TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Culturas 2

Por:   •  7/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 3

1 -Produz-se no país acima de 24 milhões de toneladas de raízes/ano, principalmente nos estados do Nordeste - que contribui com 49% para a produção nacional; - a Bahia contribui com cerca de 17% da produção do Brasil e situa-se entre os principais produtores. O Brasil contribui com 15% para a produção mundial.

Com uma produção acima de 170 milhões de toneladas, a mandioca constitui uma das principais explorações agrícolas do mundo. Entre as tuberosas, perde apenas para a batata. Nos trópicos, essa importância aumenta.

O Brasil ocupa a segunda posição na produção mundial de mandioca (12,7% do total). A produção nacional da cultura está em torno de 22,6 milhões de toneladas de raízes, numa área plantada de 1,7 milhões de hectares, com rendimento médio de 13,3 t.ha-1. Tem papel importante na alimentação humana e animal, bem como de matéria prima para inúmeros produtos industriais e na geração de emprego e renda. Estima-se que na fase de produção primária e no processamento de farinha e fécula sejam gerados um milhão de empregos diretos e que a atividade mandioqueira proporcione receita bruta anual equivalente a 2,5 bilhões de dólares.

Com relação ao texto ele é:

V ( X ) ou F ( )

2 - Em função do tipo de raiz, a mandioca pode ser classificada em: 1) de “mesa” - é comercializada na forma in natura; e 2) para a indústria, transformada principalmente em farinha, que tem uso essencialmente alimentar, e fécula, que junto com seus produtos derivados, tem competitividade crescente no mercado de amiláceos para a alimentação humana, ou como insumos em diversos ramos industriais tais como, o de alimentos embutidos, embalagens, colas, mineração, têxtil e farmacêutica.

Cite pelo menos um uso para as diferentes partes das mandioca:

Raízes> Produzem farinhas, beijus, tapioca, etc.

Caule:forrageira para animais, e é o principal órgão multiplicador da planta.

Folhas: Frescas, sob forma de feno e de solagem prstam-se ao forrageamento de animais e até pata alimentação do homem.

3 - A mandioca possui uma substância denominada linamarina, a qual, por processos enzimáticos ou quando os tecidos são danificados, libera o HCN que é altamente tóxico. Entre outras funções, os compostos ciânicos produzidos pela mandioca podem ser considerados como parte dos mecanismos de defesa desenvolvidos pela espécie, ao longo de sua evolução, contra pragas e moléstias. Assim, enzima e substrato devem estar separados de alguma forma, possivelmente pela membrana celular, e só entram em contato, liberando HCN, através da ruptura desta membrana, como ocorre com uma picada de inseto ou outra causa qualquer.

Na fabricação de farinha ou outros derivados, pela ação desses fatores (enzima, prensagem, lavagem e calor), o produto final é quase isento de HCN, não apresentando riscos de intoxicação. O cozimento não é um bom processo de desintoxicação, porque a temperatura de cocção é suficiente para inativar a enzima, mas é insuficiente para degradar o substrato. Assim, parte dos cianoglicosídeos fica na mandioca cozida e parte na água de cocção, devido a sua solubilidade. Por essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com