TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Macroambiente

Por:   •  26/4/2017  •  Artigo  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 2

Análise Macroambiente

1. Introdução

Por meio desta análise do macroambiente, temos o objetivo de estudar às principais variáveis que têm impacto na organização, neste caso, no segmento de troca de óleo, entendendo as forças do macroambiente e suas tendências, dentre elas: as variáveis demográficas, econômicas, natural, sócio-culturais, tecnológicas e político-legais.

Após esta análise de forças, identificaram-se as oportunidades e ameaças.

 

2. Análise Macroambiente

 

2.1 Definição:

A análise do macroambiente consiste na identificação de tendências e ameaças a partir de inovações ou desafios causados por fator negativo no meio ambiente, o que poderá levar, ao retrocesso e ao declínio.

A organização de frente ao seu ambiente pode assumir duas posições diante desses desafios: adaptativa ou pró-ativa.

 

2.2. Necessidades e Tendências

Tendo em vista, que temos cada dia mais carros rodando em nossas ruas, e a cada dia que passa temos clientes mais exigentes, nossa loja de troca de óleo alinha um produto de qualidade, com serviços diferenciais que visam a comodidade do cliente, como por exemplo a opção de buscar e deixar o carro do cliente em sua casa.

 

2.3. Variável Demográfica

 

2.3.1. Crescimento da população mundial: Com o aumento da população, a cada dia aumenta mais o número de carros rodando em nossas ruas, com mais carros rodando a um médio longo prazo mais carros terão necessidade de troca de óleo.

Além disso o fato de a empresa estar localizada em uma região onde se concentra a fábrica da Fiat é outro fator positivo para nossa empresa.

2.4. Variável Econômica:

2.4.1. A crise econômica que nosso país vem enfrentando á alguns anos pode ser um fator de risco para nosso negócio, por isso devemos estar sempre atentos as necessidades dos clientes, bem como a sua situação financeira para que possamos sempre oferecer um serviço adequado a sua realidade, para que dessa forma não fiquemos fora do mercado.

2.5. Variável Politico-legal:

2.5.1. O Brasil é um pais muito burocrático, desta forma para conseguir se manter uma empresa, em qualquer segmento que seja, deve-se planejar muito bem, e ter consciência de tudo que irá ter que enfrentar para conseguir regularizar este mercado, sem ter isso em mente a chance de não conseguir seguir em frente é muito grande.

2.6. Variável Socio- Cultural:

2.6.1. A população cada dia mais vem se conscientizando sobre a importância de manter a manutenção de seu carro em dia, tanto para aumentar a vida útil do seu carro, quanto para se manter a segurança para rodar. Desta forma devemos montar estratégias para atrair e fidelizar esse publico crescente.

2.7 Variável Tecnológica:

2.7.1.  Com o avanço cada vez maior da tecnologia nossa empresa não pode ficar para trás. Para se manter fortes no mercado temos que estar sempre atentos as novas tecnologias que podem vir a surgir para estar aumentando nossa eficácia, e diminuindo o custo dos nossos serviços, além também de aumentar o nível de satisfação dos nossos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com