TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura do Pessegueiro

Por:   •  7/1/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Porque as plantas temperadas entram em dormência e perde as folhas? Porque ela se dá ao luxo de perde as folhas?

Dormência é um mecanismo para sobrevivência e resistência à baixas temperaturas em regiões muito frias (temperadas). Um dos princípios desse mecanismo é a perda de folha através da elevação do ABA e redução dos promotores de crescimento, baixando assim o metabolismo da planta a praticamente zero durante o acumulo de UF. Ao atingir a quantia necessária de UF, o nível de ABA é reduzido e os promotores de crescimento voltam à agir

Quando e aonde elas abrigam energia para continuar seu processo de respiração (viva)?

Após a colheita, a planta começa a armazenar reservas principalmente no caule e nas raízes, possibilitando o consumo durante a dormência.

  1. As plantas frutíferas de clima temperado entram em dormência, para entrar em dormência ela responde a uma faixa de temperatura, qual seria esta faixa?

A indução da dormência é ocasionada por baixas temperaturas (outono inverno) e a quebra de dormência ocorre quando a planta atinge determinado acumulo de UF. Unidade de Frio é relativa à uma hora em que a planta ficou exposta em temperaturas por volta de 7,2 graus. Sendo o acumulo ponderado, abaixo de 2 e acima de 13 graus, acumula-se apenas 0,5 UF. A baixo de 0 e acima de 16, o ganho é nulo.

  1. Quais são as práticas para quebra de dormência?

A quebra de dormência pode ser feita com frio artificial em mudas, utilização de dormex nas gemas ou com BioAlho.

  1. Porque algumas plantas frutíferas devem ser podadas? E quais os tipos desta poda?

A poda é realizada com o objetivo de dar forma à planta, distribuir e controlar, melhorar a qualidade e uniformizar a produção, manter proporção entre ramos vegetativos e reprodutivos, escalonar época de colheira. Quanto aos tipos, podem ser de: Formação, Frutificação, Renovação, Limpeza ou Arejamento e Manutenção da produção

  1. Descreva os hábitos de frutificação de plantas frutíferas de clima temperado:

R: Ramos do Ano: ramos que nascem naquela estação de crescimento, ou seja, logo após que a planta sai da dormência e já produzem. Ex: videira, caquizeiro, figueira.

Ramos de Ano: são plantas como por exemplo o pessegueiro que possui 3 gemas, sendo 2 desta floríferas (irão produzir frutos na estação) e 1 ramo vegetativo novo, que no próximo ano este será o ramo principal originando novas gemas floríferas e vegetativas.

Estruturas especializadas: são estruturas especializadas para a formação de flores e frutos, por exemplo no caso da macieira esta estrutura chama-se esporores que leva 2 anos para serem formados, por isso deve se ter cuidados com a poda, se vir a cortar estes esporões a planta não ira frutificar e assim está só produzira frutos quando novos destes estiverem aptos.

  1. Considerando a idade distinta de cada estrutura em qual delas precisa de uma forma de poda?
  2. quanto mais velha a estrutura mais cuidados deve se ter porque demora 2 anos para se formar essa estrutura, na dúvida não se meche. Ex: os esporões da macieira.

R: A necessidade de frio de uma determinada cultura, juntamente com o zoneamento climático dita ao produtor se o seu local é apto a receber a determinada cultura a ser implantada e a variedade desta que melhor se enquadraria em sua propriedade. Por exemplo, no zoneamento climático da maça do Paraná Londrina está na linha transitória entre cultivares com pouca exigência de frio e não apto para o cultivo, assim não se indicaria por exemplo o plantio da cultivar de maça Gala (600 UF) e sim indicaria o cultivo de uma cultivar em que se precisa de menos UF a EVA – Iapar 75 (150 UF).

  1. Qual a importância de se conhecer as necessidades de frio de uma determinada cultura, e como isso afetaria o planejamento de um pomar?

  1. Qual a tecnologia utilizada para superar o período de dormência, quais são suas vantagens?

PROVA PÊSSEGO

  1. Qual a importância em se conduzir um pessegueiro, explique como é realizada a condução em taça e quantos anos demora para a formação?

R: Objetivo: formar pomares uniformes; permitir forma conveniente e adequada; dar forma planta; distribuir e uniformizar a produção; manter regular a produção de ramos vegetativos e frutíferos. Além disso a planta do pessegueiro participa da categoria de poda decisiva, em que caso a poda não seja realizada a planta produz pouco ou frutos de má qualidade.

Taça aberta:

  • Muda bem formada;
  • Tutoramento através de uma aste central;
  • Poda-se deixando 5 pernadas;
  • Poda das pernadas para para propiciar inclinação adequada;

O sistema de condução em taça é a mudar a conformação natural da planta para uma em que se pareça com uma taça eliminando os ramos centrais e direcionando os periféricos de forma a se parecer com uma taça aberta, assim confere postura compacta e direcionada da planta afim de facilitar colheita, poda, e outros manejos necessários a cultura. Esse direcionamento é realizado quando a planta ainda jovem e recém instalada em campo, onde estas possuem galhos flexíveis que são orientados de forma livre com barbantes ou cordinha e estacas.

  1. Qual a importância do raleio e como ele é feito?

R: O raleio de frutos é essencial para uma produção de qualidade no pomar, como os frutos competem entre si e também com o desenvolvimento vegetativa por agua e nutrientes, o desenvolvimento das plantas e dos frutos prejudicados com excesso de frutos.

  • Aumentar a qualidade e tamanho dos frutos: plantas frutíferas possuem uma alta capacidade de produção de frutos, mais esta alta produção pode vir a prejudicar devido a frutos desuniformes em tamanho, maturação.
  • Padronizar a qualidade dos frutos na colheita: eliminação de frutos danificados (pragas, doenças ou defeitos de outros fins);
  • Equilíbrio entre vegetação e frutificação das plantas;
  • Evitar quebra de ramos;
  • Evitar produção excessiva, manter equilíbrio das reservas.

  1. Quais cuidados se deve tomar ao implantar um pomar de ameixa?

R: Prunus domestica.

As plantas de ameixa possuem flores auto-estereis, isto é, incompatibilidade de polinização em função da cultivar, por isso necessita-se de variedades polinizadoras intercaladas. Pode ser as duas cultivares de interesse ou só a polinizada de interesse. No caso se somente a cultivar polinizada for de interesse deve plantar esta em maior proporção, e no caso de as duas for de interesse  utilizar proporções mais iguais. Mas deve se tomar cuidado ao implantar a sincronia de polinização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com