TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁGUAS DE REUSO: REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA EM SEIS RESIDÊNCIAS

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

ÁGUAS DE REUSO: REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA EM SEIS RESIDÊNCIAS NO BAIRRO X NO MUNICÍPIO DE OURO FINO/ MG:

Barbosa, Claudinéa de Carvalho.

Constantini, Edinéia Dalo de Oliveira

Lopes, Juliana Azevedo Rosa.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- Campus Muzambinho, Polo de Santa Rita de Caldas, Santa Rita de Caldas/ MG, discentes do Curso Técnico em Meio Ambiente, modalidade EaD.

RESUMO:

A possibilidade de substituição de parte da água potável de uma edificação por uma de qualidade inferior para fins não nobres reduz a demanda sobre os mananciais de água (FIORI et al., 2006).

Este trabalho visa à minimização do consumo de água e à sustentabilidade dos recursos hídricos, através do uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios e o seu reaproveitamento (FIORI et al., 2006).

Para a implantação do projeto serão instalados canos à máquina de lavar roupas que levarão até um recipiente, passando primeiramente por um filtro. Após, essa água será armazenada nos recipientes e tratada com pastilhas de cloro através de um flutuador químico, na proporção de um quarto de pastilha para cada 1000 litros de água, e será levada até uma torneira por meio de canos que será aberta sempre que o morador precisar.

A desinfecção é importante para se evitar o mau cheiro devido à demora no consumo e nos dias com maior temperatura.

O custo do projeto é mínimo, necessitando somente de canos de PVC, recipiente de PVC, torneira e filtro, flutuador químico, pastilhas de cloro e hidrômetros.

OBJETIVOS:

Geral:

Com este trabalho buscamos o reaproveitamento da água da máquina de lavar roupas para outros fins menos nobres como lavagem de calçadas, irrigação de jardins, descarga de sanitários ou até mesmo para uma nova lavagem de roupas.

Específico:

Este projeto visa à minimização do consumo de água, o controle de perdas e desperdícios bem como seu reaproveitamento.

JUSTIFICATIVA:

A água é fonte de vida, dependemos dela para viver. A superfície de nosso planeta é composta por 75% de água. Porém 97,5% estão nos oceanos e dos 2,5% restantes, 1,5% estão nos polos (geleiras e icebergs), ficando apenas 1% disponível para nosso consumo. (CAICÓ, 2013).

Por muitos milhares de anos subsistiu a ideia de que a água era um recurso infinito, com base na abundância desse recurso, mas está diminuindo em todas as regiões do mundo, inclusive no Brasil (FAGAR, 2011).

A Lei nº 9433 de 8 de janeiro de 1997, estabelece, entre os objetivos da Política Nacional dos Recursos Hídricos, a necessidade de “assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos”.

O consumo excessivo e a degradação das reservas naturais de água doce por causa do rápido crescimento populacional estão sendo maior do que a natureza pode oferecer e a poluição antrópica está contaminando e diminuindo cada vez mais essas reservas. Além disso, a escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e a falta de manejo e usos sustentáveis desse recurso natural (FARIAS e SILVA).

A população já está sendo conscientizados desses problemas, debates a respeito do uso racional e eficiente dos recursos hídricos, busca de alternativas tecnológicas e implementação de programas de reaproveitamento da água da chuva, reuso da água presente nos esgotos, reuso da água em descargas de sanitários e originados do banho familiar e da máquina de lavar roupas, (LEITE, 2003).

O reuso da água compreende o controle de perdas e desperdício e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água. O “reuso” reduz a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição da água potável por uma água de qualidade inferior, dessa forma grandes volumes de água potável podem ser poupados para atendimento das diversas finalidades (ABNT- 13.969/97).

 Segundo o Sr. Romildo, uma máquina de lavar para 8 kg de roupas utiliza por volta de 120 litros de água a cada ciclo completo, ou 60 litros para o ciclo de lavagem com sabão e 60 litros para o ciclo de lavagem com amaciante de roupas (enxague).

O presente trabalho surgiu da necessidade de minimização do desperdício da água aproveitável usada na lavagem de roupas (água de enxague) em máquinas de lavar roupas e sua posterior utilização para fins menos nobres como lavagem de calçadas, irrigação de jardins, etc. (PAES et al., 2010, p.97).

REVISÃO DE LITERATURA:

  1. K D de Farias e LCB e Silva- Reaproveitamento da água, disciplina: processos industriais, Professor A Fernandes, turma: Controle Ambiental Série 2º Integrado, disponível em: www.ebah.com.br/content/ABAAAgUNOAE/reaproveitamento-agua.
  2. S Fiori, VMC Fernandes, H Pizzo- Ambiente Construído, 2006-seer. UFRGS.br- Avaliação qualitativa e quantitativa do reuso de águas cinzas em edificações.
  3. R P de Paes, G C O Silva, JCR Priante- Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Vol. 15,3 jul/set 2010, 97- 107- Aplicação de Tecnologias de Conservação do Uso da Água Através do Reuso- Estudo de caso Cuiabá, MT.
  4. O G S Martins, 2012- repositorio-aberto.up.pt- Uso Eficiente da Água nos Edifícios.
  5. S R L G S Rossa- 2012-repositorio-aberto. up.pt- Contribuições para um Uso mais Eficiente da Água no Ciclo Urbano- Poupança de Água e Reutilização de Águas Cinzentas- Tese de Mestrado em Engenharia do Ambiente da FEUP.
  6. www.fazeco.com.br/projetos-de-produtos/utilidade-domestica-do-lar-e-bem-estar/economia-e-reuso-de-agua-em-maquinas-de-lavar-roupas.
  7. www.enge.com.br/reuso-agua.htm.
  8. www.sociedadedosol.org.br/site/agua/introducao.htm.
  9. www.bdtd.ucb.br/tede/tde=arquivos/6/TDE-2004-07-05T1309482-77/publico/dissertAnaMaria.pdf.
  10. www.ciclovivo.com.br/noticia/4-videos-que-ensinam-a-reaproveitar-a-agua-da-maquina-de-lavar-roupas.
  11. Caicó-RN, 2013- Consumo Mundial da Água, disponível em: www.sistemas.ufrn.br/.../verarquivo?...51043e7226cof1fdc8c1d1226e5...
  12. Fagar,2011- Importância da Água, disponível em: ...
  13. ______, 2006. MMA.CNRH, Res. Nº54 de 28 de novembro de 2005, Estabelece modalidades, diretrizes e critérios gerais para a prática de reuso direto não potável de água, e dá outras providências.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Grande parte das máquinas de lavar roupas possui três enchimentos de sua bacia durante a operação. O primeiro deles descarta a água de lavagem, que possui alta concentração de matéria orgânica e sabão. Os dois últimos enchimentos descartam a água de enxague da roupa, mais diluída e menos propensa às deteriorações ao ser armazenado (PAES et al. 2010). Onde são ligados a uma torneira através de canos de PVC que será aberta sempre que o proprietário precisar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com