TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Máquinas e Mecanização Agrícola

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.354 Palavras (10 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA

CURSO DE AGRONOMIA

SISTEMAS DE COLHEITA DE CAFÉ

Disciplina: Máquinas e Mecanização Agrícola

Professor: Walter Boller

Acadêmicas: Cecília Heller e Valentina Stedile

Passo Fundo, setembro 2016.

1.        Introdução

        A cultura do café teve grande influência na colonização e desenvolvimento do Brasil, assumindo hoje um importante papel econômico e social. Atualmente, o Brasil ocupa a posição de maior produtor e exportador no mercado internacional, apesar da queda no nível das exportações. No ano de 1961, o país era responsável por 36,78% das exportações mundiais do produto, índice que, em 1998, decaiu para 23%. Além disso, o Brasil é o segundo maior consumidor mundial de café. O estado líder na produção cafeeira do Brasil é Minas Gerais, com cerca de 50% da safra.

        O café é dos poucos produtos agrícolas cujo preço é baseado em parâmetros qualitativos, variando significativamente o valor com a melhoria de sua qualidade. Assim sendo, o amplo conhecimento das técnicas de produção de um café de alta qualidade é indispensável para uma cafeicultura moderna. Com relação à lavoura cafeeira, as operações de cultivo são as que registram maior índice de mecanização, sendo o plantio e a colheita consideradas, ainda, operações pouco mecanizadas. O plantio de café, por se tratar de cultura perene, não é uma operação tão problemática para os produtores. Uma vez plantada, a lavoura permanece por 10, 20, 30 anos ou mais.

        Por outro lado, a colheita do café tem sido vista pelos produtores como um ponto de estrangulamento na exploração da cultura já que a mecanização ainda é modesta. Além disso, ela depende sempre da complementação do serviço braçal pois a máquina pode não conseguir colher todos os frutos da planta. A elevada demanda por mão-de-obra se concentra no período da colheita, a qual fica em torno de 100 dias. Ademais, as máquinas necessitam de operadores, pessoal de manutenção, comercialização e assistência técnica, ou seja, mão-de-obra especializada. A colheita do café é comparativamente mais difícil de ser executada do que a de outros produtos, em razão da altura e arquitetura da planta, da desuniformidade de maturação e teor de umidade elevado.

2 A Mecanização e a Colheita do Café

        Com o surgimento da industrialização em 1960 e com a escassez de mão-de-obra no meio rural a partir de 1970, a mecanização surge como alternativa para a execução das atividades rurais. sendo a grande ferramenta do agricultor contemporâneo, que tem a função de produzir alimentos e fibras para uma população urbana crescente. Alguns desafios ainda residem na mecanização das culturas perenes, como a laranja, cana, café, dentre outras, sobretudo com relação às operações de plantio e colheita.

A colheita manual envolve a utilização de 50% de toda a mão-de-obra empregada anualmente na lavoura e representa cerca de 25 a 35%do custo direto de produção de café. A utilização da colheita mecânica favorece a redução do custo da operação, em cerca de até 40%, viabilizando maiores áreas e aumenta a competitividade

da cafeicultura além da obtenção de um fruto de melhor qualidade.

2.1 Operações da Colheita do Café

        Para o início da colheita, a quantidade de café existente na planta, a quantidade de café caído no chão e o tempo de duração da safra são fatores a serem considerados. É importante que todos os fatores de produção estejam adequados conforme a exigência da cultura, pois se trata de um produto em que o preço é pago baseado em parâmetros qualitativos. Portanto, toma-se de especial importância o conhecimento das diversas operações que constituem a colheita, são eles:

ARRUAÇÃO: A arruação é o primeiro processo a ser realizado no cafeeiro no período de pré-colheita. É realizada antes da derriça e caracteriza-se pela retirada de folhas, ramos e galhos secos, plantas daninhas e outros materiais estranhos que se encontram na projeção e arredores da saia do cafeeiro, com a finalidade de evitar que os frutos que caem da planta venham a se perder ou deteriorar ao ficar em contato com a terra e resíduos vegetais. A retirada dessas impurezas pode ser feita mecanicamente via raspagem superficial, via sopragem das impurezas existentes na superfície e, pela ação combinada da raspagem e sopragem.

DERRIÇA: É o processo de retirada dos frutos da planta e, por isso, é considerada a principal operação da colheita, uma vez que tem maiores implicações no custo de produção e também por influir na qualidade do produto. A derriça pode ocorrer de uma só vez, processo mais usado pelos produtores, no qual é aconselhável a separação posterior dos frutos em função do grau de maturação e em mais de uma vez, o que caracteriza a derriça seletiva. Nesta, a separação dos frutos em função do grau de maturação pode, em alguns casos, ser dispensada. Tanto no primeiro, quanto no segundo processo, a derriça pode ser feita diretamente sobre o chão já arruado ou sobre panos.

A derriça no chão é recomendado que o recolhimento seja feito logo após a derriça, visto que as baixas umidades na planta e no solo favorecem a rápida passagem dos frutos do estágio de maduros para secos, sem fermentações e, consequentemente, sem comprometer a qualidade do produto. Neste processo de derriça necessita-se do levantamento e da abanação, além da lavagem dos frutos para separação de pedras e de pequenos torrões.

A derriça no pano é o processo mais recomendado, uma vez que dificulta a mistura dos frutos derriçados com aqueles que se encontravam caídos antes de iniciar a derriça e que provavelmente encontram-se deteriorados pelo contato prolongado com o solo. Neste processo, os frutos são derriçados sobre panos colocados previamente de cada lado da linha e sob a projeção da copa das plantas. A derriça no pano resulta em abanação mais fácil e rápida, com frutos mais limpos, dispensando a lavagem dos mesmos, além de menor quantidade de impurezas transportadas para o terreiro.

A retirada dos frutos da planta na derriça mecânica dá-se pela vibração de varetas, dispostas em hastes, fabricadas de material resistente e leve, entre os ramos da planta. Neste caso, a freqüência das vibrações, amplitude do movimento das varetas e o tempo de contato das mesmas com a planta, além de outros fatores, como o sentido do movimento das varetas e o estádio de maturação dos frutos, são de grande importância na eficiência da operação.

VARRIÇÃO: É a operação de ajuntamento dos frutos de café que se encontram no chão. Pode ser realizada antes da derriça, quando a mesma será feita no chão ou após a derriça, quando a mesma será feita sobre panos ou com máquina que dispõe de mecanismo de recolhimento dos frutos derriçados. Pode ser feita manualmente ou mecanicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com