TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Marketing

Por:   •  8/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 05/2021

[pic 4]

Elaborado por: Angelina Theresa Dias Ianni

Disciplina: Marketing

Turma: 0421-1_37


Introdução

Para inciar o entendimento do plano de marketing faz-se necessário o entendimento da definição de Marketing. Para TEIXEIRA, Elson (2021, p.9) “[...]o marketing, é uma importante ferramenta para a divulgação de produtos e serviços que assume uma posição estratégica na empresa, uma vez que contribui para a sua longevidade, agindo de forma diversa. ”

O presente trabalho tem como objetivo realizar um planejamento estratégico de Marketing, de modo a alinhar os ideais e metas da empresa às perspectivas do mercado, apresentando uma proposta para comunicar o programa Mineração por elas com foco em reforçar a atuação da empresa no projeto de equidade de gênero.

A empresa escolhida foi a Vale S.A. fundada em 1942, na cidade e ItabiraMG pelo presidente Getulio Vargas, com a inteção de alvancar o fornecimento de minério de ferro para a industrial bélica americada na luta contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Em 1997 a empresa foi privatizada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso para um leilão de privatização.

Atualmente a Vale é considera como a maior produtora mundial de minério de ferro, pelotas e níquel, com maior qualidade em comparação do o produto oferecido pelos concorrentes, possui uma média de 120 mil empregados, dentre eles próprios e tercerizados.

Apesar do desastre com o rompimento da Barragem do Corrego do Feijão em Brumadinho, a Vale busca reparar os problemas causados e restabelecer sua imagem no mercado com muita publicidade associada a uma causa social relevante e programas de beneficiamento a comunidade. Sendo assim, uma forma efetiva de melhorar sua imagem, diferenciando produtos e aumentando tanto as vendas quanto à fidelidade dos clientes, principalmente seus acionistas.

O plano de marketing foi estruturado através de pesquisa no site da empresa, pesquisa pelo Google com palavras chave, redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin).


Desenvolvimento

No Plano de Ação da IBRAM, (2019, p.21) relata a cituação da imagem da Vale dizendo:

“Com o rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, o setor da mineração e das comunidades onde ela atua sofreu um impacto muito grande de forma negativa devido o ocorrido. Isso fez com que a Vale fizesse uma revisão de valores e amplicação do compromisso do setor sócio-economico dos territórios, de maneiras mais sustentáveis e participativa com a inclusão da diversidade e inclusão. ”

A Vale tem como compromisso se tornar a empresa de mineração mais segura e confiável do mundo, colocando a vida em primeiro lugar, tendo como pilares estratégicos para alcançar o compromisso com para as pessoas, segurança e reparação. (VALE, 2021).

Em uma de suas ações a Vale tem parceria no Plano de Ação para o Avanço das Mulheres na Mineração Brasileira desenvolvido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), que ver o plano como uma possível ferramente para as mineradoras, organizações e fornecedores para a criação de um ambiente inclusivo com a participação das mulheres.

O Plano de Ação da IBRAM é possível encontrar dados de pesquisas e estratégias de algumas mineradoras para fomentar o alcance da equidade de gênero e boas práticas, como uma forma de demonstrar que o programa funciona e suas vantagens, tanto para a imagem externa da empresa quando para a mudança na cultura da empresa. (IBRAM, 2019).

Conforme apresentado no plano de aço do (IBRAM,2019 p.8) a Vale S.A diz:

“Construir uma cultura de inclusão e valorização da diversidade é um imperativo ético e imprescindível para uma empresa sustentável. Estamos comprometidos em promover a equidade de gênero: em 2019 definimos uma meta de dobrar a representatividade de mulheres até 2030. Acreditamos que o Plano de Ação para o Avanço das Mulheres na Indústria de Mineração Brasileira é uma ferramenta relevante para o compartilhar de boas práticas e aumentar a visibilidade das iniciativas que as mineradoras já estão implementando em busca de uma indústria mais diversa e inclusiva.”

Analise ambiental

Segundo o próprio site VALE (2021), relata que a empresa promove um ambiente que valoriza a comunicação direta, entendendo que cada colaborar é essencial para o sucesso e crescimento da empresa. E dentro dos valores da empresa esta o compromisso em cuidar das pessoas, apoiar o desenvolvimento do empregado e ser uma empresa agradável para se trabalhar.

Atraves das pesquisas conseguimos fazer a analisa SWOT da Vale apresentando suas forças, ameaças, fraqueza, oportunidade, sendo elas:

  1. Forças: Solidez Financeira, Parceira e incentiva programs de equidade de genero e integração.
  2. Fraquezas: Crescimento acelerado de extração de minério que impacta no meio ambiente, mídia digital com “Haters” com publicações com críticas.
  3. Oportunidades: Implantação do plano de ação Avanço das mulheres na insutria de mineração brasileira desenvolvido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), Pesquisa e desenvolvimento de processos de produção.
  4. Ameaças: Intervenções governamentais.

Pesquisa de Mercado e possíveis resultados

A industria de mineração esta entre as industrias com menor representação das mulheres na força de trabalho. Como pode ser visto na Gráfico 1 abaixo disponivel no plano de Ação para o Avanço das Mulheres na Mineração Brasileira é notório que a representatividade feminina da mineração é bem inferior se comparada com outras industrias.

Gráfico 1 – Participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro

[pic 5]

Fonte: Plano de Ação para o Avanço das Mulheres na Mineração Brasileira, IBRAM, 2019.

Outra pesquisa de mercado realizada pela Vale, reforça essa informação de que a mineração possui baixa aderência na contratação de mulheres, veja no gráfico 2 (VALE, 2020):

Grafico 2 – Mulheres na mineração

[pic 6]

Fonte: VALE, 2020.

Para melhorar esse cenário Marina Quentel, diretora de Pessoas da Vale (VALE, 2020) diz: “é imperativo para que a indústria mineradora, ao ter perspectivas diversas capazes de enriquecer o debate e o processo de tomada de decisão, se torne mais competitiva diante da crescente complexidade de seu ambiente de negócios e dos inúmeros desafios que tem pela frente.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (612.4 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com