TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio em Zootecnia

Por:   •  27/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVO GERAL DO ESTÁGIO        

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

3.        DESCRIÇÃO GERAL DO LOCAL DE ESTÁGIO        

4.        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        

4.1        ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE A ASSISTÊNCIA TÉCNICA        

3.2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA AGROPECUÁRIA        

5.        CONCLUSÕES        

6.        SUGESTÕES        

7.        REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

A produção leiteira vem crescendo significativamente desde 2005 até os anos atuais, a estimativa é que este crescimento foi de pouco mais de 35% nos últimos anos, segundo dados do IBGE de 2014. Tendo os estados do sul destaques na produção leiteira nacional.

Os Estados da Região Sul tem alguns pontos favoráveis para o sucesso da atividade leiteira, como: clima ameno, pastagens de qualidade, produção agrícola em larga escala o que permite a utilização de “subprodutos” de qualidade das lavouras na alimentação das vacas leiteiras, produtores capacitados, rebanhos de genética de ponta, povos que trazem em sua cultura a experiência na criação do gado leiteiro, programas governamentais de apoio a atividade entre outros aspectos que beneficiam a produção.

        O mercado neste setor está em constante expansão e o aumento do rebanho e a tecnificação da produção são os grandes responsáveis pelo aumento. As cooperativas estão cada vez mais exigentes quanto a qualidade do leite recebido dos produtores. Assim temos a assistência técnica como grande aliada do produtor. Tornando os animais mais produtivos, melhorados geneticamente e melhor alimentados, melhorando consequentemente a produtividade dos rebanhos.

  1. OBJETIVO GERAL DO ESTÁGIO

O objetivo geral do estágio foi buscar por meio do estágio, adquirir experiência profissional na área de bovinocultura de leite junto ao corpo técnico da empresa Primato Cooperativa Agroindustrial. Assim como complementar o processo ensino-aprendizagem e realizar o cumprimento da carga horária do estágio supervisionado II.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Realizar visitas técnicas junto com a equipe técnica;

- Observar o manejo empregado nas propriedades pecuárias;

  1. DESCRIÇÃO GERAL DO LOCAL DE ESTÁGIO

A Cooperlac Cooperativa Agroindustrial foi fundada em 15 de julho de 1997, em Toledo/PR com objetivo de servir de estímulo, desenvolvimento e defesa econômico social das atividades dos cooperados. Logo após constituída, filiou-se a Cooperativa Agropecuária Central Sudoeste – SUDCOOP, atual Frimesa.

Em 2008 foi finalizada a construção da indústria de alimentos para animais e lançada a marca de alimentos para animais Prima Raça. Em 22 de novembro de 2008 a Cooperlac Cooperativa Agroindustrial apresentou para seus clientes, cooperados, colaboradores e parceiros a nova marca e identidade visual. A partir de fevereiro de 2009, alterou a sua razão social, passando a chamar-se Primato Cooperativa Agroindustrial.No mesmo ano, abriu uma vinícola e intensificou a industrialização de uva, com a produção de suco, vinhos e espumantes de marca própria. Em fevereiro de 2010, abriu a sua primeira unidade de supermercado. Em outubro de 2011, inaugurou a segunda unidade de supermercado, e em abril de 2013 inaugurou a terceira unidade de supermercado juntamente com o restaurante Primato, ambas em Toledo - PR.

Primato é uma cooperativa, que totaliza mais de 2000 cooperados e fechou 2011 com um faturamento de 119 milhões. É dona de 14% da Frimesa, para a qual entrega mais de 2,5 milhões de litros de leite e 17 mil cabeças de suínos, ao mês. O que representa a média de 22% de tudo que a Frimesa industrializa. Atualmente possui 24 unidades pelo estado do Paraná, em Toledo, Nova Santa Rosa, Catanduvas, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Cascavel, São Pedro do Iguaçu, Francisco Beltrão, Vera Cruz do Oeste.

O presente estágio foi realizado na unidade localizada em Cascavel- PR, que foi recentemente inaugurada, e presta serviços a todos os cooperados da região.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A Primato Cooperativa Agroindustrial trabalha com fomento a pecuária de leite, utilizando uma sistemática de pagamento do leite ao produtor, em que se valoriza a matéria-prima de qualidade e a fidelidade do produtor ao sistema cooperativista.  A cooperativa oferece atendimento técnico com uma equipe qualificada de profissionais da área para prestarem serviços relacionados ao segmento de bovinos de leite.

Ao longo de estágio foram realizadas visitas técnicas aos cooperados, visando maior qualidade de seus produtos e visando maior sanidade dos rebanhos cooperados.

  1. ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE A ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Durante a assistência técnica foram realizados atendimentos aos animais com problemas no pré e pós parto. Sendo geralmente problemas relacionados a nutrição dos animais, manejos inadequados, bem como planejamento para melhoramento genético do rebanho.

INFECÇÕES UTERINAS:

As infecções uterinas pós-puerperais  acometem as vacas após o período de involução uterina. Apresentam geralmente caráter mais crônico, em relação ás puerperais. Raramente o animal acometido vai manifestar sequer sintomatologia sistêmica. É uma condição que apresenta ocorrência variável, porém geralmente elevada, entre 10 a 50% (Fernandes et al. 1998; Fernandes, 1999; Ferreira et al., 2000; Fernandes & Granja Jr., 2001). Apresentando geralmente de forma crônica.  A ocorrência se deve a uma série de situações comuns, nos diferentes esquemas de manejo empregados como deficiências nutricionais, falta de higiene durante a monta ou inseminação artificial. Sendo que o tratamento aplicado durante a assistência foi a infusão de antibióticos via intra uterina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (158.1 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com