TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  21/1/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 11

  1. RELATÓRIO DE ESTÁGIO

MODALIDADE

(X) obrigatório

(  ) Não Obrigatório

  1. 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Estagiário (a): Ana Carolina Moreira

Curso:  Técnico em Agropecuária

Orientador (a): Rosana Ceolin Meneghetti

Supervisor (a): Ricardo K. Tokunaga

2 DADOS SOBRE O ESTÁGIO

Empresa/Instituição: Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú

Área: Agropecuária

Setor: Grandes Culturas

Período de realização: 08/01/2017   à 19/01/2017

Carga horária: 60 hrs

2.1 Apresentação da Empresa/Instituição

   O Campus de Camboriú, até final de 2008, era denominado Colégio Agrícola de Camboriú – CAC. Foi fundado em 08 de abril de 1953, após um acordo firmado entre o Governo Federal e o Estado de Santa Catarina, publicado no Diário Oficial da União em 15 de abril de 1953.

Em 1962 foi dado início às atividades pedagógicas, momento em que a Instituição oferecia o Curso Ginasial Agrícola. Em 1965 houve a criação do Curso Técnico em Agricultura, que passou, em 1973, a denominar-se Curso Técnico em Agropecuária.

Primeiramente, a escola ficou sob a responsabilidade da Diretoria do Ensino Agrícola do Ministério da Agricultura. A parte didático-pedagógica, por sua vez, passou a estar vinculada à Secretaria de Ensino de 2° Grau do Ministério da Educação (MEC). O decreto 62.178, de 25 de janeiro de 1968, transferiu a responsabilidade administrativa e financeira do Colégio para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estando diretamente vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, restringindo suas atividades de ensino ao 2º Grau Profissionalizante. Em 1990 o CAC passou a oferecer o Curso Técnico em Agropecuária, na modalidade subsequente ao ensino médio. Apesar de ser uma Instituição nomeada como agrícola, a partir de 2000 passou a oferecer outros cursos nas áreas do conhecimento de Informática e Meio Ambiente. Em 2003, percebendo a necessidade do mercado de trabalho local passa a oferecer o Curso Técnico em Transações Imobiliárias e, da mesma forma, a partir de 2008, o curso Técnico em Turismo e Hospitalidade. No ano de 2007 foi implantado o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA.

No final de 2008, com o advento da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008 o Colégio Agrícola de Camboriú – CAC, transformou-se num campus do Instituto Federal Catarinense, atendendo à chamada pública do Ministério da Educação para que as escolas agrícolas se tornassem institutos federais nos possibilitando oferecer, além dos cursos em nível médio, também cursos superiores e pós-graduação.

O setor de Grande Culturas está instalado no IFC- campus Camboriú, no município de Camboriú, SC com uma área de 1 hectare. O setor é utilizado para as aulas práticas de Grande Culturas, Suas instalações trazem materiais que nos possibilitam colocar em prática o que foi aprendido na teoria, tem objetivo principal o cuidado fitossanitário das culturas no campo e o controle fenológico das mesmas

2.2 Objetivos do estágio

 Tem grande importância o estágio para a vida acadêmica e profissional. Complementar as Teorias com a prática, que nos favorecem aos novos conhecimentos. Como foco desenvolver de habilidades e competências.

O estágio nos proporcionou conhecer novas culturas, proporcionando vivenciar o dia a dia de agricultor, conhecer alguns problemas na lavoura.

 As experiências poderão agregar futuramente como técnico em agropecuária, preparando na introdução do mercado de trabalho. Oportunidades de realizar novas atividades, como o cuidado fitossanitários das plantas, que poderão agregar experiências para o futuro como técnicos agrícolas. 

2.3 Síntese da carga horária

  1. Semana
  1. Número de dias
  1. Número de horas
  1. 08/01/18 a 12/01/18
  1. 5
  1. 30
  1. 15/01/18 a 19/01/18
  1. 5
  1. 30
  1. TOTAL
  1. 10
  1. 60

3 RELATÓRIO DESCRITIVO DAS ATIVIDADES 

  3.1Introdução

 O estágio tem como principal objetivo de nos preparar para o mercado de trabalho na área de técnico em agropecuária

Realizado o estágio com início no dia 08/01/2017 até 19/01/2017 com a carga horária de 6 horas por dia, de segunda à sexta.

