TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Progeto Integrado Multidiciplinar V

Por:   •  27/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar V - PIM V foi realizado na empresa AGROPECUÁRIA VALE VERDE, tem como objetivo atrelar a teoria à prática observando os seguintes pontos: introdução com as principais características estruturais desenvolvido em formato de relatório, levando em conta as características e práticas existentes nessa organização para desempenhar bem as funções de gestor e garantir a eficácia na produtividade da organização, como também a transparência dos conhecimentos acadêmicos adquiridos e desenvolver um olhar crítico para possíveis anomalias e identificar as prováveis soluções para as anomalias. O PIM foi desenvolvido em uma empresa real de capital aberto e abrangendo as disciplinas de Cadeias Produtivas I, Matemática Financeira e Movimentação e Armazenagem.

O objetivo deste trabalho é analisar a importância das matérias estudadas neste bimestre através de dados fornecidos pela empresa em questão, apresentar fundamentações teóricas e concatenar estas idéias para desenvolver uma análise crítica apontando prováveis erros e as prováveis soluções para os mesmos. O desenvolvimento do trabalho ocorreu através da comparação entre as disciplinas estudadas e as informações colhidas na Agropecuária Vale Verde.

Palavras Chave: Grãos, produtividade, armazém.









Hoje o planejamento não é só um assunto da moda. É um requisito muito importante para os grandes, médios e também para os pequenos produtores rurais. E também quando a atividade tem seu rendimento abaixado como a agricultura atual os preços vão sendo achatados, os insumos vão se tornando mais caros, nada mais natural do que o produtor começar repensar a sua atividade. Portanto, o planejamento empresarial da atividade agrícola começa a fazer parte da preocupação até do pequeno agricultor. Nesse sentido, o planejamento pode ser definido de várias formas, diante dos aspectos técnico e econômico



Introdução

Em atendimento e cumprimento das exigências acadêmicas previstas nos programas pedagógicos dos cursos superiores de tecnologia a distância da UNIP INTERATIVA, tem o propósito de propiciar aos alunos maior fixação na pratica dos fundamentos teóricos estudados, por meio de integração das disciplinas desenvolvidas no período, com a observação do ambiente organizacional de fato atrelando a TEORIA X PRATICA, para formar um conceito sobre tal fundamento. Neste caso, deve promover ao acadêmico o desenvolvimento do pensamento crítico, quanto à observação e a avaliação de como funciona os processos dentro das empresas. O principal objetivo deste trabalho é averiguar na pratica a aplicabilidade dos fundamentos teóricos desenvolvidos no curso de Agronegócio, dentro da organização que neste caso é a Agropecuária Vale Verde.

 Diante das estruturas de mercado, destacamos a interação entre oferta e demanda, a Agropecuária Vale Verde possui sua estrutura, caracterizado pela criação de bovinos e produção de grãos, pois na região em que atua, é uma das maiores fazendas na produção de grãos de soja, milho e feijão. Contudo em uma empresa há fatores essenciais para seu melhor desempenho produtivo e financeiro, a ética, por exemplo, é tão somente utilizado na vida social, quanto em um ambiente de trabalho, onde é utilizada como um código de conduta, interagindo de maneira geral, assim havendo uma melhor relação dentro da empresa.

Como uma empresa que se presa, a Agropecuária Vale Verde faz com que a contabilidade trabalhe a empresa em total desenvolvimento financeiro e social, garantindo maior estabilidade e segurança a seus empregados e empregadores, pois buscam nesse controle procedimentos eficazes que edificam a empresa no mercado.

A empresa alvo da pesquisa foi escolhida em função da relação profissional dos acadêmicos envolvidos com a mesma e pelo fato de ser uma empresa agrícola fortemente ligada à principal atividade econômica do município (Agropecuária).

O desenvolvimento do trabalho está baseado na pesquisa voltada na observação dos pontos importantes e práticos das disciplinas.

  • Cadeias produtivas I
  • Matemática Financeira
  •      Movimentação e Armazenagem.

Movimentação e Armazenagem

As praticas de armazenagem e a movimentação das matérias dentro de um local onde é feito o armazenamento de produtos. É importante identificar primeiramente e definir os melhores sistemas de armazenamento. O processo logístico é muito extenso, desde a produção até o transporte para um centro de distribuição e em seguida aos clientes. As estratégias podem ser inúmeras, tem que conciliar com a idéia, de fazer o melhor  mas com o menor custo.

Um exemplo claro é no desenvolvimento de armazenagem, a importância de selecionar antes de enviar.  A tecnologia se apresenta em como umas das alternativas para a solução do dilema,

Os tipos de armazenagem podem ser de diversas formas, podem ser cobertas ou descobertas, determinados a receber, armazenar e também a proteger os produtos, as mercadorias que são necessárias para a estocagem, as mercadorias embaladas ou não e das mais variadas, tipos características, naturezas e para proporcionar segurança as pessoas e equipamentos, por isso os armazéns tem essa importância muito grande hoje em todo o processo logístico.

A Agropecuária Vale Verde busca uma maior adaptação no equilíbrio do custo e da qualidade para a melhor armazenagem dos seus grãos visando um menor custo e a melhor forma de armazenagem.

Pode-se definir a missão da armazenagem como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas. Na prática isto só é possível se tiver em conta todos os fatores que influenciam os custos de armazenagem, bem como a importância relativa dos mesmos (Casadevante, 1974, p. 26).

São eles: Armazém, Almoxarifado, Galpão, centros de distribuição, depósitos e silo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com