TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA DO MARACUJAZEIRO

Por:   •  8/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 4

                                                                  [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS VEGETAIS

DISCIPLINA: HORTICULTURA

       

                                  MOSSORÓ 2016

                A CULTURA DO MARACUJAZEIRO

INTRODUÇÃO

   Originário de regiões tropicais o maracujazeiro encontra no Brasil condições excelentes para o seu cultivo. É um fruto rico em vitaminas e minerais, principalmente  A e C, muito apreciado pela qualidade de seu suco, de sabor e aroma agradáveis. A maracujina, a passiflorine e a calmofilase são princípios farmacêuticos contidos nas folhas da planta, de amplo uso como sedativo e antiespasmódico.

  O Brasil destaca-se como principal produtor mundial de maracujá, com cerca de 90% da produção, em seguida os países: Peru, Venezuela, África do Sul, SriLanka e Austrália. A produção brasileira, em torno de 478 mil toneladas, apresenta rendimento de 13,8 t ha-1. As Regiões Norte e Nordeste respondem por mais de 80% da produção nacional.

  No Brasil, o fruto do maracujazeiro é utilizado, principalmente para o consumo in natura e fabricação de sucos. O suco, além de ser consumido no mercado interno, é também exportado. Para os exportadores brasileiros, o principal mercado ainda é o europeu, o qual adquire mais de 90% de suco. No entanto, há boas perspectivas para os mercados norte-americano, canadense e japonês.

ORIGEM

  O maracujá é uma planta nativa da América do Sul mais precisamente no Brasil, é hoje cultivado em diferentes partes do mundo: Peru, Venezuela, África do Sul, SriLanka e Austrália. O maracujá tem mais de 150 espécies nativas no Brasil. As suas propriedades medicinais são bastante conhecidas, é um fruto rico em vitaminas e minerais principalmente A e C.

O Brasil é o principal produtor de maracujá do mundo.

IMPORTANCIA ECONÔMICA

O Brasil é o país do maracujá.

Maior produtor mundial da fruta, o Brasil é também o maior consumidor. Essa preferência nacional é cultivada em cerca de 33.000 ha, em quase todos os estados da federação de acordo com o IBGE, em 2001 o maracujá amarelo só não foi plantado comercialmente em Roraima e Rio Grande do Sul.

Dados da Embrapa mostram que a produção brasileira em 2010 foi de 920 mil toneladas, cerca de 70% da produção mundial. A produtividade média brasileira é estimada em 14 toneladas de hectare por ano. Mas o potencial da cultura pode chegar a 50 toneladas de hectare por ano, com o uso de espécies melhoradas geneticamente.

PRODUÇÃO

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

UTILIZAÇÕES DO MARACUJÁ

No Brasil o fruto é utilizado para consumo in natura e na fabricação de sucos. Seu uso principal é na alimentação humana na forma de sucos, doces, geleias, sorvetes e licores. O suco além de ser consumido no mercado interno, também é exportado, o principal mercado é o europeu, o qual adquire mais de 90% de suco.

As folhas e raízes do maracujazeiro possuem a  maracujina , a passiflorine e calmofilase, princípios farmacêuticos muito usados como sedativos, antiespasmódico, anti-inflamatórios depurativos e suas sementes atuam como vermífugos. As cascas e as sementes do maracujá, como subproduto da industrialização do suco, podem ser processadas para fabricação de óleos comestíveis rações e adubos.

BOTÂNICA

Família: Passifloraceae

Gênero: passiflora

Nome cientifico: passiflora sp

 Dentro deste gênero existe cerca de 300 a 580 espécies, no Brasil já foram encontradas aproximadamente 150 espécies, a maioria para fins ornamentais e cerca de 60 produzindo fruto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (546.1 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com