 O estágio tem fundamental noção de como realizar uma cultura com máximo rendimento, os passos para iniciar a criação da mesma.

3.2 Atividades executadas

3.2.1 Manejo das ervas daninhas isto é indispensável para a produção de qualquer cultura, pois as mesmas competem com a plantação em luz, espaço, nutriente e água, causando prejuízos no crescimento e no rendimento.

3.2.2. Alinhar a gama da calçada foi realizado principalmente pensando na estética e embelezamento do campus.

3.2.3 Adubação com cama de aviário um dos adubos mais eficientes com vários nutrientes e que pode durar até mais que um ano, Cama de frango é uma alternativa de adubo orgânico “ de acordo com Emater, análise do fertilizante orgânico, é necessária para determinar a quantidade de nitrogênio, fósforo e potássio que o fertilizante possuí. Além de nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, zinco, cálcio, magnésio, ferro, cobre e outros micronutrientes, a cama de aviário também possuí matéria orgânica, que melhora a capacidade de armazenamento de água, facilita o crescimento das raízes das plantas e retém água e nutrientes do solo”

3.2.4 Sombrite nos canteiros de cenoura cobertura protege as sementes do sol direto no verão, da erosão provocada pela irrigação ou chuvas e, impede a formação de uma crosta dura no solo que impede a emergência das plantas.

3.2.5 Parcelas antigas durante o ano as pessoas que passavam pelo setor, cuidava e analisava o crescimento da parcela determinada pela professora responsável, assim que o ano acabou a mesma deixaram de ser utilizadas, quando elas estavam boas para a colheita, realizamos e juntamente já desmanchamos a mesma, para livramos espaço para implantar novas culturas.

3.2.6 Semeadura do pepino foi realizado com uma bandeja de dez furos, foi colocado composto, em cada furo foi colocado de duas a três sementes com um sentimento de profundidade, molhados e colocamos na estufa.

3.2.7 Pepinos para os suínos os pepinos que a unidade didática de olericultura coletou e separou, os que não estavam em condições de consumir foi levado para a unidade didática de suinocultura para a Alimentação dos suínos da terminação.

3.2.8 Adubações de cobertura com nitrogênio cada cultura tem sua recomendação, para saber o quanto de adubo colocar é recomendado fazer a análise do solo, assim podemos saber o quanto é necessário e distribuir em pequenas quantidades quando a planta apresentar a falta de nitrogênio.

3.2.9 Emendas dos canos ajudamos os servidores a deixar canos reserva para que quando um cano da olericultura ou das grandes culturas quebrar já tem canos prontos para fazer a emenda.

3.2.10 Tomate cereja

3.2.11 Organização da estufa limpeza e organização é fundamental que uma plantação possa se desenvolver mais fácil, sem contar que livramos espaço para novas bandejas.

3.3 Diário de campo

Dia

Atividades desenvolvidas

08/01/2018

Capina na cultura da mandioca

09/01/2018

Desmanchamos as parcelas antigas/ colocamos sombrite nos canteiros de cenoura/ fizemos adubação de base com cama de aviário nos canteiros que seriam plantados cenoura/ fizemos a semeadura do pepino/ levamos os pepinos em más condições para alimentação dos suínos

10/01/2018

Ajudamos a unidade didática de jardinagem alinhando a grama da calçada da avenida principal do campus

11/01/2018

Realizamos a emenda dos canos para irrigação das culturas da unidade didática de olericultura/ fizemos adubação de cobertura com nitrogênio nas culturas de alface, cebolinha, salsinha e almeirão/ fizemos capina manual da cultura do arroz

 12/01/2018

Manejo das ervas daninhas nas culturas de arroz, feijão e girassol

15/01/2018

Manejo das ervas daninhas do feijão/ fizemos a colheita na parcela antiga de feijão preto

16/01/2018

Ajudamos a unidade didática de jardinagem alinhando a grama da calçada da avenida principal do campus

17/01/2018

Manejo das ervas daninhas da cultura da cebolinha e almeirão/ Tutoramento do tomate cereja/ fizemos a adubação de cobertura na cultura do milho

 18/01/2018

Organização da estufa/ realizamos a estaquia e junto a amarração do tomate cereja/ replantio dos tomates cereja

19/01/2018

Capina na cultura da mandioca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com