TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento de Híbridos de Milho

Por:   •  7/8/2018  •  Artigo  •  4.139 Palavras (17 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

COMPORTAMENTO DE HÍBRIDOS DE MILHO COM DIFERENTES FONTES NITROGENADAS PARA O VALE DE SÃO PATRÍCIO[pic 2]

PERFORMANCE OF CORN HYBRIDS WITH DIFFERENT NITROGENATED SOURCES FOR THE SÃO PATRÍCIO VALE

Welcio Rogrigues Silva1, Wilian Henrique Diniz Buso2, Raquel Silva Firmiano3, João Marcos Guedes Silva4[pic 3]

Resumo: O crescimento dos sistemas de produção com utilização de tecnologias nos cerrados tem demandado largamente o uso de híbridos de milho de melhor adaptação, tornando-se necessário avaliar o desempenho para fazer as recomendações aos produtores das diversas regiões. Com isso objetivou-se com essa pesquisa avaliar o desempenho de híbridos de milho sob duas fontes de nitrogênio (N) em condições de cerrado na região de Ceres, Vale de São Patrício, Goiás. O Delineamento experimental utilizado foi de blocos completos ao acaso em esquema fatorial 10x2 (dez híbridos de milho e duas fontes nitrogenadas) com quatro repetições. O plantio foi realizado em 29 de novembro de 2013, o sistema de cultivo adotado foi o plantio convencional. A colheita foi realizada em 15 de maio de 2014. Comparando os híbridos nas diferentes fontes, resultados mostram que o híbrido BG7049H foi superior utilizando ureia. Já o híbrido BG7032H foi superior com Novatec, ambos para variável diâmetro do colmo. Para as variáveis altura de planta e de espiga, comprimento de espiga, número de grão por fileira e número de fileiras de grãos, não foram identificadas diferenças significativas para as fontes de N estudadas. Para massa de 1000 grãos os híbridos que apresentou valores superiores foram P3646H, P4285H, LG6304 e BG7032H. Em relação à produtividade os híbridos P3646H, 30A91PW, 30A16PW e 30A37PW foram os mais produtivos para as condições desse experimento.


Abstract: The growth of production systems using technologies in the cerrado is largely demanded the use of corn hybrids with better adaptation, making it necessary to evaluate the performance to make recommendations to producers in different regions. With this aim with this research was to evaluate the performance of corn hybrids under two N sources in closed conditions in the Ceres region, Goiás. The experimental design was a randomized complete block design in a factorial 10x2 (ten maize hybrids and two nitrogen sources) with four repetitions. Trees were planted on November 29, 2013, the the crop system was the conventional tillage. Harvest was held on 15 May 2014. Comparing the hybrid in different sources, it is observed that the hybrid BG7049H was higher using urea. But the hybrid BG7032H was higher with Novatec, both for variable stem diameter. For the variables height of plant and ear, ear length, number of grain per row and number of rows of grain, significant differences for nitrogen sources studied were not identified. There was only difference between hybrids in the hybrid BG7037H a higher value than the others. The mass of 1000 grain hybrids that showed higher values (P>0.05) were P3646H, P4285H, LG6304 and BG7032H.

Regarding productivity the P3646H hybrids, 30A91PW, 30A16PW and 30A37PW were the most productive for the conditions of this experiment.

KEY WORDS: cultivars, Novatec, ureia, Zea mays.

PALAVRAS-CHAVE: cultivares, novatec,                 

ureia, Zea mays.


1 Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Irrigação no Cerrado, IF Goiano Campus Ceres, Ceres Go.

2 Professor do Departamento de Agricultura e Zootecnia, IF Goiano Campus Ceres, wilian.buso@ifgoiano.edu.br

3 Engenheira Agrônoma, autônoma

4 Acadêmico do curso Bacharelado em Agronomia, Mato Grosso

Recebido: 05/04/2017 – Aprovado: 07/08/2017

52[pic 4][pic 5]

[pic 6]


INTRODUÇÃO

A importância econômica do milho (Zea mays) é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que se destina tanto para o consumo humano como para alimentação de animais, sendo que o milho em grão na alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, representa cerca de 70% do cereal plantado no mundo (DUARTE et al., 2008).

A cultura do milho no Brasil vivenciou uma intensificação nas pesquisas na área da genética vegetal e biotecnologia vegetal visando obter produtos com alta produtividade a partir da década de 70. O milho híbrido foi um grande avanço no final do século passado, principalmente nos aspectos relacionados com o aumento significativo da produtividade por área (OZELAME & ANDREATTA, 2013). A

diversidade genética existente no milho permite o seu cultivo nos mais diversos ambientes, sendo cultivado desde a latitude 58°N até 40°S.

Com o surgimento de novos genótipos e técnicas de manejo para a cultura, estudos têm sido realizados para a determinação do material genético a ser cultivado em diferentes regiões sob diversas condições climáticas (GILO et al., 2010), afim de atender a demanda de cada região de forma específica.

De modo geral, híbridos simples são mais exigentes e com potencial produtivo maior que híbridos triplos e duplos, necessitando maior fertilidade do solo, umidade e condições ambientais adequadas para que possam expressar todo o seu potencial genético. Híbridos duplos geralmente têm maior rusticidade, enfrentando condições adversas tais como estresse hídrico, elevadas temperaturas, impedimento físico e químico com maior eficiência que híbridos simples e triplos (LAMANNA, 2010).

Além disso, a recomendação de híbridos para os sistemas de produção que adotem menor nível tecnológico também tem ocorrido com


sucesso pelos plantadores de milho dessa região (CARDOSO et. al., 2011).

As fontes de fertilizantes nitrogenados, tais como o sulfato de amônio com 21% de N na forma amoniacal (NH4+), e a ureia que possui 45% de nitrogênio (N) na forma de amina (NH2-

), são muito solúveis, acelerando os processos de perdas. Por isso, o surgimento de diferentes fontes nitrogenadas contribui para otimizar o uso de N nas diversas culturas, os quais a cultura do milho é altamente exigente neste nutriente, assim uma fonte de N que disponibiliza o nutriente gradualmente contribui para o melhor aproveitamento do N pela planta e reduz perdas. Assim, novas estratégias vêm surgindo no mercado, como o uso de fertilizantes protegidos, minimizando perdas de N no solo ou para atmosfera, onde a proteção é realizada através de uma cadeia carbonada obtida pela extrusão da mistura de amido e ureia, sob condições de alta temperatura e pressão, levando à gelatinização do amido (BONO et al., 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (364.7 Kb)   docx (64.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com