serão realizadas nas dependências do Laboratório de Nutrição Animal do Centro de Ciências Agrárias (Ceca/UFAL). Para as análises bromatológicas serão utilizadas as metodologias descritas por Silva e Queiroz (2002). Serão determinadas a porcentagem de matéria seca (MS), matéria mineral (MM), extrato etéreo (EE), pela metodologia de Weende; os teores em proteína bruta (PB) pelo método Kjedahl; a fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), hemicelulose e lignina, pelo método de Van Soest e o nitrogênio insolúvel em detergente ácido (NIDA), com o resíduo do FDA e sem adição do sulfito de sódio.                                                  

3.3. Concentração e adstringência dos taninos condensados        

Os níveis de tanino condensado solúvel e ligado ao resíduo sólido da amostra, de cada resíduo, serão determinados pelo método butanol-HCl, descrito por Terrill et al. (1992).

Em ambos os casos, as amostras terão suas absorbâncias lidas a 550 nm em espectrofotômetro e o resultado convertido em % de tanino condensado e % de tanino equivalente ao de tanino de jurema-preta, com base na equação de regressão das curvas padrão feitas a partir dos taninos condensados purificados de jurema-preta. A concentração total em taninos condensados será obtida pela soma das frações solúvel e ligada ao resíduo.

A adstringência dos taninos será medida pelo método de difusão radial (HAGERMAN, 1987). Os taninos difundirão através de um gel de agarose com proteína sérica bovina (BSA) e formarão um precipitado em forma de anel, cujo diâmetro será considerado proporcional a sua capacidade de precipitar proteínas (adstringência).                

3.4. Digestibilidade in  vitro da matéria seca (DIVMS)

O coeficiente de digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS) será determinado utilizando o equipamento (DAISY; ANKOM technology Corp., Fairport, Ny), baseado na metodologia em dois estágios de Tilley e Terry (1963).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com