TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recrutamento e Seleção

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 8

Recrutamento e Seleção

Sempre ouvimos recrutamento e seleção lado a lado, mas diferente que muita gente pensa, eles tem funções diferentes um do outro. O encarregado de recrutar um candidato precisa saber como fazer isso sem gastar muito dinheiro e ser rápido.

Um exemplo seria uma empresa qualquer precisa trocar seu diretor financeiro, mas ele não sabe que será demitido, assim o responsável pelo recrutamento terá que fazer isso em certo sigilo. Pois se ele por um acaso colocar uma placa avisando que a vaga de diretor financeiro poderá ser preenchida, causara certo alvoroço na empresa, pois o atual diretor não gostara de saber que pode ser substituído.

Empresas sabendo que pode ser um problema o funcionário saber que existira um recrutamento para a vaga dele, acaba contratando um profissional chamado de Headhunter. É uma pessoa ou empresa especializada na procura de profissionais ou executivos talentosos. A remuneração de um Headhunter é geralmente uma percentagem do salário anual inicial do candidato recrutado.

Já em vagas não sigilosas o recrutador devera mostrar na empresa que vagas novas poderão ser preenchidas, usando cartazes, perguntando até mesmo para funcionários, usando meios de comunicação e não seria ruim conta com a ajuda de um profissional de marketing. Ou o recrutador ter as mesmas habilidades que esse profissional que visa chamar a atenção com mensagens certas com o cliente certo e na hora certa.

Então o recrutador devera ver se o candidato tem os requisitos para exercer o cargo naquela empresa, sentir se ele ira cumprir com os deveres, mesmo se o candidato não mostrou isso é dever dele fazer com que ele mostre. Sendo assim os psicólogos são muito usados nesses tipos de seleção.

Recrutamentos internos e externos oque são? Um candidato que participara de um recrutamento, e ele já esta na empresa será um recrutamento interno, que pode recrutar um funcionário a ser promovido ou trabalhar em outro lugar sendo que será a mesma empresa.

Esse tipo interno tem vantagens, pois ira encorajar os funcionários a querer dar seu melhor sabendo que a fidelidade com a empresa é importante. Mas se tem vantagens te as desvantagens, usando funcionários internos impossibilita entrar novas ideias para a empresa. O externo tem que se fazer um grande planejamento, pois terá que buscar do lado de fora da empresa alguma mente nova, com ideias e experiência, sem tirar a cultura da empresa. A desvantagem seria ter que reunir profissionais pro recrutamento, como já dissemos antes o investimento seria maior e tempo também, e é claro os funcionários sabendo que estão buscando alguém de fora, irão se sentir desprezíveis sem motivação e não irão ser fieis para trazer novos planos a empresa.

O processo de recrutamento não é feito e desenvolvido na intenção de ter um novo funcionário, mas sim por causas de demissões, promoções de cargos e etc.

Recrutar internamente pode ser um problema para o RH, pois apenas um sera escolhido assim poderá criar um tipo de guerra na empresa se não forem tomadas algumas decisões.

Para evitar isso o RH devera comunicar a todos que a seleção terá critérios, como por exemplo, o candidato devera ter um:

° Tempo de casa elevado

° Formação acadêmica

° Quais serão seus objetivos

° Perfil do candidato

Com isso os funcionários que não atender os requisitos, não ira causar dores de cabeça, pelo simples fato de não ter oque se pede no programa de recrutamento.

Técnicas de seleção: vamos começar pela entrevista por ser a mais utilizada e é claro a mais importante. Empresas de pequeno porte normalmente utilizam somente ela, além dela poder ser usada em varias vezes até mesmo no processo de recrutamento.

A temida entrevista é usada para avaliar tomadas de decisões dos candidatos, aspectos da vida pessoal e profissional, seus defeitos e etc. Usar também para ver como foi suas experiências passadas em alguma outra empresa, se foi bom ou ruim sabendo se ele ira atender os requisitos para o cargo. Na entrevista pode se perceber se oque esta descrito no currículo é verdade, e que nada foi escrito só para preencher.

Entrevista não estruturada é uma entrevista que da maior abertura para o candidato se expressar e mostrar suas qualidades, ele provavelmente ira ficar mais à-vontade e assim o entrevistador poderá conhecer melhor o candidato.

Já a entrevista planejada ou mais conhecida e usada a entrevista estruturada ira exigir do candidato mais de si, pois ele terá que responder perguntas que fazem el ter respostas bem complexas baseada em suas competências. Nesse tipo de entrevista tem a vantegem de não deixar o entrevistador esquecer uma pergunta, pois elas já estarão elaboradas antes de começar.

A entrevista comportamental ira descobrir como o candidato se sentiu em cargos passados, as tomadas de decisões, como foi a sua liderança e se consegue ir mais além do que já foi.

Entrevista de desligamento usada quando ira acontecer demissão, para saber quais pontos ocorreram para se chegar naquilo, e também saber os sentimentos do ex funcionário com a empresa. Não é aconselhável fazer isso no dia da demissão, pois ele pode estar abalado com isso, já se ele pedir demissão sera o dia perfeito pra ele mostrar os sentimentos.

A prova de conhecimento também tem seus valores, pois é nelas que serão testados os conhecimentos técnicos dos candidatos. A prova pode ser de conhecimentos gerais, que inclusive são muito utilizadas, ou especificas para a área que será ocupada, por exemplo, um professor de matemática ira fazer uma prova especifica de matemática.

Os testes psicológicos são amplamente importantes no processo seletivo, podendo ser aplicado somente por um psicólogo. Ele ira identificar aspectos que não foram apresentados no momento da entrevista ou em outro processo, esses testes podem ser divididos por dois grupos, os psicométricos e os de personalidade.

Psicométricos: são os testes de inteligência, medem aptidões individuais comparados pelo psicólogo com os outros testes anteriores.

Personalidade: identifica a personalidade do candidato, suas motivações, interesses e frustações.

Para saber se o candidato ira se dar bem no cotidiano da empresa sobre seu cargo, tem as técnicas vivenciais. Usadas também como teste para o individuo para trabalhar em grupo, como o candidato ira se relacionar com os demais parceiros na correria do trabalho, assim pessoas tímidas encontraram dificuldades neste teste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com