TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Gestão da Qualidade

Por:   •  5/3/2021  •  Exam  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 03 de Gestão da qualidade

O que é Benchmarking, segundo Prado (2019) apud Marshall Junior et al. (2008, p.108) “é um processo contínuo e sistemático para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de melhoria organizacional.”

Prado (2019) apud Custódio (2015) classifica benchmarking em duas vertentes:

 Benchmarking competitivo – em que as comparações se dão diretamente entre organizações concorrentes ou com mercados similares;

 Benchmarking não competitivo  comparação com organizações de outro segmento de atuação.

Tabela das principais diferenças entre Benchmarking competitivo e não competitivo.

Benchmarking

Competitivo

Não Competitivo

é a análise de concorrências afim de superá-las em performance e resultados

é a comparação entre empresas, mesmo que não sejam do mesmo ramo

é a análise da concorrência. Apesar de ser mais difícil obter informações de empresas rivais, é indispensável observar o que elas estão fazendo para não ficar para trás.

é a análise de procedimentos de empresas que não atuam no mesmo ramo, mas que possuem semelhanças. Bem comum na área de tecnologia.

Fonte: CORDAVEZ, 2020.

Exemplos de cada vertente de Benchmarking.

A empresa Endeavor do Brasil trouxe em seu site quatro exemplos de Benchmarking, os três primeiros tratam-se de Benchmarking competitivo, já o quatro trata-se de um Benchmarking não competitivo.  

Gol Linhas Aéreas: trouxe ao Brasil o modelo de gestão “low cost” tomando por base empresas internacionais que já trabalhavam nesse formato, como a irlandesa Ryanair e a inglesa EasyJet. Custos mínimos, por meio de retirada de algumas benesses de seus voos (como refeições gratuitas), cobranças por escolha de assento, além de taxas mais altas por excesso de bagagem: tudo isso em troca de passagens por preços muito abaixo dos praticados pelos concorrentes.

Xerox: pioneira na utilização das técnicas de benchmarking, a fabricante norte-americana desmontava os equipamentos de suas concorrentes nipônicas Cânon e Nashua, para descobrir como elas conseguiam comercializar seus produtos a preços inferiores aos seus.

Assolan: fabricante de produtos de limpeza, a Assolan, embora tenha nascido 10 anos antes da sua maior rival, a Bombril, conseguiu evitar ser preterida no mercado por meio de análises profundas acerca dos processos utilizados pela sua maior concorrente.

A indústria automotiva, por exemplo, possui um processo de validação de softwares embarcados que é semelhante aos processos de validação de software adotados pelas indústrias do segmento aeronáutico. Ambos segmentos anseiam pela excelência nos processos de teste de software para validação de protótipos, implementação de protocolos de segurança, entre outras funções. Como a tecnologia usada na aeronáutica é mais avançada, muitas empresas do segmento automotivo realizam o benchmarking não competitivo ou funcional com as empresas do segmento aeronáutico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com