TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absorção de Nutrientes pela Cultura da Berinjela

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

NUTRIÇÃO MINERAL DE HORTALIÇAS

IV Absorção de Nutrientes pela Cultura da Berinjela

H.P. Haag

P. Homa

RESUMO

Plantas de berinjela da var. Híbrida F. Piracicaba nº 100 foram cultivadas em vasos contendo sílica e irrigados com solução nutritiva completa. Quando as plantas atingiram 36 dias de idade da germinação, foram colhidas amostras de 10 em 10 dias até aos 126 dias para determinação do peso da matéria fresca e seca, assim como, análises químicas quantitativas para N, P, K, Ca, Mg e S.

O crescimento e a absorção de nutrientes é lenta até aos 56 dias, intensificando-se com o crescimento da planta.

Uma população de 20.000 plantas correspondentes a um ha absorve 88,8 kg de nitrogênio, 9,8 kg de fósforo, 142 kg de potássio, 43,1 kg de cálcio, 13,4 kg de magnésio e 5,4 kg de enxofre.

INTRODUÇÃO

 

As curvas de crescimento e de absorção de nutrientes pela cultura da berinjela, em função da sua idade, fornecem informações úteis para as práticas culturais, especialmente para a irrigação e aplicação de fertilizantes. Fica-se conhecendo a quantidade de nutrientes absorvidos e a intensidade de absorção pela planta durante o seu ciclo.

A absorção de nutrientes por hortaliças tem sido estudada, entre outros, por WARD (1967) em tomateiro e pepino; ZINK (1963, 1963 a, 1965 e 1966) em aipo, alho, espinafre e cebola; GARGANTINI et al., (1963) em tomateiro e HOMA et al. (1968) em couve-flor.

O presente trabalho tem por finalidade o estudo do crescimento e absorção de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre pela berinjela em solução nutritiva.

Optou-se pelo cultivo em solução nutritiva a fim de se isolar a planta dos fenômenos inerentes ao próprio solo, tais como a fixação de nutrientes, lixiviação e possível toxidez de algum nutriente ou elemento.

 MATERIAL E MÉTODOS

Sementes de berinjela (Solanum melonqena L. var. Híbrida F. Piracicaba, nº 100) foram postas a germinar em vermiculite. Oito dias após a germinação as plântulas foram selecionadas quanto ao tamanho, vigor e transplantadas na razão de uma para vasos impermealizados, contendo 7 kg de sílica. A partir deste momento todas as plantas foram irrigadas diversas vezes ao dia, por percolação, com solução nutritiva de HOAGLAND & ARNON (1950), modificada no que se refere ao fornecimento de ferro, que foi feito sob a forma de Fe EDTA.

As amostragens em número de 10, foram feitas em décadas, iniciando-se quando as plantas tinham 36 dias de idade da germinação. O número de vasos colhidos por década variou de forma a obter material suficiente para as análises químicas, mas nunca foi menor do que 4 vasos.

As plantas colhidas foram lavadas em solução de detergente diluída e em água destilada e depois divididas em parte aérea e frutos. As raízes foram desprezadas. As partes divididas foram pesadas e postas a secar em estufa a 85 °C. O material seco foi novamente pesado e moído em micro moinho Willey, peneira nº 20. O nitrogênio foi determinado pela técnica de micro Kjeldahl, descrita em MALAVOLTA (1957). No extrato nítrico perclórico do material seco e moído foram seguidas as recomendações de LOTT et al. (1956) para dosar o fósforo. Potássio, cálcio, magnésio foram determinados no mesmo extrato seguindo a técnica de absorção atômica THE PERKIN-ELMER CORP. (1966). O enxofre foi dosado por gravimetria (TOTH et al., 1948).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Crescimento

 

O peso de matéria fresca e seca da parte aérea e dos frutos em função da época de amostragem acha-se no Gráfico 1 e Quadro 1.

Pelo exame das curvas, referentes à matéria fresca, verifica-se que nos 36 primeiros dias a berinjela cresce muito pouco, cerca de 0,5% de seu crescimento total.

[pic 1]

Por ocasião da frutificação apresenta-se com 35% de seu crescimento máximo, continuando a crescer até o fim do ciclo. A berinjela acusa uma porcentagem elevada de água cerca de 87% de seu peso total até o final do ciclo, demonstrando a sua alta exigência em água.

Os frutos apresentam um desenvolvimento muito rápido, cerca de 9 gramas ao dia por planta.

[pic 2]

[pic 3]

A quantidade de matéria seca mantém-se baixa até aos 46 dias de idade, aumentando progressivamente até aos 126 dias, distanciando-se contudo nitidamente do peso da matéria fresca correspondente. Os frutos mantendo as devidas proporções acompanham o peso da matéria seca da parte aérea.

Concentração dos Nutrientes

As porcentagens dos constituintes minerais da parte aérea e dos frutos e suas variações nos diversos estágios de desenvolvimento são apresentados no Quadro 2.

As porcentagens de N, P e S são mais elevadas no início do desenvolvimento da planta diminuindo a medida que ela cresce. A porcentagem de K apresenta-se aproximadamente constante com pequenas flutuações durante o desenvolvimento vegetativo da berinjela. Os teores porcentuais de Ca e Mg diminuem até aos 86 dias, início da frutificação, para tornarem a elevarem-se até aos 126 dias.

As porcentagens de N, P, K, Mg e S decrescem no fruto à medida que este vai atingindo o amadurecimento, sendo que o teor de Ca se eleva.

Variação na Quantidade de Elementos Absorvidos

O Quadro 3 ilustra a absorção dos macronutrientes pela berinjela como porcentagem da quantidade máxima retirada.

Observa-se que os elementos são absorvidos em porcentagem reduzida até aos 76 dias, não ultrapassando a 30% do total. Nota-se igualmente que nenhum elemento tem época preferencial para ser absorvido, demonstrando assim que a berinjela cresce continuamente até cessar a sua produção de frutos.

Como a absorção de todos os nutrientes é pequena nos primeiros 66 dias, parece possível dispensar a adubação em cobertura nos primeiros 50 dias, transferindo-a para os 60 dias.

Extração e Exportação de Macronutrientes

 

O Gráfico 2 e Quadro 4 apresentam as quantidades médias totais em mg dos nutrientes extraídos por uma planta em função da época de amostragem.

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Verifica-se que até aos 46 dias é reduzida a quantidade de nutrientes extraídos. Dos 46 dias até aos 76 aumenta a retirada dos elementos principalmente K, N e Ca. Após os 76 dias com o início da fase de maior crescimento da planta há uma extração contínua dos nutrientes até aos 126 dias, principalmente K, N e Ca que se distanciam significativamente dos outros nutrientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (613.4 Kb)   docx (617.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com