TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  7/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

As mudanças e as evoluções nascidas com os tempos modernos.

Introdução

A organização tradicional passou a ser moldada no início do século XX, foi criada para que fosse algo eterno, como se fosse uma organização perfeita e acabada que não necessitasse de melhorias ou ajuste com o passar do tempo. Porém essa organização era composta pela hierarquia e pelo controle externo e absoluto do desempenho das pessoas, não disponibilizando oportunidades para que os trabalhadores mudassem de funções ou cargos, seus cargos eram definitivos e com atribuições estritamente delimitadas com tarefas simples e repetitivas. Uma organização composta de regras e regulamentos para que conservassem a ordem e a eficiência do trabalho. Porém com os tempos atuais as organizações tradicionais acabaram sofrendo drástica mudança em seus modos de gestões para conseguir acompanhar o mercado e as necessidades de seus clientes levando a maior satisfação, e para que isto fosse realizado com maior resultado foi necessário que sofressem um desenvolvimento mais amplo que suprisse as necessidades das empresas e do consumidor. Uma chamada de organizações modernas que alteram não somente o mercado mais os talentos e as competências necessárias para se adaptar nesta nova organizações. Essas organizações são denominadas com organizações sistêmicas moderna onde os funcionários passam a ser colocados em áreas onde suas habilidades se mostram mais uteis trazendo assim maior rendimento para empresa e mais satisfação no trabalho.

Desenvolvimento

A necessidade do desenvolvimento organizacional.

O sistema hierárquico era e ainda é utilizado pelas empresas tradicionais, que funcionam como uma pirâmide onde os gestores que se encontram em um pequeno grupo no topo toma as decisões e criam suas estratégias, logo após é passada para as demais classes da pirâmide, que ao final acabam sendo destorcidas e resultando em baixo rendimento para as empresas visando buscar melhorias na gestão organizacional, muitas empresas buscaram se adaptar a novos métodos organizacionais , deixando para traz o modo de organização tradicional e se tornando uma organização moderna ou conhecida como novas organizações que visa ser capaz de satisfazer as necessidades de  sua clientela, em bases continuas ,terá condições de obter novas injeções de recursos e de criar valor adicional pela nova incorporação de novas habilidades e da própria expansão de suas operações. Com isto as organizações modernas tende a se manter por um período mais longo no mercado no século atual. As organizações tradicionais com o passar do tempo não têm mais atendido as necessidades do mundo de hoje como atendiam nos tempos antigos devido uma nova teoria administrativa.

As organizações tradicionais podem ser descritas como um mundo parado na idade da pedra, pois devido sua hierarquia tornava-se um mundo estático, conservador sem flexibilidade, como se o mundo jamais sofresse mudanças. Para ser mais clara as organizações eram no tempo da juventude de nossos avós um mundo com estruturas burocráticas, centrada internamente, hierárquico, com departamentos isolados, rígidos e formal. Na organização tradicional pode se dizer que o homem era estimulado a trabalhar somente pelo seu salário, trabalhava apenas para colocar comida em casa. Como se com o passar do tempo devido sua tarefa ser repetitivas o homem já não possuísse estimulo para cumprir sua tarefa sendo assim um número para a empresa, algo substituível que poderia ser trocado, porém o cargo que ele desempenhava permanecesse ali intacto para sempre. A conformidade, o comando e controle nestas organizações passavam a ser os verdadeiros valores para a empresa, uma cultura estável, com inflexibilidades, focos no cargo, trabalho definido pela definição do cargo, comandada pelo comando superior os populares “chefes”, com normativas, trabalho integral sem horários flexíveis, eram assim classificados como as características das organizações tradicionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (151 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com