TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aplicação da Inteligência Artificial no Marketing Digital

Por:   •  9/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 7

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA COMPUTAÇÃO

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E CIÊNCIA DE COMPUTAÇÃO

[pic 1]

Aplicação da Inteligência Artificial no Marketing Digital

Gustavo Toledo de Souza

João Victor Nunes de Melo

GOIÂNIA

2022

GUSTAVO TOLEDO DE SOUZA

JOÃO VICTOR NUNES DE MELO

Aplicação da Inteligência Artificial no Marketing Digital

Projeto de Pesquisa apresentado à Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, como requisito parcial para a primeira avaliação da matéria CMP1073 – Metodologia da Pesquisa na Computação da Professora Solange.

GOIÂNIA

 2022

1.INTRODUÇÃO              

O marketing digital é uma série de atividades realizadas por empresas ou indivíduos online para atrair novos negócios, investimentos, consumidores, construir relacionamentos vendedor-consumidor e promover a autoridade da marca de produtos e marcas por meio das mídias digitais (PEÇANHA, 2019).

Em uma definição mais retórica marketing Digital é “o processo social por meio do qual as pessoas e grupo de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, enquanto a Inteligência Artificial (IA) é uma inteligência similar à humana através de mecanismos ou softwares (SALESFORCE, 2019). McCarthy (1956) define como “A ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes”, na qual as máquinas aprendam através de experiências, se ajustam a nova entradas de dados e realiza tarefas humanas (SAS, 2019).

Uma empresa de grande porte que usa ativamente o marketing em geral é a Nike, que explora um marketing sentimental via qualquer mídia digital, utilizando um forte apelo emocional ao seu público-alvo invocando um “herói interior”, em que o Ser Humano é o herói e a preguiça é o vilão de sua saúde por barrar um cotidiano baseado em exercícios físicos e ações saudáveis. Outro exemplo, é a brasileira Magazine Luiza, que se utilizou da inteligência artificial para criar uma personagem, a Lu, que tornou-se uma espécie de mascote para a loja, um meio de propaganda e da empresa estar 24 horas a disposição do cliente se em dado momento carecer de um funcionário para criar o relacionamento vendedor-consumidor e vender os produtos da empresa, detalhes estes apresentados no próprio site da magazineluiza.com, demostrando sua preocupação e proporcionar a melhor experiência aos clientes.

Justifica-se estudar este assunto porque tal tema é decorrente da maior necessidade do sistema capitalista em conseguir vender seus produtos, quaisquer que sejam, desde bens de consumo duráveis e não-duráveis a imóveis, ações, serviços e manifestações em uma época em que a internet é dominante. E será por meio eletrônico que o produto será avaliado pela imensa rede de usuários pelo mundo, caso seja avaliado de boa qualidade e/ou um bom negócio as vendas aumentarão exponencialmente, se não for, corre risco de entrar em falência por não se adaptar a exigência e os interesses do mercado.

Portanto, o marketing digital aliado com a inteligência artificial está sendo e será fundamentalmente o principal meio de negócio em todo o globo terrestre, em razão de atingir um público imensuravelmente maior comparado às empresas nas quais não investem nesse ramo tecnológico, o aumento dos lucros, menor custo por propaganda da marca, gerar engajamento “um relacionamento mais duradouro” entre vendedor-comprador, mensurar os resultados e ganhar autoridade de marca.

Segundo Rocha (2017), especialista em marketing digital e empreendorismo digital no Brasil, “A maioria das pessoas não querem o seu produto. Elas querem a transformação que seu produto vai trazer para elas.”

Esta pesquisa visa responder a seguinte questão de pesquisa: - Como otimizar o Marketing Digital, utilizando uma Inteligência Artificial (IA)?

2. OBJETIVOS    

         2.1 GERAL

A Inteligência Artificial (IA) no marketing digital já é uma realidade. Veio para revolucionar a tecnologia atual.

Com o foco em otimizar o marketing digital num todo aplicando a inteligência artificial, escolhendo variáveis de decisão a partir de análises, desde a renda disponível, para assim garantir a população tanto a demanda pessoa física quanto empresas.

Executar criação, implementar e gerenciar projetos não importando se for instituição privada ou publica, focando sempre na visão a frente, histórico da organização e buscando características do público-alvo.

  • Melhorar a satisfação do cliente;
  • Quantidade reduzida de interação que chega ao agente;
  • Reduzir as horas de atendimento e o tempo destinado às reclamações;

2.2 ESPECÍFICOS

  • Aprofundar o conhecimento sobre o que é Marketing Digital e Inteligência Artificial.
  • Identificar a forma atual de se fazer marketing digital e propor as melhorias para otimizar o modo de propaganda.
  • Identificar as opiniões de críticos e especialistas da área discutida a prol de validar o resultado obtido.

3. PROCEDIMENTO METODOLÓGICOS

Quanto à natureza da pesquisa, os procedimentos metodológicos é um resumo do assunto, pois reúne, analisa e discute conhecimentos e informações anteriormente publicadas. E é referente aos objetivos desse trabalho acadêmico, para demonstrar que o mesmo foi alcançado.

De acordo com Wazlawick (2014), esta pesquisa tem efeito de investigar os dados examinados e entender suas causas e explicações. Este projeto de pesquisa propõe-se em abordar o tema sobre a forma de otimizar o Marketing Digital aliado ao uso da Inteligência Artificial, por meio dos dados analisados, em  especificar como utilizar o Marketing para tanto fins comerciais como a promover eventos, medidas econômicas, e afins de caráter público, a exemplo de propagandas de conscientização, do governo para promover ou divulgar certas ações que irão acontecer, e paralelamente pretende-se discutir e formular uma aplicação de maneira mais simples, econômica, interativa e saudável pessoalmente e socialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (389.2 Kb)   docx (301 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com