TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Por:   •  3/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 8

1 – IDENTIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

O projeto consiste na implantação perímetro irrigado no município de Ipanguaçu no Rio Grande do Norte, e, o mesmo estará localizado no Vale do Açu, **** Suas consequências para a flora e fauna, por meio de uma empresa que trabalhará com pequenos médios e grandes produtores, além de pesquisadores.

A barragem... Ribeiro Gonçalves, será utilizada como fonte de recursos hídricos. A exploração agrícola será composta por culturas perenes, semi perenes, e anuais, irrigadas por sistemas... Pressão de irrigação local.
A implantação do projeto tem como objetivo específico a geração de empregos e renda, além de incentivar a pesquisa científica, contemplando os técnicos agrícolas com uma parte da área. E serão instalados 700 lotes agrícolas, em uma área de 10.000 equitares sendo 85% destinados a pequenos agricultores, 3% aos técnicos agrícolas, 7% a médios empresários e 5% aos grandes empresários.
 

Isto, com proposta de assegurar os direitos dos trabalhadores e a proteção ao meio ambiente, estando em conformidade com a política agrícola de número 8.171, de 17 de Janeiro em 1991. Meu projeto estima-se que haja um aumento considerável da economia da região, em virtude da atualidade agrícola movimentar diversos setores econômicos da região. Quanto ao plantio, cultura,*******, adubação e utilização de insumos agrícolas, os agricultores receberam treinamento especializado e capas para melhor uso de técnicas que serão utilizadas. Além da participação direta dos produtores, e, a comunidade próxima à área do projeto terá, uma participação efetiva nas fases iniciais do projeto; contribuindo com informações relevantes para a sua implantação. 

2 – DEFINIÇÃO DAS ÁREAS DE INFLUENCIA DO PROJETO

2.1 – Escolha do local do projeto e possíveis alternativas:

        A escolha de Ipanguaçu se deu pela proximidade com a barragem Engenhos Armando Ribeiro Gonçalves, facilitando a capacitação de água para abastecimento do sistema de irrigação a ser utilizado na área, e, pela qualidade do solo da região, propiciando condições adequadas para plantio, sobrevivência da fauna e da flora.

Observou-se, outra área para o projeto e foi o município de Açu, e , infelizmente descartado por ele ser, o que apresenta maior renda dentre os que compõe aquela região. Pois, desejamos uma melhor distribuição de renda, buscando estimular o desenvolvimento socioeconômico do município de Ipanguaçu. O outro, foi a região no entorno do açude já no município de Itajá, porém, foi também descartado por não apresentar solo adequado para com o objetivo do projeto.

Na área escolhida, Ipanguaçu, o mesmo ficará localizado na porção leste, próximo a divisa com Angicos e Afonso Bezerra. A escolha desta área foi pela existência de uma projeto de criação de uma Unidade de Conservação no município de Ipanguaçu, compreendendo a faixa de terras próximas ao rio Açu e o açude Pataxó.

Dessa forma, há adequação dos objetivos da empresa em intervenção com os governamentais de conservação naquela área.

- mapa –

Uma alternativa para o local de implantação do projeto é utilizar uma área próxima do rio Açu dentro da Unidade de Conservação. Aonde, é possível permitir atividade humana aliada à proteção ambiental e através de uso sustentável dos recursos naturais da localidade.

2.1.2 – Aspectos na mudança do solo/deslocamento

Alterações do solo que provoca danos ambientais significativos é a desertificação. Esse fenômeno, comum nas regiões áridas e semiáridas e ...., é caracterizado  pela perda da capacidade produtiva do solo. As queimadas e os desmatamentos contribuem para a perda de substancias do solo.

Portanto, a erosão, a desertificação e outras modificações do solo podem ocorrer por fatores naturais, no entanto, elas são aceleradas pela ação do homem, sobretudo, através das técnicas agrícolas inadequadas, mineração, expansão das áreas urbanas e impermeabilização do solo.

A área direta do projeto será de 8.000 ha, pois 20% do total do projeto serão destinados à preservação, em atendimento à exigência legal imposta pela Lei 12.651/2012, que define o Código Florestal Brasileiro. E, há uma extensa área que será impactada em um curto período de tempo de 3 (três) meses.

Quando a área indireta abrange uma região com maior, tanto à possibilidade de impactos da atividade, como alterando características do solo ou habitats ou corpos hídricos, como as mudanças das relações socioeconômicas em toda região.

As principais atividades econômicas do município são: agropecuária, extrativismo e o comércio.

- Agropecuária:

Destaca-se no cenário nacional pela produção de banana, manga e significativa forma de cultura do algodão de fibra longa, destinado ao mercado interno. O côco da Bahia e o caju, além de servirem para consumo in natura, abastecem as industrias de transformação, para a comercialização de polpas e castanhas. O milho, feijão e o tomate ocupam um espaço significativo.

A pecuária se faz presente na economia através de seus rebanhos de bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos, **** e muares, e, também os de origem animal como leite e ovos.

3 – DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO

3.1 – Planejamento:

        3.1.1 – Fases do empreendimento:

 - TABELA –

Realiza-se a instalação da empresa em sua totalidade na fase de instalação sem que haja aumento ou diminuição do **** durante a fase de operação. O projeto consiste na implantação de um perímetro irrigado no município de Ipanguaçu, no estado do Rio Grande do Norte, e, o mesmo estará localizado no Vale do Açu e diagnosticará suas consequências para a FLORA E FAUNA; por meio de uma empresa que trabalha com pequenos, médios e grandes produtores, além de pesquisadores.

Avalia-se as características químicas; PH; alcalinidade; acidez, matéria orgânica, entre outros; e física: (porosidade, densidade, permeabilidade, etc.) do solo, para garantir que as culturas de feijão, gergelim. Girassol, tomate, pimentão e *** e também as espécies da fauna se adaptem bem à região.

Logo após, seleciona-se variedades que melhor se ajuste ao microclima, e ao solo do local; a fim de minimizar o uso de agrotóxico, fertilizantes químicos e água na irrigação. Devendo, também, fazer ****** topográfico para avaliar a **** do terreno, e, verificar quais técnicas são mais indicadas e com isso haja a minimização da erosão nesse ambiente. É necessário analisar as características climáticas, como precipitação e *******; período seco e chuvoso. Podendo, com isso, determinar o período de plantio e colheita, como também a quantidade de água a ser usada por cultura, e, tendo em vista a distribuição das culturas e áreas aproximadas para cada produtor e indicar qual tipo de varejo e irrigação para cada lote.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com