TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura do Maracujá

Por:   •  31/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

Centro universitário de Anápolis 21/06/2013

Acadêmicos: Ismael Ribeiro, Marcos Alves, Eduardo Cardoso

REVISÃO

LITERÁRIA

“A cultura do maracujazeiro”

INTRODUÇÃO

O maracujazeiro (Passiflora edulis) é uma planta trepadeira de crescimento rápido que absorve grande quantidade de nutrientes, principalmente nitrogênio (N), potássio (K) e cálcio (Ca). O manejo da fertilidade do solo, a nutrição mineral e adubação orgânica são essenciais para elevar a produtividade e melhorar a qualidade dos frutos, que acontece por volta do 8°e 9° mês, aumentando a absorção de N, K e Ca e de micronutrientes. Dos nutrientes indispensáveis fornecidos por meio da adubação química, destacam-se o nitrogênio, fósforo e potássio, que devem ser aplicados com as exigências da cultura. Na adubação orgânica prioriza-se a importância de manter o solo produtivo, pois exerce efeitos benéficos sobre seus atributos físicos, químicos e biológicos. Os materiais a ser aplicados nas covas do maracujazeiro, principalmente em solos arenosos e com baixo teor de nutrientes. A aplicação varia de acordo com os teores em nutrientes nos diversos materiais ou seja, esterco de curral curtido, esterco de galinha curtido compostos e outros. O sucesso da adubação e da nutrição mineral depende tanto da quantidade adequada, quanto da época de aplicação, localização, forma e fontes de fertilizantes.

O maracujazeiro é uma planta que responde bem a irrigação. Nas regiões onde é cultivado, o uso é indispensável, pois esta prática aumenta a produtividade, permite a obtenção de produção de forma contínua e uniforme, com frutos de boa qualidade. O maracujazeiro  desenvolve-se em diferentes tipos de solos, todavia, os mais profundos e bem drenados são os mais adequados para a cultura. O método de irrigação localizada é o mais apropriado para a cultura do maracujá, pois, além de fornecer água próximo ao sistema radicular, sem causar dano à planta , pode ainda ser utilizado na fertilização(fertilizantes via água de irrigação).Pela alta suscetibilidade do maracujazeiro á bacteriose e antracnose, deve-se evitar o uso de sistema de irrigação que favoreça o acúmulo de umidade na parte aérea.

O maracujá é considerado como alternativa para a agricultura familiar, por oferecer o mais rápido retorno econômico entre as frutíferas e uma receita distribuída pela maior parte do ano. Tornou-se também importante no agronegócio de frutas tropicais, pela elevada cotação da fruta fresca no mercado interno e do suco no mercado externo.

DESENVOLVIMENTO

O maracujazeiro é cultivado e desenvolve-se em diversos solos. Fatores relacionados com solo, como profundidade, textura, aeração e topografia, influenciam o crescimento e a produção das plantas. Os solos devem ser profundos (< 60 cm), bem drenados e rico em matéria orgânica, de textura média (areno-argilosos) e com relevo plano a ligeiramente ondulado. Recomenda-se que o lençol freático deve situar-se a uma profundidade superior a 2 m. Em solos pouco profundos e com teores elevados de argila ocorrem riscos de encharcamento. As plantas de maracujá não toleram períodos longos encharcamento, por favorecer a ocorrência de doença no sistema radicular. A cultura apresenta sistema radicular superficial e pouco profundo, ou seja, em torno de 60% das raízes localizam-se nos 30 cm superficiais do solo, e 87% de 0 a 45 cm da base do caule. Em pomares em formação deve-se distribuir os fertilizantes em faixa de, aproximadamente, 20 cm de largura ao redor do tronco e distante10 cm deste, aumentando gradativamente em distância com idade do pomar. Em pomares adultos, recomenda-se aplica-los em faixa, de ambos os lados das plantas 20 a 30 cm a partir do tronco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com