TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mecanização Agrícola

Por:   •  1/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

VISITA TÉCNICA

 (FAZENDA SANTA CLARA)

Disciplina: Mecanização Agrícola

Fevereiro de 2018

Cronograma seguido da visita técnica:

Chegada 09:00hrs

           Tanques de piscicultura

 Ordenhadeira e mediações do curral

Aprisco

Pocilga

Galpão de mecanização agrícola

Galinheiro

Almoço

Visita ao bezerreiro com explicação de como identificar algumas doenças nos bezerros e como organizar os piquetes.

Piscicultura com visita aos tanques e açudes

Retorno às 14:30hrs

Sistemas de produção: Bovinos de leite, duzentos animais girolando com ordenhação de quatrocentos litros de leite por dia o mesmo a destinado á venda em laticínio da região de São domingos do Araguaia, gado de corte novecentos animais, cerca de quatrocentos ovinos de corte, entre as raças Santa Ines e White dorper no rebanho, já o sistema de criação de peixes no local conta com oito tanques, e duas represas, para capitação de água, sendo utilizado em sistema extensivo com diversas variedades de espécies tais como tambaqui, tabatinga, tilápia, pintado, pirarucu dentre outras, a produção é destinada a comercialização da carne e futuramente venda de alevinos. Na suinocultura há criação de animais das raças Piau, Duroc e Large White. A avicultura ainda esta em andamento e sem quantificação exata de aves no momento da visita a priori esses animais é apenas para consumo da fazenda e futuramente com implantação de projetos e aumento das possibilidades de criação se estenderá a comercialização.

Os outros sistemas são plantio de acerola, coco e pimenta com sistema de irrigação por gotejamento.

Além dos sistemas de produção a fazenda conta com maquinários e implementos agrícolas que auxiliam na execução dos trabalhos na propriedade como abertura de represas, terraplanagem, roçagem dos pastos e também de renda que parte do aluguel das mesmas. Vale ressaltar que houve uma explicação bastante ampla acerca da descrição técnica e também sobre a função de cada maquinário e implementos disponível no local.

A Mecanização Agrícola

O uso de maquinários agrícolas é de grande importância ao grande e pequeno produtor  e tem como objetivo aumento da sua produtividade e racionalização dos custos, a mecanização é algo prático e de grande valia em vista que facilita cada vez mais a lida no campo, diminuindo os custos com mão de obra, e tem-se maior praticidade, reduz o tempo de trabalho dos funcionários e o trabalho árduo, (RODRIGUES, 2017).

A mecanização tem com o objetivo apoio, estimulando e promovendo o desenvolvimento econômico e social com a geração de emprego e renda através do aumento da produtividade e diversificação nas propriedades rurais.

Mecanização no Campo

A Mecanização no Campo mudou a rotina da produção e as relações de trabalho nas zonas rurais, o homem sempre foi dependente da natureza e da produção vinda do campo e durante a maior parte de nossa história, a humanidade viveu atrelada aos fatores relacionados à produção no campo e buscando formas de aumentar sua produtividade e esse avanço se deu, sobretudo, quando foram inventadas máquinas capazes de potencializar as tarefas é a isso que se chama Mecanização do Campo, o que fez avançar enormemente nossas capacidades produtivas e que está sempre em constante evolução, respondendo a novas pesquisas e tecnologias desde que as máquinas passaram a fazer parte da realidade do campo, este nunca mais foi o mesmo. As novidades surgiram em consequência da Revolução Industrial, no século XVIII, que não só criou indústrias em centros urbanos, mas desenvolveu-se tecnologias que foram aplicadas à agricultura a Mecanização no Campo adotou ferramentas que substituíram o trabalho de seres humanos ou facilitou suas atividades embora essa mecanização tenha gerado o desemprego de trabalhadores rurais, pode-se dizer que foi responsável por boa parte do desenvolvimento humano, pois, caso não houvesse modernização, o trabalho humano não daria conta de sustentar a população mundial de hoje. A Mecanização no Campo ao longo da história adotou máquinas como tratores,  colheitadeiras e semeadeiras, tecnologias que aumentaram a produção em grande escala. A mecanização ajuda o produtor a preparar o solo para a plantação, faz a manutenção da lavoura, revoluciona o plantio e a colheita com operações rápidas e eficientes. Na agricultura moderna, o trator é o grande símbolo de tecnologia aplicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (317.4 Kb)   docx (98 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com