TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FITOPATOLOGIA DA CULTURA DA SOJA

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

Visita técnica a área Do Luiz Carlos Pascoal Junior

O sitio Nossa Senhora Aparecida localiza-se no distrito de Itahum, município de Dourados- MS, mais precisamente na colônia do Amparo e está a uma altitude média de 490m sob o nível do mar. É localizado sobre o cerrado sul mato-grossense com chuvas anuais médias de 1300mm.

Data da visita: 10/03/2015

Equipe Visitante: Carlos Vendramini Neto, Jeferson William Nardi, Luiz Carlos Pascoal Jr., Tiago Augusto Mendonça, Marco Aurélio Nardi.

O objetivo da visita foi integralmente pensando em fazer um levantamento histórico sobre as doenças na lavoura em mais detalhes. Durante a visita foi observado vários pontos e coletando informações do histórico da propriedade. Essa área ela e cultivável a 1 ano, pois tinha fins na produção de leite e sua predominância era pastagem. Segundo Luiz Carlos, o proprietário, o seu pasto não havia nenhuma evidencia de doença fungica. E ele observando a degradação do solo por conta da brachiaria optou por fazer o cultivo de grãos.

Na abertura da terra foi feita a amostragem de solo que exigiu uma correção imediata usando-se calcário doolomitico na proporção de 2.5 toneladas com 30% de cálcio e 27% de magnésio. Logo após essa tarefa foi incorporado o calcário no terreno, globeando e nivelando até proporcionar uma homogeneidade para o início do cultivo.

O plantio foi iniciado no dia 24/10/2014 com a cultivar POTÊNCIA com uma população média de 15 plântulas por metro linear, espaçamento 45cm. Para uma efetividade total a semente foi tratada com BOOSTER (Zinco, molibdênio, AIA E ABA reguladores de crescimento), BROADACRE CMZ (Atua com ph próximo a neutralidade) REFORCE (Glucanaze, peroxidaze, quitanaze) que proporciona defesa contra o patógeno reduzindo a senescência das folhas, FIPRONIL (fipronil), MAXIM (metalaxyl-m, fludioxionil) contra patógena antracnose, míldio e oídio. A planta foi realizada com sucesso, ao decorrer da cultura foi feita controle de pragas e plantas daninhas. Após 45 dias da emergência foi detectada a presença de míldio e oídio no talhão e foi feito o controle imediato para manter a saúde da planta.

O produtor fez aplicações preventivas para evitar foco de patógenos em sua área, mas mesmo com esse método foi possível através de uma consultoria técnica identificar um início de manifestação da mancha alvo (Corynespora cassiicola) que por sua vez foi controlado de imediato, segundo o relato do produtor no final do ciclo obteve evidências de acrestamento, mancha alvo e ferrugem.

[pic 1] 

Era inviável o controle, pois estava próxima a colheita, Luiz Carlos teve uma produção média de 42 sacas/ha e foi um ano excelente de chuva, em média 30mm a cada 10 dias e não houve veranico com 100% de eficácia no controle dos patógenos tendo término de ciclo em 12/02/2015.

[pic 2]

No dia 26/02/2015 começou o plantio do milho (Zea mays) com o material BT1642 PRO2 da Coodetec com tratamento industrial cropstar.

[pic 3]

Logo após a emergência no estádio V3 foi aplicado TURBO e ATRAZINA para o controle de Vaquinha Patriota (Diabrotica speciosa).

[pic 4]

Relatos por telefone do produtor  ainda não há indicações de uma doença fitopatológica ou algo semelhante. Segue na página abaixo o registro de alguns momentos da visita.

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com