TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Zoologia UFRPE joselia

Por:   •  6/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 5

Prática de Mamíferos

A prática de mamíferos, foi dívida em duas partes, a de Captura de Morcegos e a dos Equipamentos para captura de mamíferos e seus métodos em geral.

Captura de Morcegos

Em primeiro momento, a montagem das redes de Neblina, uma técnica de captura em morcegos em vôo, a nossa tarefa inicial, ministrada por Izaquiel.

Principais características da Rede de Neblina::

  • Reduz a visibilidade;
  • Trama de fios finos;
  • Estrutura em painéis, normalmente quatro. Onde se forma uma dobra de rede, em que os animais ficam emaranhados;
  • Armação de cordões de sustentação verticais e horizontais, em seus painéis. Aos quais estão ligadas alças que permitem a associação com hastes ou outros cordões;
  • Tamanho de malha de 36 mm;
  • As redes mais versáteis são as de 6 a 12 metros de comprimento e 2,5 a 3metros de altura;
  • O número de painéis nessas redes varia de quatro a cinco;
  • Suportes para sustentação da redes: hastes de alumínio, varas de bambu;
  • Barbante, útil para dar firmeza às hastes, naquelas situações em que o solo não permitir uma sustentação adequada.

Em sua montagem, escolhemos um lugar onde não houvesse contato com árvores e galhos, de acordo com as fases da lua, de preferência, crescente ou minguante, por ter pouca luz. Fincamos as hastes de bambu ou de ferro no chão, com as redes de neblina posicionadas nelas. Foram fincadas 5 redes sendo uma de ferro e as outras de bambu. Aproveitando as árvores ao redor para a segurar as redes, amarrando um barbante nas hastes as árvores, como apoio para dar suporte. Selecionamos a rede que usaríamos, onde um barbante marcava, identificação. Afastamos as alças em cada uma das hastes até que as bolsas estejam formadas apenas na base de cada painel. Os morcegos geralmente passam por trilhas, preferêncialmente, por isso as redes são colocadas no caminho.

A noite, no crepúsculo especificamente abre-se as redes. A Remoção dos morcegos da rede requer, pelo menos, dois equipamentos: lanterna, no caso das capturas noturnas, e luva, para conferir proteção contra mordedura,morcegos vão reagir agressivamente. Antes da remoção, deve-se tentar identificar o lado da rede pelo qual o morcego entrou, sendo esse o lado pelo qual ele deverá ser removido.

Coletamos animais das seguintes espécies: Phyllostomuá, Myotisnigricans, Dermanura cinereus e Carollia perspicillata.

Após a captura, houve uma aula sobre algumas especifidades de morcegos:

Mamífero da ordem Chiroptera, o segundo maior grupo com 1150 espécies, das quais  três são hematófogos e podem ser encontrados em PE. No Brasil 174 espécies podem se encontradas e na Colômbia 190. Divide-se os quirópteros em morcegos propriamente ditos, subordem Microchiroptera e raposas-voadoras, subordem Megachiroptera.

Os membros superiores têm formato de asas membranosas, tornando-os os únicos mamíferos naturalmente capazes de voar. Algumas espécies possuem folha nasal,podem ser encontradas somente na América latina.

Sua anatomia : [pic 1]

Fundação RIOZOO                

Têm a dieta mais variada entre os mamíferos, pois podem comer frutos, sementes, folhas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados, peixes e sangue. Podendo ser insetívoros ou frugívoros, somente três espécies se alimentam exclusivamente de sangue: são os chamados morcegos hematófagos ou vampiros, encontrados apenas na América Latina.

Contribuem substancialmente para a estrutura e dinâmica dos ecossistemas, atuam como polinizadores, dispersores de sementes, predadores de insetos (incluindo pragas agrícolas), fornecedores de nutrientes em cavernas e vetores de doenças silvestres.

Boa visão apenas na presença ade luz, possuem ainda o sentido da ecolocalização, biossonar ou orientação por ecos, que utilizam para orientação, busca de alimento e comunicação. Podem transmitir a raiva para o ser humano, através da mordida com seus pequenos e afiados dentes. Atingem a maturidade sexual (período de reprodução) por volta dos dois anos de idade. Habitam locais úmidos e escuros, principalmente cavernas e construções abandonadas, ocorrendo em trópicos, não há espécies de morcegos em ilhas remotas.

Na sua reprodução, têm apenas um ou dois filhotes por ano, um morcego recém-nascido se agarra à pele da mãe e é transportado, a gestação dura de dois a sete meses.

Em seu modo de vida, o curioso fato do morcegos ficar de cabeça para baixo. Pelo impulso fácil, nessa estranha posição, a gravidade ajuda no início do vôo.

Equipamentos para captura de mamíferos e seus métodos em geral

Nesta segunda aula ministrada pela Mestranda Shalana, foi nos apresentados métodos de captura para mamíferos, que devem ser usados a partir do objeto de estudo. Por serem animais de um nível sensorial elevado, não há utilização de busca ativa e nem captura. O tempo é curto, para se montar a armadilha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (198.9 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com