TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa de Altímetro

Por:   •  17/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

MATERIAL E MÉTODOS

Os índices de vegetação são utilizados para monitorar o estado da cobertura vegetal da Terra, constituindo uma ferramenta importante para a indicação da qualidade ambiental. O índice de vegetação mais utilizado com essa finalidade é o NDVI (Normalized Difference Vegetation Index). Esse índice pode ser analisado pela interpretação das imagens de sensores remotos por valores obtidos em diferentes datas permitindo avaliar as variações da área verde em um determinado período de tempo (EMBRAPA, 2012).

Sendo assim, no presente trabalho foi realizado um mapa de NDVI do Município de Guia Lopes da Laguna, MS gerado a partir de imagens Landsat.

Para confecção do mapa inicialmente foi realizado o download de imagens Landsat no próprio programa do Qgis. Foi aberto imagens do Google Earth no Qgis por meio do aplicativo QuickMapServices. Para abrir as imagens do Google Earth usou-se a opção do Google Satélite. Após, foi aberto o shap do Brasil com os municípios já salvos da última atividade, sendo o município utilizado o de Guia Lopes da Laguna, MS.

        Foi realizado o download das imagens Landsat 8/sensor OLI, utilizando o plugin SCP (Semi-Automatic Classification). Foram visualizadas várias imagens do período escolhido verificando a presença de nuvens e se ela cobria o município escolhido. A melhor imagem dentro desses parâmetros foi a dia 10/09/2021, assim então foi realizado apenas o seu download.

Foi feita uma reprojeção de todas as camadas para o SIRGAS/2000. Esse procedimento de reprojeção de coordenadas foi realizado em lotes para todas as camadas da cena. Depois foi realizado um recorte nas cenas apenas para o município de Guia Lopes da Laguna utilizando o recortar raster pela camada de máscara executando também o processo em lotes, fazendo o recorta para todas as bandas de uma só vez.

Após esse processo foi realizado o cálculo do índice de vegetação utilizando a calculadora raster por meio da fórmula do NDVI:

NDVI = (NIR – VIS ) / (NIR + VIS)

Onde:

  • NIR é a refletância na região do infravermelho próximo e,
  • VIS é a refletância na região do visível, originalmente o vermelho

Após o cálculo do NDVI, em propriedades foi colocado uma rampa de cores e um contraste para melhor interpretação do mapa. Onde os tons de verde verificado indicam os valores mais altos do índice de vegetação e as cores mais avermelhadas são áreas com vegetação mais esparsas, indicando os valores mais baixos do índice de vegetação, como é o caso de áreas utilizadas para preparação do solo de uso agrícola.

Depois foi realizado mais um recorte destacando o talhão destacado no município de Guia Lopes da Laguna e depois gerado o layout do mapa em PDF.

REFERÊNCIAS

MARTINHO, P. R. R., HOLLER, W. A., SANTOS, B. D. O., SPADOTTO, C. A., TRAJANO, S. D. S., DALTIO, J., & FOIS, N. S. Metodologia de monitoramento de cobertura vegetal: estudo de caso no município de Goiânia, GO. Embrapa Gestão Territorial-Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E), 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com