TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agronomia estudos das agro industrias

Por:   •  6/4/2015  •  Resenha  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Estudos  de Sistemas Agroindustriais

       Os SAG’s ,segundo Zylbersztajn  (1996) , têm particularidade co0mo, por exemplo, a variabilidade no processo de produção e na produtividade afeta por condição naturais,variabilidade da renda do produtor .

O conceito de sistema agroindustrial (SAG) tem em sua essência a noção de conjunto, a visão do todo, de que as indústrias de insumos, produção agropecuária, indústrias de alimentos e o sistema de distribuição apresentam relações de dependência entre eles. Tal conceito traduz o que já se havia notado na prática: a análise compartimentada de cada agente não era possível, já que são impossíveis, na realidade, agentes que não sofram e exerçam, de alguma forma, influência sobre outros agentes integrantes de determinado SAG. Aliado a isso, o processo de globalização auxiliou ainda mais a consolidação dessa ideia e também trouxe consigo a 48 dimensão que o agronegócio tomou no mundo. A partir dessa nova ótica do agronegócio surgiram dois enfoques de análise dos SAGs: o primeiro, americano, enfatizando a coordenação com o Sistema de Commodities (CSA), envolvendo os conceitos de agribusiness, agribusiness commodity approach; e o segundo enfoque, francês, enfatizando as relações tecnológicas, com o conceito francês de Cadeia (Filière) Agroalimentar. Embora se trate de duas vertentes, elas não se opõem, mas se complementam, no sentido do melhor entendimento a respeito das relações nos SAGs.

Diante disso, compreende-se que, segundo Farina (1997), um SAG específico seja formado por firmas com diferentes níveis de coordenação vertical. Deste modo, entre estas são realizadas transações que podem se dar via mercado ou via contratos. Numa proposição realista, segundo a autora, os SAGs seriam formados por conjuntos de transações, governadas por diferentes graus de integração, nas quais existiriam uma mescla de elementos de relacionamento impessoal e de confiança. Outro ponto a se destacar é que podem existir diferentes formas de organização dentro do mesmo SAG, são os chamados subsistemas dentro de um Sistema maior (FARINA, 1997). Isso ocorre, conforme coloca a autora, devido às estratégias de segmentação por qualidade e diferenciação. Assim, novas estruturas de governança são necessárias para se ter um processo de coordenação eficiente do sistema e sucesso da estratégia. Exemplo disso é o processamento e transformação de café gourmet (o relacionamento entre os agentes se dá por relações contratuais complexas) e o café commodity (o relacionamento se dá via mercado, generalizadamente).

A razão para a existência da firma é abordada por muitos autores. Segundo Knight (apud ZYLBERSZTAJN, 2005), tal razão se dá pelo lucro e, ao considerar o lucro, tem-se que compreender os fatores de risco e incerteza associados a ele. O risco, segundo o autor, está associado ao ambiente onde se realizam as atividades de produção e é um fator que pode ser mensurado, e assim incluído nos custos de produção. Ao contrário da incerteza que não pode, já que não existem regularidades a serem exploradas. Dessa forma, o risco não pode ser fonte de lucro, mas acontecimentos incertos podem dar margem a lucros ou perdas, pois não se consegue antecipar esses eventos racionalmente (DEMSETZ, 1995 apud ZYLBERSZTAJN, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com